JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Direito de Trânsito


Autoria:

Fernanda Carvalho Cunha


Pós graduada em direito civil.Especialista em direito Bancário e Gestão Ambiental e desenvolvimento sustentável.Atuante nas áreas de Trânsito, Trabalho,Família e Cível desde 2005.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Questões de trânsito que envolvem direitos do cidadão que teve a CNH apreendida por suspensão ou cassação sem o devido processo,legações pertinentes para ter seus direitos defendidos.

Texto enviado ao JurisWay em 20/05/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

DIREITO DE TRÂNSITO

 

SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR.

Quando o motorista atinge 20 pontos na CNH no período de 1 (um) ano ele tem sua habilitação para dirigir  suspensa .Esta penalidade pode ser de 1 (um) mês a 1 (um)ano ,se não for reincidente,entretanto, havendo no período de um ano em que cumpriu a suspensão ,nova penalidade,  esta será de 6 meses a 2anos.

No entanto é ilegal a apreensão da CNH como ocorre em muitos casos, pois ninguém pode ser julgado e sentenciado sem o devido processo legal (art.:5º CF/88)

 Conforme Resolução 182/05 ARTIGO 24 CONTRAN:

ü É ilegal a incidência de penalidade até decisão final em procedimento administrativo.

ü No curso do processo administrativo de que trata essa resolução não incidirá nenhuma restrição no PRONTUÁRIO DO INFRATOR inclusive para fins de mudança de categoria da CNH.

Após o motorista ter atingido 20 pontos na CNH o poder público responsável deve notificá-lo da autuação em sua residência.

Na notificação a ausência de requisitos previsto na Resolução 182/05 artigos 9º e 10º CONTRAN, acarreta a NULIDADE da autuação,não podendo ,portanto ,ser o motorista penalizado.

Com o respaldo da Resolução e da Constituição Federal ninguém pode ser penalizado antes de julgado, portanto, deve requerer o desbloqueio do prontuário e renovar a CNH até a decisão final na esfera administrativa.

Após a notificação o motorista entra com  DEFESA PRÉVIA no DETRAN.Abaixo algumas das possíveis alegações:

ü O motorista autuado deve em 15 dias indicar o verdadeiro condutor,

ü Deve alegar uma das irregularidades na autuação

ü Ou irregularidades na aplicação da multa,

 

Sendo indeferido o pedido pelo DETRAN  caberá recurso à JARI  que terá 30 dias para tomar sua decisão passado esse período:

ü sem decisão;

ü indeferimento do pedido de anulação da suspensão;

ü sentença sem fundamentação.

Caberá MANDADO DE SEGURANÇA

 

CASSAÇÃO DO DIREITO DE DIRIGIR

 Art.263 A cassação do documento de habilitação dar-se-á:

I-       Suspenso o direito de dirigir o infrator conduzir qualquer veículo,

II-      Reincidente no prazo de 12 meses das infrações art :162III e nos artigos 163,164,165,173,174 e 175.

III-     Quando condenado judicialmente por delito de trânsito art. 160

 

               Ocorrendo a cassação com base no art. 263, inciso I do CTB, deve-se pedir a microfilmagem para comprovar que não se enquadra por ser impossível identificar o condutor.

 

                 Outras alegações usuais:

 Dupla penalidade: Multa+ Pontuação.

Prescrição de Prazo de Notificação.

Falta de aferição (in metro) nos casos de radar.

Flagrante preparado:Radar móvel.

Caso de rodízio: falta de sinalização adequada para indicar os locais do rodízio.

Irregularidade no preenchimento da autuação.

Não envio da Notificação.

Arbitramento do órgão autuador.

 

                           MANDADO DE SEGURANÇA

Nos casos em que a CNH for apreendida é cabível mandado de segurança com pedido de liminar  de deferimento para liberação da CNH ou  para renovação da mesma.

Caso a liminar seja indeferida caberá AGRAVO DE INSTRUMENTO com as alegações pertinentes ao caso.

Art. 5º. LXIX – conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por “habeas-corpus” ou “habeas-data”, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”

O mandado de segurança será concedido para proteger direito líquido e certo, essa é a primeira constatação feita a partir da leitura do dispositivo. Mas o que isso significa?

Direito líquido e certo é aquele que pode ser provado de plano, ou seja, que não suscita dúvidas. Quando se ingressa com uma ação de mandado de segurança, deve-se levar a juízo toda a documentação capaz de provar os fatos que estão sendo alegados. Isto porque o rito seguido por essa ação não admite produção de provas, as quais devem ser pré-constituídas

 

PRESCRIÇÃO

Pode ocorrer a prescrição quando ao renovar a CNH o motorista toma conhecimento que havia uma suspensão e que esta já passou 5 (cinco) anos,acarretando, portanto, a perda do direito do poder público em punir.

Neste caso caberá alegação de prescrição  na esfera administrativa  e na judiciária.

 

RETROCESSÃO:

Ocorre quando a CNH está vencida há mais de 2 (dois)anos o que ultrapassa até o limite da penalidade de cassação,o  que faz com que ele já tenha sido penalizado por não ter dirigido  no período em que a CNH estava vencida

Neste caso deve requerer a retrocessão do período para que a penalidade aplicada seja descontada no período em que ficou sem dirigir porque não pode renovar a CNH .

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fernanda Carvalho Cunha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados