JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ponto de Vista
Autoria:

Fernanda Favorito
Graduanda em Direito.

envie um e-mail para este autor
Monografias Outros

O piloto, a saúde mental e a aviação.

Este artigo tem por objetivo discutir brevemente a questão da depressão entre aeronautas e seus impactos na segurança operacional.

Texto enviado ao JurisWay em 08/04/2015.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Basta um acidente aeronáutico para que todos os holofotes se voltem para a aviação. Todos querem saber o que aconteceu e, por dias, se indagam se não poderiam ser eles naquele avião. E com o recente caso da Germanwings, onde tudo indica que o copiloto deliberadamente derrubou o avião, não foi diferente! Todos ficaram alarmados, tentando entender como isso seria possível, afinal, a ideia que a maioria tem é que pilotos tem uma saúde, física e mental, impecável, afinal, estão à frente de um avião e zelando pela vida de centenas de passageiros.

Com esse acidente, chegamos a uma triste conclusão, a depressão pode atingir qualquer um e, quando ela está voando junto com o piloto, o avião cai!

Essa é uma questão muito importante para os profissionais de segurança operacional, tripulantes e da sociedade como um todo, uma vez, que com a popularização da aviação, esta é cada vez mais presente em suas vidas.

A questão da depressão e ansiedade em tripulantes já foi objeto de alguns estudos e para aqueles que convivem no meio aeronáutico, isso não é novidade, contudo, para as pessoas em geral, aquelas que são apenas passageiros, ainda não tinham conhecimento da gravidade do assunto.

Apesar de todo o glamour trazido pelos filmes e séries de TV, a rotina dos tripulantes não é assim tão romântica quando se trata da vida real.

As longas jornadas de trabalho, variações de horários, falta de tempo hábil para adaptação do ciclo circadiano e homeostase, ou ainda fadiga do piloto, são pouco considerados como importantes em comparação com equipamentos e procedimentos de segurança operacional. Levando ainda em consideração o aumento de produtividade e competitividade entre as empresas aéreas, as escalas de trabalho se tornam cada vez mais desgastantes servindo como um complicador para a segurança.

No que se diz respeito ao piloto, pouca atenção é dada para sua saúde, principalmente a psicológica. Enquanto os procedimentos estão cada vez mais sofisticados e automatizados, são poucas as ações que visam o bem estar dos pilotos ou o monitoramente de sua saúde, a não ser quando dos exames periódicos exigidos pela regulamentação, ou ainda, quando anual ou semestralmente, de acordo com sua idade, o piloto de linha aérea renova seu certificado médico aeronáutico (CMA)

Hoje, lendo as notícias, me deparo com uma que corrobora exatamente isso. Um estudo realizado, pelo Bild, revela que a maioria dos pilotos, cerca de 60%, que sofre de depressão, esconde a doença da companhia, uma vez que um diagnóstico deste implicaria em afastamento do trabalho.

O diretor do Departamento de Medicina da Organização Civil Internacional da Aviação, Anthony Evans, datada de novembro de 2013, revela a existência de déficits graves no acompanhamento dos pilotos em matéria de saúde mental.

É urgente a necessidade da implantação de mecanismos, por parte das empresas, para o acompanhamento da saúde mental de seus pilotos, sendo não apenas as avaliações de rotina, bem como o incentivo para que estes contem se estão passando por algum problema. É importante, também, a análise de outros fatores emocionais, que são diminuidores da atenção e concentração, como a fadiga e estresse, para que novos acidentes não ocorram.

REFERÊNCIAS:

RIUL, Thaísa; VABONI, Aline Floriano; SOUZA, Fábio. Incidência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Aeronautas. Portal da Psicologia. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0649.pdf> Acesso em 06 de abril de 2015.

Agência Brasil. Maioria dos pilotos com depressão esconde doença das empresas. Disponível em: Acesso em 06 de abril de 2015.

LICATI, Paulo Roberto;PORTO, Paulo Horta Araújo; FELIPE, Marcia Martins, NOCE, Franco; MELLO, Marco Tulio de. Efeitos da Jornada de Trabalho nos Estados de Humor de Pilotos Comerciais. SITRAER, 2008.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Fernanda Favorito).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados