Telefone: 51 3217.754
Outros artigos do mesmo autor
Olhar multidisciplinar sobre o usuário de crack Direito Civil
Doações eleitorais irregulares e suas penasDireito Eleitoral
A previdência social em época de crise Direito Previdenciário
Redes sociais nas eleiçõesDireito Eleitoral
Cultura Eletrônica no Judiciário Direito Eleitoral
Outros artigos da mesma área
ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL NO BRASIL
Criação de Partido Político e elegibilidade
Vamos Refletir Sobre o seu Voto
COMENTÁRIOS AS INELEGIBILIDADES DA LEI COMPLEMENTAR Nº 135/2010
Lei da ficha limpa: Aos meus amigos, tudo; aos meus inimigos, a Lei
Pesquisas Eleitorais no pleito de 2012
A evolução da mulher no cenário político e sua participação nos partidos políticos.
Prazos fatais para as eleições de 2012
PESQUISA ELEITORAL E SUA INFULÊNCIA EM PARTE SIGNIFICANTE DO ELEITORADO BRASILEIRO
Resumo:
Artigo sobre o Centro de Estudos da OAB/RS, inaugurado, de forma inédita, pela Ordem dos Advogados do Brasil do RS. Visa fortalecer a advocacia gaúcha, promovendo a realização de estudos jurídicos, a criação de repositório de teses e julgados.
Texto enviado ao JurisWay em 03/05/2011.
Indique este texto a seus amigos
De forma inédita e ousada, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul instalou oficialmente, no mês passado, o Centro de Estudos da OAB/RS, depois de implementação e estruturação no decorrer de 2010. Tem como principal objetivo fortalecer a advocacia gaúcha, promovendo a realização de estudos jurídicos, a criação de repositório de teses, julgados e melhores práticas e, ainda, a defesa dos direitos e prerrogativas dos advogados.
O Centro de Estudos é um importante segmento da OAB/RS, dividido em Centro de Conclusões, Banco do Conhecimento e o Provalor – Programa de Valorização da Advocacia.
O Centro de Conclusões realiza estudos jurídicos, visando a consolidação da interpretação do direito, cujos enunciados serão submetidos ao crivo do Conselho da OAB. Constitui-se de cinco coordenadorias: a)- Ciências Criminais, Política Criminal e Criminologia; b)- Direito das Famílias e Sucessões; c)- Direito do Trabalho e Previdenciário; d)- Direito Tributário e Comercial: e)- Direito Civil, Processo Civil, Eleitoral e Administrativo.
O Banco do Conhecimento, responsável pela divulgação de trabalhos jurídicos nas diversas áreas do direito, com ampla divulgação de informação técnica e prática da melhor advocacia, possui três bancos: teses, julgados e melhores práticas.
O Provalor, com o intuito de minimizar os problemas dos profissionais no efetivo exercício da advocacia, juntamente com outros setores da OAB/RS, identificará as expectativas dos profissionais, as respectivas e inúmeras dificuldades, erradicando toda e qualquer forma de ataque que importe em desvalorização dessa fundamental e nobre profissão, sempre em busca da efetiva valorização da advocacia. Nesse sentido, por meio de convênio firmado com a Universidade de Santa Cruz do Sul, será realizada inédita pesquisa mapeando a real situação enfrentada pelos advogados gaúchos.
A proposta do Centro de Estudos é fortalecer a advocacia, consolidando entendimento da advocacia sobre determinados temas, dissiminando conhecimento, de forma a que as melhores práticas, teses e julgados sejam identificados e colocados à disposição dos advogados do Estado, o que favorecerá a qualificação dos trabalhos jurídicos, enobrecendo a advocacia - função essencial da Justiça, nos termos do que reza o artigo 133 da Constituição Federal. Visa, ainda, minimizar ou, quiçá, extinguir as dificuldades vivenciadas pelos profissionais da área, atacando toda e qualquer tentativa de afronta aos direitos e prerrogativas dos advogados.
A advocacia gaúcha, os cidadãos jurisdicionados, o Poder Judiciário e o Estado como todo serão beneficiados com essa brilhante iniciativa que, a evidência, conta com a colaboração de todos os profissionais da área para a identificação de eventuais problemas que possam estar impedindo o livre exercício do labor ou, ainda, violando direitos e prerrogativas legalmente previstas. De igual forma, os profissionais poderão contribuir com o repositório jurídico, colaborando para a elaboração de um grande e inigualável banco de informações.
Estamos, nós advogados gaúchos, de parabéns por mais essa oportunidade, cumprindo saudar a nossa Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e todos os profissionais direta ou indiretamente envolvidos na iniciativa e operacionalidade.
Lizete Andreis Sebben
Advogada e ex-Juiza do TRE/RS
www.lizetesebben.com.brComentários e Opiniões
1) Alexandre (15/05/2011 às 10:25:56) ![]() Parabéns por esta brilhante iniciativa, gostaria e tenho certeza que se estenderá às demais seccionais do País. | |
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |