JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O PODER VISTO POR MAQUIAVEL E ETIENNE DE LA BOÉTIE


Autoria:

Laiane Santos De Almeida E Soraia Conceição Santos Nascimento


Acadêmicas do X período do Curso de Direito da Faculdade AGES

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

O suplício - Vigiar e punir
Direito Penal

O DEVER DO ADVOGADO
Estatuto da OAB/Código de Ética

ANTEPROJETO DE REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL prisão preventiva
Direito Penal

Parecer - O processo
Direito Processual Civil

Razão e Sensibilidade
Direito Penal

Mais artigos...

Outros artigos da mesma área

Uma análise crítica da obra "O caso dos exploradores de cavernas", de Lon L. Fuller

Argumentação Jurídica Lógica

Livro "A Quarta Dimensão do Direito" aborda nova visão jurídica

A Releitura da completude da norma diante da textura aberta do Direito

A distinção entre Direito Público e Privado à luz de Cristiano Paixão Araújo Pinto

A DEFICIÊNCIA DA DEFENSORIA PÚBLICA BRASILEIRA NA EFETIVAÇÃO DO ACESSO A JUSTIÇA

RESENHA DOS CAPÍTULOS 1,2 E 3 DO LIVRO TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA - CLÁUDIO DE CICCO/ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

Jusnaturalismo, Positivismo Jurídico e a Exegese em O Caso Dos Exploradores de Cavernas

LEI MOSAICA E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA 88

Aplicação dos Princípios Gerais do Direito à luz do positivismo jurídico

Mais artigos da área...

Resumo:

Este trabalho é esteado na obra O Poder, de Gabriel Chalita, justifica-se em face da relevância de analisar as diversas formas de se chegar e permanecer no poder, sob o ponto de vista de dois importantes filósofos: Maquiavel e Etienne de La Boétie.

Texto enviado ao JurisWay em 07/02/2011.

Última edição/atualização em 10/02/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

O PODER VISTO POR MAQUIAVEL E ETIENNE DE LA BOÉTIE.


*Laiane Santos de Almeida

*Soraia Conceição Santos Nascimento




RESUMO


Este trabalho é esteado na obra O Poder, de Gabriel Chalita, justifica-se em face da relevância de analisar as diversas formas de se chegar e permanecer no poder, sob o ponto de vista de dois importantes filósofos: Maquiavel e Etienne de La Boétie. O primeiro vislumbrava a necessidade de um Estado centralizador e poderoso, em que o governante se sobressaísse e tivesse poder para conduzir a sociedade, sua maior preocupação era a conservação do poder, já La Boétie via a importância da atuação do povo para tentar impedir os abusos desses governantes.

  1. INTRODUÇÃO



O poder é exercido em todas as esferas sociais, a exemplo disso temos o exercício do poder na família, na sociedade, na economia, na política, etc.

Por ser um tema muito amplo analisar “o poder” traz a necessidade de se fazer um estudo sobre seus momentos históricos, e tentar conhecer como ele foi exercido, desde a antiguidade.

Atentamos para ressaltar duas obras de total relevância para o presente tema, sendo: O Príncipe de Maquiavel e O Discurso da Servidão Voluntária de Etienne de La Boétie, assim poderemos descrever exatamente o que poder significa para cada um, bem como suas fundamentações para tanto, e após analisarmos o poder historicamente, será realizado um apanhado sobre o pensamento desses dois filósofos com o intuito de compartilhar do vasto conhecimento entre tão opostas opiniões.

O que realmente se pretende fazer claro no presente artigo é que toda a soberania e poder emana do povo, os governantes simplesmente se amoldam ao que realmente se espera de um detentor do poder mantendo assim o domínio sobre o povo, a quem por sua vez falta conhecimento para obter a liberdade.



2. O PODER – SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO

 

No Egito antigo, o poder era ligado à mitologia e o misticismo, o povo adorava quem detinha o poder, por isso os consideravam deuses, grandes obras no Egito foram construídas para demonstrar o grandeza desses deuses e como eles eram poderosos, na Grécia Antiga o poder não era unificado, se dividia em cidades-estado sendo que as mais importantes eram Atenas e Esparta, foi aqui que surgiu a democracia, mas só a elite tomava parte das decisões políticas.

Já em Roma o poder estava nas mãos de uma única classe social, o que ensejou em grandes batalhas, e também em grandes impérios. Aqui já é possível notar a gana em busca do poder, com a queda do império romano surge o cristianismo exercendo um enorme poder durante a Idade Média, a Igreja Católica se une aos bárbaros e prega a ilegitimidade do poder de um homem sobre outro.

A burguesia cresce, desenvolve-se o comércio, marco inicial para o progresso. O feudalismo enfraqueceu e se desenvolveram os Estados Nacionais.

O homem desenvolve a idéia de humanismo, se torna o centro das atenções com a concepção antropocêntrica, começa o cultivo dos valores pessoais, busca incessante pela beleza e perfeição, dedica o seu tempo a cultura, artes, pintura, filosofia, por não atingir essa tão almejada perfeição transfere seus anseios para o Estado.

Surgem então grandes filósofos como Maquiavel que desmistifica o poder, criando as ciências políticas, demonstrando que o homem poderia exercê-lo, e Etienne de La Boétie que vai tratar do mesmo assunto, porém de maneira diversa.


3- DIVERSAS OPINIÕES SOBRE O PODER



O conceito de Poder varia no tempo e em função da corrente de pensamento abordada pelos diferentes autores. Vários autores trataram dessa questão, cada um deles entendeu o Poder de uma maneira mais peculiar, a definição dada por adeptos do pensamento marxista chama de poder “a capacidade de uma classe social de realizar os seus interesses objetivos específicos”, o filósofo Michel Foucault falou em “relações de poderes” entre os indivíduos, para Foucault, o poder é algo que se exerce em rede, não existe uma entidade que o centraliza se exerce tanto no nível macro quanto no micro. Hanna Arendt falou que o poder é oposto da violência, esta acontece quando se dá a perda de autoridade e de poder. Hobbes falou de várias espécies de poder como: beleza, amizade, riqueza, popularidade, poder político, etc.  na concepção hobesiana o maior dos poderes é o poder do Estado, resultado da soma de poderes de todos os homens na formação do Contrato Social. Para Lasswell, poder é “o fato de participar da tomada das decisões”. Essa visão do poder tem sido corrente para todas as teorias de decision-making process, e é criticada pelo fato de apresentar-se como uma concepção muito voluntarista do processo de tomada de decisões. Max Weber conceituou poder como sendo “a probabilidade de um certo comando com um conteúdo específico a ser obedecido por um grupo determinado”. A concepção weberiana de poder parte da visão de uma sociedade-sujeito, resultado dos comportamentos normativos dos agentes sociais. Do conceito de Weber sobre o poder emergem as concepções de “probabilidade” e de “comando específico”. Talcot Parsons, partindo da concepção funcionalista e integracionista do sistema social, definiu o poder como “a capacidade de exercer certas funções em proveito do sistema social considerado no seu conjunto”. Mencionamos apenas alguns autores e conceitos mais recorrentes sobre a questão do Poder. Mas essa problemática é bem mais ampla e resultaria numa lista bem mais extensa se déssemos ao trabalho de fazer uma pesquisa mais aprofundada dos vários autores que falaram sobre o Poder.


Temos aqui também o conceito de poder elaborado por Gabriel Chalita:


A primeira noção de poder a se apresentar aqui diz respeito à capacidade de impor a própria vontade numa relação social. Todas as definições de poder encontradas nas mais diversas obras derivam, com maior ou menor semelhança, dessa primeira. Deste modo, entende-se um poder social como a faculdade de fazer com que uma ou mais pessoas realizem determinadas ações ou tarefas, submetendo-se à vontade de quem tem o poder. Nesse sentido, a grandeza do poder de alguém, numa relação social, pode ser entendida como o grau da capacidade de impor a própria vontade a outrem, independentemente da fonte e do modo como esse poder é exercido, mesmo frente à repulsa de se submeter por parte do outro. (CHALITA, 2005, p. 21)


Assim, como Chalita ressalta na presente obra, a imposição da vontade é um ponto importantíssimo para a definição de poder, pois pode ser imposto até mesmo contra a vontade do destinatário, nesses casos, ele se faz prevalecer através da força, a exemplo de quem possui uma condição social mais favorecida contra a um menos favorecido.

 



4. O PODER – VISTO POR MAQUIAVEL

Fiel ao conceito da verdade efetiva, Maquiavel estuda a história, sobretudo a antigüidade clássica, conclui que qualquer que seja o tempo e o espaço o homem tem traços humanos imutáveis quais sejam: ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro – O Príncipe cap. XVII. Destes atributos negativos temos os fundamentos para o conflito e a anarquia, para Maquiavel o estudo do passado indicará os acontecimentos que se sucederão em qualquer estado e também quais os meios empregados para solucionar problemas pela coincidência ou similaridade.

O que Maquiavel se questiona incessantemente é: como fazer reinar a ordem – como instaurar um estado estável – como resolver o ciclo de estabilidade e caos. Ele chega a algumas conclusões interessantes – A ordem deve ser construída para evitar a barbárie, uma vez alcançada, não é definitiva.

Maquiavel era um diplomata, esta função possibilitou a ele um contato muito grande com os governantes, podendo assim analisar o comportamento dos mesmos no exercício do poder.

O sonho de ter uma Itália unificada, o levou a escrever a obra “O príncipe”, magnífica obra que iria mudar a visão dos homens e influenciar governantes e estudantes de todas as gerações.

Maquiavel para conquistar a confiança do príncipe Lourenço de Médice, ofereceu-lhe um material que possibilitaria experiência e astúcia para o príncipe atingir o objetivo almejado por ele, primeiramente ele desejava adquirir a confiança para então atingir a sua finalidade, e então, através das experiências práticas sobre a natureza dos tempos e dos homens, oferece a Lourenço de Médice o fruto do seu trabalho para que este colocasse em prática os seus objetivos.

Maquiavel afirma que todo o poder vem do povo, caracterizando deste modo o seu sentimento republicano. Assim, o Príncipe deve se adequar à realidade, ao povo, para conseguir efetivar-se e manter-se no poder, sem o apoio do povo o poder não subsistirá por muito tempo.

Maquiavel reflete sobre duas maneiras de chegar ao poder: virtú e fortuna.

Virtù significa a vontade de exercer o poder, o homem virtuoso não espera o transcorrer dos acontecimentos, observa a realidade e corre atrás dos seus objetivos, é a qualidade que tem o príncipe para ascender ao poder. O ser humano é instável e, em decorrência disso é necessário ter cautela. Nesse passo, o mal deve ser reprimido no início, não pode deixar que se generalize; portanto qualquer pessoa pode chegar ao poder, basta ser sábio e entender o que aflige a alma humana.

Já a fortuna é a ocasião, a sorte. Mas tão somente a oportunidade que o ser humano tem para chegar ao poder. O homem virtuoso sabe como aproveitar o momento, as oportunidades, por esse motivo, a fortuna e a virtù estão tão unidas.

Segundo ele, existem ainda duas outras maneiras de um simples cidadão chegar ao poder que não por meio da fortuna ou da virtude – através da pratica de ações celeradas e nefastas, quando um cidadão chega ao poder por meio da ajuda dos seus concidadãos, o principado pode ser chamado de civil e para alguém governa-lo, não precisa ter exclusivamente VIRTUDE ou FORTUNA, mas sim ASTUCIA AFORTUNADA.

Maquiavel acredita que todos os meios se justificam pelo fim almejado.

 

5. O PODER – VISTO POR ETIENNE DE LA BOÉTIE

Com “Le Discours de la Servitude Volontaire” (1552), compreendemos que a gênese da desumana opressão exercida pelos poderosos aos menos favorecidos é atemporal e universal. Escrita como um mero panfleto militante, aos 16 ou 18 anos pelo Pensador francês Etienne de La Boétie, enquanto estudante de Direito, esmiúça os porquês que levam a multidão a se permitir escravizar, cega e voluntariamente, a se dispor a servir.

Para La Boétie é o povo que se sujeita e se degola; que, podendo escolher entre ser súdito ou ser livre, rejeita a liberdade e aceita o jugo, consente tal mal e até o persegue. Como ocorre esse processo é sobre o que o autor se debruça. Etienne esclarece que o tirano obtém seu poder com a conivência do próprio povo subjugado e que a este bastaria decidir não mais servir, recusar-se a sustentá-lo para que se tornasse livre. São apontadas na obra, as três razões que culminam numa servidão voluntária.

A primeira razão da servidão voluntária é o HÁBITO. Por hábito, somos ensinados a servir, nos escravizamos, sendo assim, de se nascer servo e ser criado na servidão decorre naturalmente a segunda razão da servidão voluntária: a COVARDIA! Sob a tirania (mesmo que disfarçada), necessariamente os homens se acovardam, se escravizam, discorrendo sobre a terceira razão da servidão voluntária, a PARTICIPAÇÃO NA TIRANIA, La Boétie aponta quem são os interesseiros que se deixam seduzir pelo esplendor dos tesouros públicos sob a guarda do tirano, os que, em conluio, garantem e asseguram seu poder.


Afirma também haver três tipos de tiranos, maus Príncipes: 1) os que o obtém o poder pela força das armas; 2) àqueles que o herdam por sucessão da raça e 3) os que chegam ao poder por eleição do povo.

Para consolidar a nova tirania e aumentar a servidão, afastam toda e qualquer idéia de liberdade presente no espírito do povo. Em resumo, independente de como chegam ao poder, o modus operandi é quase sempre o mesmo: os conquistadores vêem o povo como uma presa a ser dominada; os sucessores como um rebanho que naturalmente lhes pertence e, por fim, os eleitos tratam-no como bicho a ser domado.

Com isso vislumbra-se a rede da servidão. Frágil por natureza, de onde, a todo instante despontam os escândalos pois, o tirano não tem amigos, não ama nem é amado: “O que torna um amigo seguro do outro é o conhecimento de sua integridade. Entre os maus, quando se juntam, há uma conspiração, não uma sociedade; Eles não se entre-apóiam mas se entre-temem, são cúmplices.


6. CONCLUSAO


Através da comparação feita no presente artigo entre as reflexões elencadas por Gabriel Chalita, de Maquiavel e de Etienne de La Boetie, em relação ao poder, foi possível observar que, o primeiro trata as formas pelas quais o homem deve chegar ao poder de maneira calculista, de modo a se preocupar basicamente com a manutenção e permanência no poder, indicando a virtù e da fortuna como principais meios de alcançá-lo, tratando do tema para os governantes, motivado pelo seu próprio sonho de ter uma Itália unificada, ele também oferece subsídios para que o povo conheça a natureza dos seus governantes e a partir disso, se defenda das suas atitudes. O segundo vai desenvolver um trabalho voltado para os súditos, demonstrando que o homem nasce livre, pois é a natureza de todos, La Boetie defende que o povo deveria deixar de se submeter às ordens de outros seres humanos, deste modo estaria cumprindo seu direito natural.

Diante disto denota-se a importância das duas obras aqui analisadas para a evolução histórica do Estado em se tratando de poder, tanto para os que governam quanto para os que são governados, nos mostrando principalmente que estamos sujeitos à dois caminhos, o da submissão e o da independência, e cabe a cada um escolher qual desses trilhará.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Laiane Santos De Almeida E Soraia Conceição Santos Nascimento) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados