JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Dicas Jurídicas
Autoria:

Beatricee Karla Lopes
Beatricee Karla Lopes Pires - é Advogada Criminalista - OAB/ES 15.171; pós-graduada em Penal e Civil; Escritora de Artigos Jurídicos; Membro Imortal da Academia de Letras da Serra-ES; Comendadora Cultural e Membro Imortal da Academia de Letras de São Mateus-ES; Comendadora Cultural da ONG Amigos da Educação e do Clube dos Trovadores Capixabas; Personalidade Cultural de 2017 do 3º Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil; Personalidade Artística e Cultural 2018; Autora aprovada pela Coletânea Mulheres Maravilhosas V. 1/2021; Acadêmica Imortal da Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores; Recebeu a "Comenda de Mérito Cultural 2021" do "XVIII Gongresso Brasileiro de Poetas Trovadores"; é colunista do Portal Censura Zero - www.censurazero.com.br; CERTIFICADA EM CURSO ON-LINE SOBRE "CRIMES ECONÔMICOS: ASPECTOS PRÁTICOS PENAIS E CRIMINOLÓGICOS" realizado em 20/06/2022 pela ESA. Contato: tel.: (27) 9.9504-4747, e-mail: beatriceekarla@hotmail.com

Endereço: Rua Dr. Arlindo Sodré, 370 - Escritório de Advocacia
Bairro: Fátima, Tel.: 9.9504-4747

São Mateus - ES
29933-540


envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

AS PRISÕES CAUTELARES EM FACE DOS DIREITOS E GARANTIAS TUTELADAS PELO ESTADO

TESTEMUNHAS SEM ROSTO: Medidas de combate ao crime organizado. Segurança dos colaborares da justiça

CONFLITOS DE COMPETÊNCIA EM MATÉRIA PROCESSUAL PENAL: COMPETÊNCIA TERRITORIAL DOS CRIMES CIBERNÉTICOS

ANÁLISE DE COMPATIBILIDADE DO IMPROPRIAMENTE DENOMINADO RECURSO NÃO VOLUNTÁRIO NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO

DESCABIMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE NO CRIME DE FALSO TESTEMUNHO

NOVA FUNDAMENTAÇÃO PARA O PRINCÍPIO DA OBRIGATORIEDADE - AGORA CONSTITUCIONAL

A Teoria da perda de uma chance e responsabilidade civil do advogado sob a ótica do filme

O habeas corpus como sucedâneo recursal

Prisão preventiva de ofício com fundamento no artigo 20 da Lei Maria da Penha?

Restituição de veículo apreendido e a impossibilidade de condicionar ao pagamento de taxas

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Processual Penal

Quais são os pré-requisitos para que se possa pedir a Prisão Preventiva de alguém?

Texto enviado ao JurisWay em 31/01/2022.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

De acordo com o art. 312 do Código de Processo Penal (CPP), a Prisão Preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado.    

 

O que seria Garantia da Ordem Pública para a decretação da Prisão Preventiva?

 

Entende-se por essa expressão a necessidade de se manter a ordem na sociedade que, em regra, é abalada pela prática de um determinado delito, com forte sentimento de impunidade e de insegurança. Então, a Prisão Preventiva se dar nesse caso, pelo binômio gravidade da infração + repercussão social. Por exemplo: um Furto simples não justifica histeria, nem abalo à ordem, mas um latrocínio repercute, negativamente, no seio social, demonstrando que as pessoas honestas podem ser atingidas, a qualquer momento, pela perda da vida, diante de um Agente interessado no seu patrimônio, o que gera, por certo, intranquilidade.

 

Os Tribunais também vêm decidindo que a afetação da Ordem Pública constitui importante ponto para a própria credibilidade do Judiciário. Apura-se o abalo à Ordem Pública também, mas não somente, pela divulgação que o delito alcança nos meios de comunicação. Porém é preciso apenas bom senso nesse caso, para distinguir quando há estardalhaço indevido sobre um determinado crime, inexistindo abalo real à ordem Pública, da situação de mera divulgação real da intranquilidade da população, após o cometimento de grave infração penal.

 

Outro fator responsável pela repercussão social que a prática de um crime adquire é a periculosidade (probabilidade de tornar a cometer delitos – reiteração delitiva) demonstrada pelo Agente e apurada pela análise de seus antecedentes e pela maneira de execução do crime. Assim, é indiscutível que possa ser decretada a Prisão Preventiva daquele que ostenta, por exemplo, péssimos antecedentes, associando a isso a crueldade particular com que executou o crime.

 

O que é Garantia da Ordem Econômica para a decretação da Prisão Preventiva? Trata-se de uma espécie do gênero anterior, que é a Garantia da Ordem Pública. Porém, nesse caso, visa-se impedir que o Agente, causador de seríssimo abalo à situação econômico-financeira de uma Instituição Financeira ou mesmo de Órgão do Estado, permaneça em liberdade, demonstrando à sociedade a impunidade reinante nessa área. Equipara-se ao criminoso do colarinho branco aos demais delinquentes comuns, o que é certo, na medida em que o desfalque em uma Instituição Financeira ou Órgão do Estado pode gerar maior repercussão na vida das pessoas, do que um simples assalto contra um indivíduo apenas.

 

Assim, com relação a Garantia da Ordem Econômica, continua-se no binômio gravidade do delito + repercussão social, de maneira a garantir que a sociedade fique tranquila pela atuação do Judiciário no combate à criminalidade invisível dos empresários e administradores de valores, especialmente os do setor público, eis que não é possível permitir a liberdade de quem retirou e desviou enorme quantia dos cofres públicos, para a satisfação de suas necessidades pessoais, em detrimento de muitos, pois o abalo à credibilidade da Justiça é evidente. Se a sociedade teme o assaltante ou o estuprador, igualmente tem apresentado temor em relação aos criminosos do colarinho branco.

 

Ainda, o que é Garantia por Conveniência da Instrução Criminal para a decretação da Prisão Preventiva?

 

Para que haja conveniência em um processo penal, a sua Instrução Criminal deve ser realizada de maneira lisa, equilibrada e imparcial, na busca da verdade real, interesse maior não somente da acusação, mas sobretudo do próprio Réu. Então, a Conveniência da Instrução Criminal trata-se do motivo da garantia de existência do devido processo legal, no seu aspecto procedimental, sem abalos provocados pela atuação do Acusado, que pode visar à perturbação do desenvolvimento da Instrução criminal, que compreende a colheita de provas de um modo geral, como, por exemplo, a ameaça de testemunhas, a investida contra provas buscando desaparecer com evidências, ameaças ao órgão acusatório, à vítima ou ao juiz do feito, a fuga deliberada do local de onde ocorreu o crime, dentre outras.

 

E mais, o que é Assegurar a Aplicação da Lei Penal para a decretação da Prisão Preventiva? Significa garantir a finalidade útil do processo penal, que é proporcionar ao Estado o exercício do seu Direito de punir, aplicando a sanção devida a quem é considerado autor de infração penal. Vejamos:

 

Não tem sentido o ajuizamento da ação penal, buscando respeitar o devido processo legal para a aplicação da lei penal ao caso concreto, se o Réu age contra esse propósito, tendo, nitidamente, a intenção de frustrar o respeito ao ordenamento jurídico. Não bastasse já ter ele cometido o delito, que abala a sociedade, volta-se, agora, contra o processo, tendo por finalidade evitar que o direito de punir se consolide. Exemplo: fuga deliberada da cidade ou do país, demonstrando que não está nem um pouco interessado em colaborar com a justa aplicação da lei. Esse motivo pode ser dúplice, ou seja, tanto a fuga prejudica a Instrução Criminal, como vimos, quanto a aplicação da lei penal.

 

Quando acontece a Prisão Preventiva em caso de Prova da Existência do Crime?

 

A prova da existência do crime é a materialidade, isto é, a certeza de que ocorreu uma infração penal, não se determinando o recolhimento cautelar de uma pessoa, presumidamente inocente, quando há séria dúvida quanto à própria existência de materialidade delitiva.

 

Quando acontece a Prisão Preventiva no caso de Indício Suficiente de Autoria? Trata-se da suspeita fundada, por meio de prova indireta, de que o Agente é o autor da infração penal. Não é exigida prova plena da culpa para a Prisão Preventiva, pois isso é inviável num juízo meramente cautelar que acontece muito antes do julgamento do processo penal. Mas, cuida-se de assegurar que a pessoa mandada ao cárcere, prematuramente, sem a condenação definitiva, apresente boas razões para ser considerada agente do delito. Por exemplo, quando surge uma prova de que o Suspeito foi encontrado com a arma do crime, sem apresentar versão razoável para isso, trata-se de um indício, portanto, não de uma prova plena, mas apenas de um indício de que é o autor da infração penal. A Lei utiliza a qualificação “suficiente” para demonstrar que não é qualquer indício demonstrador da autoria, mas aquele que se apresenta convincente, sólido.

 

Quando há Prisão Preventiva na hipótese de Perigo Gerado pelo Estado de Liberdade do Imputado? Enfatiza-se aqui a cautelaridade extrema da Prisão Preventiva. É necessário, então, a demonstração de situações efetivas que justifiquem o sacrifício da liberdade individual em prol da viabilidade do processo, porque a Prisão Preventiva não visa infligir punição, ao contrário, tem escopo meramente instrumental, sendo medida de último caso.

 

A Prisão Preventiva também poderá ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares que não seja a Prisão Preventiva, previstas no art. 282, § 4o, do CPP.

 

Outras hipóteses de admissão da decretação da Prisão Preventiva:

I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 04 (quatro) anos;

II - se o Agente tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentença transitada em julgado;

III - se o crime envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência, para garantir a execução das medidas protetivas de urgência; e

IV - quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la.

 

Esses são os pré-requisitos para que se possa pedir a Prisão Preventiva de alguém.

 

Importante frisar que em havendo co-autoria ou participação, deve o magistrado analisar, individualmente, os requisitos para a decretação da Prisão Preventiva.

 

De qualquer modo, a decisão que decretar, substituir ou denegar a Prisão Preventiva será sempre motivada e fundamentada, sob pena de ilegalidade. E, após decretada a Prisão Preventiva, deverá o órgão emissor da decisão revisar a necessidade de sua manutenção a cada 90 (noventa) dias, mediante decisão fundamentada, de ofício, sob pena de tornar, também, a prisão ilegal. 

 

Artigo originalmente publicado em:
https://censurazero.com.br/direito-em-suas-maos-quais-sao-os-pre-requisitos-para-que-se-possa-pedir-a-prisao-preventiva-de-alguem-0/

 

Se gostaram deste artigo, por favor, deixem sua curtida e seus comentários, que me ajudará muito a continuar escrevendo para vocês.

 

Veja muito mais na minha página do Facebook: @DraBeatricee.

 

REFERÊNCIA:

 

NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. 5ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, pgs. 608/615.

 

Código de Processo Penal atualizado até 2021.

 

Código Penal atualizado até 2021.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Beatricee Karla Lopes).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados