JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Sidne Costa Dias
Estudante de Direito - Universidade Nove de Julho. Auxiliar de gabinete no departamento de assuntos internos no Instituto de Previdência Municipal de São Paulo.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Ambiental

Impactos que Causam Perda da Biodiversidade e a Importância da Preservação

O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos que causam perda da biodiversidade. Além disso, destacar a importância do Poder Público de agir através do planejamento sustentável para a conservação da diversidade biológica

Texto enviado ao JurisWay em 29/04/2019.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


 

INTRODUÇÃO

 

Biodiversidade ou diversidade biológica surgiu na década de 1980 para referir o número de espécies de seres vivos existentes no planeta, incluindo todos vegetais, animais e microrganismo.

O Brasil é considerando um país da megadiversidade, estima-se que aproximadamente 20% das espécies conhecida no mundo estão no Brasil. Contudo, com a expansão populacional a biodiversidade é ameaçada diariamente, e os principais fatores são causados pela poluição de água solo e ar, desmatamento, caça e pesca sem critério, destruição do habita natural, trafico de fauna e flora, exploração excessiva de espécies animais e vegetais, entre outras.

Para proteger e garantir a conservação da diversidade, o país aperfeiçoou nos últimos dez anos, a legislação de proteção a biodiversidade e avançou na legislação ambiental, tornando crime às agressões ao meio ambiente, (Lei de Crimes Ambientais – Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998), e a criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei 9.985 de 18 de julho de 2000 e Decreto 4.340 de 22 de agosto de 2002).

 A preservação da biodiversidade, prescrita no art. 225, §1º, II, constitui que é obrigação do Poder Público preservar à diversidade e à integridade do patrimônio genético do País, assim como fiscalizar as entidades dedicadas a pesquisa e a manipulação de material genético. 

Desse modo, entendemos que a biodiversidade, entrou na pauta de obrigação constitucional a ser cumprida pelo Poder Público e à coletividade, exigindo-se um papel atuante na sua preservação e proteção.

 

Problema de Pesquisa

Com a expansão populacional, o homem passou interferir na biodiversidade pra dar suporte a diversos setores, ou seja, para satisfazer o seu padrão atual. E como consequência, cada vez mais espécies da fauna e da flora é ameaçada.

A perda da biodiversidade, por sua vez, afeta diretamente a existência humana. É importante lembrar que todos os seres, incluindo os humanos, estão conectados e dependem uns dos outros (Como na cadeia alimentar, por exemplo). Desta forma, à medida que destruímos a biodiversidade, colocamos em risco nossa própria existência.

A diminuição de espécie é uma forte ameaça à biodiversidade. O Brasil se destaca negativamente, pois muitas espécies, tanto de animais quanto de plantas, originárias de ambientes endêmicos, como a Mata Atlântica e o Cerrado, estão seriamente ameaçadas de extinção. Segundo o Ministério do Meio Ambiente ( MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio), estima-se que 1000 espécies de animais estão em risco de extinção no Brasil. Além disso, dentre os fatores que ameaçam a biodiversidade, destacam-se as queimadas, a poluição de rios, do solo e do ar, a caça predatória e os desmatamentos. Os desmatamentos, por exemplo, podem acabar com habitats de espécies que dependem deles para viver. A redução da diversidade biológica compromete a sustentabilidade e a disponibilidade permanente dos recursos ambientais. A situação mais grave é a que diz respeito a Mata Atlântica que já tem cerca de 93% da sua cobertura original desmatada. Além disso, cerca de 30% do Cerrado e 15% da Floresta Amazônica estão irremediavelmente perdidos.

Com a expansão das cidades, aumenta o grande número de indústrias, automóveis e de habitantes, causando grandes perdas e impactos a biodiversidade. Na diminuição da diversidade podemos destacar a destruição do hábitat natural, entendemos que hábitat é um espaço ambiental que é habitado por uma determinada espécie de animal, planta ou outro organismo. A perda do habitat ocorre pelo rápido crescimento da urbanização e o desmatamento para o aumento das áreas agropecuárias e desenvolvimento de grandes obras e pelo aquecimento global. Quando acontece a destruição do habitat, várias espécies de animais e plantas são obrigadas a migrar para outras áreas, os animais enfrentam perigos e a incerteza da sobrevivência. Já as plantas são incapazes de procurar outro local para estabelecem-se, como resposta negativa acabam sendo reduzidas ou até, muitas vezes, extintas. O atropelamento de animais nas rodovias também é causa de redução da biodiversidade, estima-se que 15 animais morrem diariamente, por segundos, e fora isso, o tráfico de animais silvestre é o terceiro maior mercado ilícito. E toda a destruição do habitat natural é para satisfazer o padrão atual do homem, muitas vezes para satisfazer a fome de dinheiro, é preciso entender que a existência humana é totalmente dependente da biodiversidade, entretanto, surge uma grande dúvida: e se a biodiversidade acabar? Será que o homem estará satisfeito?!

Segundo Mendonça et al. (2009), a consequência mais nefasta das ameaças à biodiversidade é, sem sombra de dúvida, a extinção de uma espécie. Com a perda da espécie, perde-se o patrimônio genético, podendo afetar a dinâmica das relações tróficas entre os seres vivos que compõe a teia alimentar em que a espécie insere.  

METODOLOGIA

O presente trabalho está baseado diretamente ao tema proposto, para uma obtenção de uma visão aprofundada dos impactos causados a biodiversidade e o papel do Poder Público. Foram utilizados métodos de pesquisa qualitativa, ou seja, livros relacionados ao tema, pesquisa bibliográfica, artigos, pesquisa eletrônica a sites relacionados, leis e decretos.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados alcançados mostram que a biodiversidade é ameaçada pela expansão populacional e pela atividade do homem, que visa muitas vezes o próprio lucro.

Entretanto, existem medidas que podem conservar a biodiversidade, através do desenvolvimento sustentável.  Surge um grande desafio, o fortalecimento da participação da sociedade civil e bom planejamento da governança urbana, envolvendo a sustentabilidade.

 Preservar a biodiversidade é uma obrigação constitucional, conforme aponta o art. 225, §1º, II, da Constituição Federal de 1998.

 O Poder Público implica a necessidade de criar condições para que todas as pessoas possam contribuir para a manutenção do meio ambiente. É necessário propor uma política de proteção a biodiversidade, no desenvolvimento de programas de pesquisas, monitoramento, fiscalização, visitação pública, extensão e educação ambiental. É importante realizar estudos para conhecer esses ambientes preservados, bem como todos os seus componentes, tais como solo, os recursos hídricos, a flora, a fauna os microrganismos, uma vez que os resultados das pesquisas contribuem para o conhecimento da biodiversidade e para o desenvolvimento técnicas de recomposição e manejo de florestas, recuperação de ambientes degradados, resgate reintrodução de plantas ameaçadas de extinção.

Devemos, no entanto, nos ater para o fato de que o artigo 225 da Constituição Federal expressa que é dever do Poder Público e a da coletividade, juntos, defender e preservar o Meio Ambiente para as presentes e futuras gerações. E quando se fala em ações em conjunto é porque se leva em consideração que os danos ambientais e a poluição ambiental não se limitam às fronteiras de uma cidade, um estado ou de um país, portanto, são responsabilidade de todos.

É preciso obedecer às legislações brasileiras, como se sabe, normas juridicas não são conselhos, opinamentos, sugestões. São determinações. Desse modo, é preciso colocar em prática as leis e os decretos, para a preservação da biodiversidade, e para garantir um futuro melhor para a sociedade.

 

Referências

Disponível < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/causas-perda-biodiversidade> .

Acesso em 20/11/2018

 

Disponível< https://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade_no_Brasil > Acesso em 20/11/2018

SANTOS, F. S. dos. A importância da Biodiversidade. Revista Científica de Educação a Distância. Edição Especial, dez. 2010. 17p.

 

Disponível http://www.mma.gov.br/biodiversidade.html Acesso em 20/12/2018

 

MYERS, N.; MITTERMEIER, R.A.; MITTERMEIER, C.G.; FONSECA, G.A.B.; KENT, J. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature 403. 2000. p. 853-858.

MENDONÇA, L. B.; LOPES, E. V.; ANJOS, L. On the possible extinction of Bird species in the Upper Paraná River floodplain. Brazil. Braz. J. Biol., São Carlos, v. 69, n. 2, June 2009.

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Sidne Costa Dias).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados