JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A LEI Nº. 12.654/12 E A (RE)FORMA DOS PARADIGMAS LOMBROSIANOS


Autoria:

Affonso Celso Pupe Neto


Affonso Celso Pupe da Silveira Neto. Advogado.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 04/06/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

E quando a mídia reclama de 'muita liberdade', de 'leis para os bandidos', da necessidade de 'descer o cacete', eis que surge a Lei nº. 12.654/12, viabilizando a coleta de informações genéticas dos penalmente condenados, havendo, inclusive - pasmem - a possibilidade de a submissão obrigatória do sentenciado à extração indolor - Ó! Estamos salvos! [ironia]) - de material corpóreo para a formação de'bancos de dados'. (art. 3º da Lei).

Para além de qualquer aprofundamento na inegável infração aos Direitos e Garantias Fundamentais do condenado (o que se reserva, desde já, outro momento para analisar), nosso país está admitindo, com essa lei, uma forte envergadura ao que as ciências criminológicas chamam de "labeling approach'', ou, traduzindo para do idioma de nossa 'terrae brasilis', 'etiquetamento social'.

Ao que parece, sofremos de uma intoxicação de conceitos americanizados e televisionados do (tragicômico) CSI e passamos a obedecer os ditames de uma pensamento de rotulação, de emblemas, de identificações biológicas.

E dúvidas pairam em nossa (medíocre) imaginação: Será que teremos uma revolução 'a la' Carlos Lineu, onde passaremos a fazer seleções de "delinquentes" (leia-se, pessoas) a partir de Reinos, Filos, Espécies, etc.? Serão criados contra-venenos de delinquência a partir do material genético de nossos condenados, tal como se fazem com os vertebrados peçonhentos? O tipo sanguíneo de um condenado deixará de ser, i.e., apenas "O +" para tornar-se "O +/ art. 157, § 3º CP"?

Enfim, enquanto Lombroso mexe os braços na tumba ao bater palmas, Darwin certamente lacrimeja ao perceber que nossa evolução ainda se encontra em passos curtos e, Einsten, a seu turno, reitera a célebre frase: "Tempo difícil esse em que estamos, onde é mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito.".

Restam, pois, as reticências...

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Affonso Celso Pupe Neto) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados