JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Aspectos Jurídicos do Transporte de Cargas Perigosas na Aviação Civil


Autoria:

Fernanda Favorito


Graduanda em Direito.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Este artigo tem por objetivo comentar de forma breve sobre o risco do transporte de cargas perigosas na aviação civil, comentando a legislação vigente e questões relacionadas à segurança operacional.

Texto enviado ao JurisWay em 08/04/2015.

Última edição/atualização em 20/04/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Artigo perigoso é aquele, quando transportado quando transportado por via aérea, pode constituir risco à saúde, à segurança, à propriedade e ao meio ambiente e que figure na Lista de Artigos Perigosos – TABELA 3-1 do DOC. 9284-AN/905 da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) – ou esteja classificada conforme o DOC. 9284-AN/905.

Na aviação civil, é vedado o transporte de artigos perigosos, como carga e bagagem, sem o conhecimento prévio do transportador e sem a apresentação documentação exigida para o transporte.

São vários os relatos de fogo nos porões de aeronaves, bem como o acontecimento de incidentes e acidentes relacionados a isto. Podemos citar o caso de uma aeronave DC-9 da Valuejet, em que geradores químicos provocaram um incêndio no porão da aeronave e acabou por vitimar 110 pessoas.

Alguns artigos perigosos são proibidos em qualquer circunstância, como explosivos contendo sais de clorato ou amônia ou contendo a mistura de clorato com fósforo.

Por outro lado, existem, também, aqueles artigos perigosos que podem ser transportados, desde que sejam observados alguns procedimentos para armazenamento e manejo destes. E, existem até alguns objetos de nosso dia-a-dia que podem ser considerados artigos perigosos! Pode-se citar o sódio e Água, Mercúrio com Alumínio e até mesmo a água oxigenada em contato com Permanganato de Potássio (remédio antigamente usado em erupções cutâneas).

 Nesse aspecto, a ICAO em seu anexo 18 trata sobre o tema. No Brasil, é a RBAC 175 que normatiza o assunto definindo, responsabilidades, questões relacionadas a segurança, regras para manuseio, procedimentos, entre outros. A IATA estabeleceu um manual trazendo regras ainda mais restritivas para o transporte desses artigos.

No Brasil, somente operadores de transporte aéreo autorizados pela ANAC podem transportar tais artigos.

O proprietário ou comandante que transportar artigos perigosos sem a documentação exigida estará sujeito as penalidades previstas no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).

O expedidor responde pela exatidão das indicações e declarações constantes do conhecimento aéreo e pelos danos que, em conseqüências de suas declarações irregulares, inexatas ou incompletas, vier a causar ao transportador ou a terceiros, conforme o artigo 239 do Código Brasileiro de Aeronáutica.

Do ponto de vista da segurança operacional, é necessário fornecer treinamento constante aos funcionários sobre o risco do transporte de artigos perigosos, o que é, inclusive, uma das regras da própria RBAC 175. É recomendável que se mantenha Programas de Cargas Perigosas em seus Programas de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos ou nos Manuais de Gerenciamento de Segurança Operacional. É importante também estar sempre atentos às fatores latentes, no transporte das cargas perigosas, para que se possa evitar o acontecimento de acidentes!

Referências Bibliográficas

AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL, RBAC 175. Disponível em:< http://www2.anac.gov.br/artigoperigoso/> Acesso em: 07 de abril de 2015.

BRASIL, Código Brasileiro de Aeronáutica. 1986

TADEU, Rogério. Cargas Perigosas. Disponível em:< http://www.oaviao.com.br/artigos/colaboracoes/cargas_perigosas.shtml> Acesso em: 07 de abril de 2015.

 

VIEIRA, Lucas. Cargas Perigosas. Disponível em: < http://foradosolo.com.br/4-cargas-perigosas> Acesso em: 07 de abril de 2015.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fernanda Favorito) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados