JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Wanessa Mayre Nadalini Hoffmann Schmitt
Advogada. Graduada na Faculdade de Direito do Sul de Minas- Curso de Direito- Pós Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Pós Graduanda em Direito Tributário- Uniderp

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Processual do Trabalho

Segurança e Saúde do Trabalhador

O que é NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário)? Quais as suas repercussões em direito e processo do trabalho?

Texto enviado ao JurisWay em 04/02/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Diante da discriminação sofrida do empregado acidentado estabeleceu-se, no art. 118 da Lei nº 8213/91, a estabilidade por 12 meses após a alta medica.

Todavia, vislumbra-se que o anterior 337 do Regulamento da Previdência Social – RPS, previa que através de uma analise individual, cruzava-se o diagnostico da doença com o CID[1], declarando se a doença era ocupacional ou não- Nexo Técnico Previdenciário-.

Desta forma, presumia-se a doença ocupacional e, por conseguinte, garantia o recebimento do auxilio doença acidentário através da emissão do CAT por parte da empresa,  desequilibrando a relação perante o hipossuficiente que deveria fazer prova caso não houvesse a emissão do mesmo pela parte empregadora.

Felizmente, com a edição da MP 316/06, a anterior analise do caso concreto pelo medico do INSS passa a ser coletiva[2], ou seja, amplia-se o conjunto de elementos a serem identificados com o intuito da percepção do benefício, compondo deste modo um método objetivo, científico e com fulcro legal (art. 21-A, Lei n. 8.213/91), nominado de nexo técnico epistemológico previdenciário (NTEP.)

 

Presume-se a ocorrência do acidente do trabalho, mesmo sem a emissão da CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho, quando houver nexo técnico epidemiológico conforme art. 21-A da Lei n. 8.213/91. (1ª jornada de Direito do trabalho- Sumula 42 TST).

 

 

É, portanto, o NTEP um estudo interdisciplinar dos fatores que influenciam na proliferação de doenças e sua distribuição sobre determinada população.

Logo, é o conjunto do anterior Nexo Técnico Previdenciário acrescido da incidência estatística dentro da Classificação Nacional de Atividade – CNAE.[3]

A caracterização de acidente do trabalho, através da prova do nexo causal entre a moléstia e a execução do trabalho na empregada, nesta instância previdenciária, irradia efeitos de presunção relativa nas ações trabalhistas de indenização acidentária.

Pela natureza de sua presunção, admite prova em contrario, vez que a mesma é relativa, cabendo ao empregador, a fim de excluir a obrigação de indenização, demonstrar a culpa exclusiva do empregado, fato de terceiro ou força.

Nessas circunstancias, pode-se dizer que quando se presumir que a doença é ocupacional, através do NTEP, tem-se a presunção do risco da atividade e a responsabilidade civil do empregador independente de investigação de culpa, desobrigando-se da indenização apenas se houver comprovação de forma robusta de que a doença foi adquirida por culpa exclusiva da vítima, fato de terceiro ou força maior.[4]

Como todo sistema, admite críticas. Primeiramente, diz-se que a presunção por dedução estatística despreza as pré-disposições genéticas da vitima. Secundariamente alega-se de que o aumento de custos na prevenção estimularia a mecanização da mao de obra além da perda da competitividade da empresa.[5]

Referidos argumentos, todavia, não devem prosperar uma vez que o almejo pelo lucro constante no mercado impossibilita a crença de um desfalque nas empresas.

Ao contrario, verifica-se a sedimentação, através do NTEP, dos direitos fundamentais assegurados na CF, com políticas de prevenção e zelo à saúde, higiene e segurança (art. 7º,XXII).

E ainda: o NTEP, não vinculado à emissão do CAT, mas partindo do viés estatístico epidemiológico, reduz o número de subnotificações acidentárias perante o INSS.

Conclui-se, pois, ser um método constitucional já que possibilita o reconhecimento da doença ocupacional por um critério menos burocrático e por consagrar direitos de máxima relevância como à dignidade da pessoa humana, ampla defesa, direito à saúde dentre outros arrolados na Carta Magna como o gozo dos beneficio previdenciários incapacitantes, com destaque ao auxílio-doença acidentário.

Repercute no recolhimento do FGTS do período uma vez percebido o beneficio, além de refletir na aquisição da estabilidade do art. 118 após sua caracterização.

Por fim, ainda possibilita reflexos indenizatórios perante a justiça do trabalho bem como admite o contraditório ao empregador a fim de afastar a incidência da presunção mediante prova em contrario.



[1] Regulamento da previdência social. Disponível em http://www.dji.com.br/decretos Acesso em: 03 nov. 2010.

 

[2] LIMA, George Duarte de. O nexo epidemiológico e as doenças ocupacionais-presunçao legal da culpa do empregador. Disponível em HTTP://www.georgedlima.blogspot.com Acesso em: 05 nov.2010.

 

[3] NETO, José Affonso Dallegrave. Texto: 12. Garantia de emprego do acidentado. Obra: Responsabilidade Civil no Direito do Trabalhado. Págs. 284 a 298. Editora LTr, 3ª Edição. Material da 2ª aula da Disciplina Segurança e Saúde do Trabalhador, ministrada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu TeleVirtual em Direito e Processo do Trabalho – Anhanguera-Uniderp| REDE LFG, p.7.

[4] AGUIAR, Maria Rita Manzarra Garcia. Nexo técnico epidemiológico, p. 63.

[5] NETO, José Affonso Dallegrave. Texto: 12. Garantia de emprego do acidentado. Obra: Responsabilidade Civil no Direito do Trabalhado. Págs. 284 a 298. Editora LTr, 3ª Edição. Material da 2ª aula da Disciplina Segurança e Saúde do Trabalhador, ministrada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu TeleVirtual em Direito e Processo do Trabalho – Anhanguera-Uniderp| REDE LFG, p.13.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Wanessa Mayre Nadalini Hoffmann Schmitt).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados