JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Laiane Santos De Almeida E Soraia Conceição Santos Nascimento
Acadêmicas do X período do Curso de Direito da Faculdade AGES

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Civil

O círculo de giz caucasiano

Texto enviado ao JurisWay em 18/02/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

BRECHT, Bertolt. O círculo de giz caucasiano. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.


Laiane Almeida1

Soraia Conceição Santos Nascimento



Bertolt Brecht dramaturgo e poeta alemão, seus trabalhos revolucionaram o teatro, autor de peças que visavam estimular o senso crítico e a consciência política do espectador. Brecht foi um dos nomes mais influentes do teatro do século XX, não só pela criação de uma obra excepcional, mas também pelas inovações teóricas e práticas que introduziu. Sua influência não se restringiu ao teatro, ele foi igualmente importante pelas novidades técnicas de sua poesia e é autor da obra ora resenhada, O circulo de giz caucasiano.

O Círculo de Giz Caucasiano é uma peça escrita em 1943/1945, quando Brecht estava exilado na América do Norte, nesta obra, o dramaturgo coloca, em forma de prólogo, uma discussão entre duas comunidades caucasianas, em torno dos direitos sobre uma propriedade, um dos grupos abandonou a terra durante a guerra e o outro cuidou desta enquanto abandonada, ocorre que este primeiro voltou após o afastamento das forças nazistas com o desejo de retomar seus direitos sobre a referida propriedade agora por outros ocupada. A questão, posteriormente desenvolvida na ação principal da peça, centra-se em saber sobre que princípio deve o caso ser estabelecido, em meio aos escombros e diante da tentativa de reerguer o que fora destruído pela guerra, começa a disputa e exposição de motivos dos cáucases para decidir sobre a referida propriedade.

Anuncia-se à multidão a apresentação de uma peça de teatro relacionada à lide em questão. Constrói-se então uma peça dentro da peça, para isso, Brecht traz uma fábula, de inspiração oriental, que narra a história do filho do governador Georgi Abaschvíli, morto em revolta política, que foi abandonado pela sua mãe durante a guerra, a qual se preocupou somente em salvar-se e levar pertences materiais, a criança foi encontrada por uma ajudante de cozinha, Gruscha, e criado por ela até então.

Gruscha encontra o bebê Miguel e o salva, criando-o como seu e para isso sacrificando sua vida, casou-se com um moribundo para dar nome ao bebê e afastá-lo da vista dos revoltosos que o procuravam para dar-lhe o mesmo fim do pai. Passada a guerra e reposta a ordem social a mãe biológica com esperança em voltar a ter a sua vida fútil e rica, reivindica o filho, pois este é o único herdeiro do trono do governador. Encontrado escondido com Gruscha, Miguel é levado ao Juiz para que possa ser feito um julgamento sobre “a propriedade da criança".

O juiz era Azdak, um beberrão que levado ao cargo pelo próprio povo em momento de transição e caos político. Era um fanfarrão que quer se dar bem a todo o momento, mas nutrido de sentimentos revolucionários, não media esforços para manipular as leis, lançando mão de qualquer artifício para reverter o conceito de justiça estabelecido pela ordem dominante e dar ganho de causa aos pobres, contrariando a lei e que por vias tortas acabava ajudando os excluídos.

Para decidir sobre a maternidade de Miguel, Azdak utiliza um recurso arbitrário, e impõe a realização de uma prova, desenha um círculo de giz em torno de Miguel e pede para as duas mães o puxarem, cada uma para seu lado, Gruscha solta o menino por duas vezes, pois não pretende machucá-lo empreendendo toda a sua força. Então o juiz dá o julgamento final, “o filho é de quem o criou, para quem entende a justiça como o que ela deveria ser e não como foi instituída”, entendendo assim que Grucha tinha por Miguel o verdadeiro amor de mãe, o amor que o protege acima de tudo e de qualquer interesse.

O autor, Bertolt Brecht, nos apresenta uma reflexão sobre a propriedade, numa perspectiva marxista, com a presente obra, Brecht nos propõe uma peça de inspiração oriental, que se alimenta de um aguçado olhar sobre o presente e se articula na forma do teatro épico, com várias passagens da ação introduzidas por um narrador.

Brecht elege temas de grande atualidade, tais como a guerra, a justiça e o sentimento maternal, e nos mostra de forma sentimental a garantia e execução de um princípio que quase nunca vemos aplicado que é a possibilidade de praticar o bem numa sociedade caracterizada pela profunda desigualdade e assim fazer valer a verdadeira e justa justiça.


Assim foi feito com a propriedade, restando esta para quem dela cuidou e tornou mais fértil, para quem lutou por ela enquanto abandonada por seus verdadeiros donos, sabe-se que nesta obra a decisão não fora pautada em lei e sim em verdadeiro senso de justiça e totalmente desprovida de fundamentação legal, como deveria ser e não como é, o que não é possível de ser aplicado em nossa contemporaneidade devido a existência da responsabilidade do Estado de julgar em as suas lides em conformidade com a legislação vigente.


Trata-se de uma obra rica e atualíssima apesar de sido escrita em 1943/1945, tem verdadeiro valor histórico e proporciona a quem a lê uma necessária reflexão sobre a aplicação da justiça e valoração de princípios nos dias atuais, a linguagem utilizada pelo autor é de fácil compreensão e a forma como foi escrito o texto torna a leitura por demais prazerosa. Esta obra é indicada para todos aqueles que possuem certa sensibilidade jurídica e senso de justiça, e a todos os estudantes, não só do curso de direito mas como de qualquer outra área, pois a aplicação principiológica de que trata a obra dever de interesse de todos, como cidadãos garantidores da justiça e da igualdade social.

 


1 Acadêmica do VII período de Direito, da AGES Faculdade de Ciências Humanas e sociais.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Laiane Santos De Almeida E Soraia Conceição Santos Nascimento).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados