JurisWay - Sistema Educacional Online
 
JurisWay - Produção de Textos com Certificado
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Seja um espelho para sua equipe


Autoria:

Paulo Barreto Dos Santos


Prof. Paulo Barreto dos Santos é analista da Divisão de Compras da Prodesp,Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Negociação (INPG), Professor Universitário e palestrante motivacional.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Esporte e Alimentação saudável
Desenvolvimento Pessoal

O desafio do administrador do futuro
Desenvolvimento Pessoal

Caminhos
Desenvolvimento Pessoal

Resumo:

Muito se tem falado sobre liderança nas organizações do século 21. Há vários tipos de liderança no cenário corporativo, na política e no mundo. Mas o verdadeiro líder é aquele que possui habilidade de lidar com as pessoas com prazer, respeito e amor.

Texto enviado ao JurisWay em 13/08/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Muito se tem falado sobre liderança nas organizações do século 21. Há vários tipos de liderança no cenário corporativo, na política e no mundo. Mas o verdadeiro líder é aquele que possui habilidade de lidar com as pessoas com prazer, respeito e amor.

Com o avanço da globalização, todos os líderes precisam aprender o verdadeiro sentido de "servir", a fim de desempenhar seu papel com sucesso, pois as profundas mudanças no cenário global (tecnológicas, demográficas, governamentais e econômicas) tornaram obsoleta a figura daquele chefe arrogante, o "sabe-tudo". Por outro lado, novos elementos estão cada vez mais ocupando posição de destaque para o sucesso das organizações: colaboradores, fornecedores, equipe de trabalho e o líder.

Com o crescimento das empresas no cenário global, o líder de hoje tem que enfrentar as crises com muita determinação e persistência; é preciso arregaçar as mangas e fazer valer seu potencial de trabalho em equipe. Nestes tempos, não há lugar para desânimo, mas sim para pessoas motivadas e com uma visão mais holística do mercado e proativas.

O verdadeiro líder está a serviço dos resultados da sua equipe e funciona para ela como um espelho. Por isso, ele deverá dar bons exemplos porque os liderados serão seu próprio reflexo. Espera-se de um líder princípios elementares como ética, humildade, empatia, coragem, persistência, integridade.

Princípios que muitas vezes parecem perdidos. O país vive hoje uma das piores crises políticas de que se tem notícia. Não cabe aqui altercar este assunto. O que importa para nós, administradores, é saber que todas as crises devem ser encaradas sem medo. Podemos fazer algo melhor para o nosso país, agindo e participando de uma discussão sociopolítica; contribuindo com a sociedade.

Tenho várias histórias de líderes; se fosse citá-las, levaria um bom tempo. Desde meu ingresso na faculdade de Administração, venho estudando os estilos de liderança, porque acredito no verdadeiro espírito de um líder e na sua capacidade de fazer e de realizar.

Um bom exemplo a ser citado é estilo do líder-servidor, que estimula as pessoas a perseverarem em seus sonhos, que sabe ouvir, é leal e transparente, acredita no valor humano, estuda constantemente fórmulas para agregar valor à sua organização, ao seu grupo e a todos que buscam colaborar.

Uma qualidade de um líder servidor é a sensibilidade e a capacidade de trabalhar em equipe. O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos para alcançar seus objetivos e metas dentro e fora da organização. O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar dos outros (empatia), saber trabalhar com gente em situação complexa e não apenas administrar recursos, atribuição básica dos gerentes operacionais.

É positivo que um líder tenha bom humor. Ninguém é infalível; portanto, para sobreviver nestes tempos difíceis, é bom saber rir de si mesmo e das situações difíceis. O bom humor é a melhor arma para evitar que sua equipe enlouqueça neste mercado tão competitivo e estressante.

Nunca é tarde para fazer algumas coisas. O dia tem 24 horas para todos. As oportunidades estão espalhadas pelos quatro cantos, basta ficar atento e antenado com o mercado. Estude, cante, grite, fale, se emocione, chore, deixe a criança que existe em você viver sem medo de ser feliz e seja um verdadeiro Líder-Servidor.

Prof. Paulo Barreto dos Santos

é analista da Divisão de Compras da Prodesp, pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Negociação (INPG), Professor Universitário e palestrante motivacional.
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Paulo Barreto Dos Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Edilson (25/10/2010 às 17:57:20) IP: 187.52.114.119
É VERDADE TEMOS QUER TER SENSIBILIDADE e compreensão para lidar com os duversos tipos de situação que vivemos.
2) Massilon (09/12/2010 às 22:56:08) IP: 187.33.82.66
SERVIR, esse, sem dúvida, deve ser o principal foco do lider.
3) Vicente (08/02/2011 às 06:07:28) IP: 189.82.7.115
em tempos onde muitas pessoas se dizem líderes é bom verificarmos se somos ou não,através das caracteristicas apresentadas no texto.
4) Joana (15/02/2011 às 23:13:22) IP: 200.139.148.157
Todas estas caracteriscas de um bom lider, devem ser avaliadas em cada um de nós,como ser humano a fim de descobrirmos a própria liderança e apartir desta avaliação poder pretender liderança de qualquer natureza...Mais ou menos importante as qualidades de bom ser humano são as mesmas:HONESTIDADE AUTENTICIDADE SIMPLICIDADE e tudo o mais que nos completa profissionalmente e individualmente...
5) Arayana (15/06/2011 às 18:53:54) IP: 187.64.75.196
Quando percebemos que precisamos dos outros e aprendemos que juntos somos melhores, entedemos o trabalhar em uma equipe. Agradeço a Deus por colocar em minha vida pessoas que juntamente comigo são soma para uma vida cheia de desafios a cumprir.
6) Paulo (22/09/2011 às 17:34:19) IP: 201.55.6.192
Obrigado a todos pelo feedback, realmente temos que agradecer a cada dia, as pessoas, as nossas famílias.
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ela é igualmente essencial em todas as demais funções da Administração.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2017. JurisWay - Todos os direitos reservados