JurisWay - Sistema Educacional Online
 
JurisWay - Servidor Público na Lei 8.112 com Certificado
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Seja um espelho para sua equipe


Autoria:

Paulo Barreto Dos Santos


Prof. Paulo Barreto dos Santos é analista da Divisão de Compras da Prodesp,Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Negociação (INPG), Professor Universitário e palestrante motivacional.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Esporte e Alimentação saudável
Desenvolvimento Pessoal

O desafio do administrador do futuro
Desenvolvimento Pessoal

Caminhos
Desenvolvimento Pessoal

Resumo:

Muito se tem falado sobre liderança nas organizações do século 21. Há vários tipos de liderança no cenário corporativo, na política e no mundo. Mas o verdadeiro líder é aquele que possui habilidade de lidar com as pessoas com prazer, respeito e amor.

Texto enviado ao JurisWay em 13/08/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Muito se tem falado sobre liderança nas organizações do século 21. Há vários tipos de liderança no cenário corporativo, na política e no mundo. Mas o verdadeiro líder é aquele que possui habilidade de lidar com as pessoas com prazer, respeito e amor.

Com o avanço da globalização, todos os líderes precisam aprender o verdadeiro sentido de "servir", a fim de desempenhar seu papel com sucesso, pois as profundas mudanças no cenário global (tecnológicas, demográficas, governamentais e econômicas) tornaram obsoleta a figura daquele chefe arrogante, o "sabe-tudo". Por outro lado, novos elementos estão cada vez mais ocupando posição de destaque para o sucesso das organizações: colaboradores, fornecedores, equipe de trabalho e o líder.

Com o crescimento das empresas no cenário global, o líder de hoje tem que enfrentar as crises com muita determinação e persistência; é preciso arregaçar as mangas e fazer valer seu potencial de trabalho em equipe. Nestes tempos, não há lugar para desânimo, mas sim para pessoas motivadas e com uma visão mais holística do mercado e proativas.

O verdadeiro líder está a serviço dos resultados da sua equipe e funciona para ela como um espelho. Por isso, ele deverá dar bons exemplos porque os liderados serão seu próprio reflexo. Espera-se de um líder princípios elementares como ética, humildade, empatia, coragem, persistência, integridade.

Princípios que muitas vezes parecem perdidos. O país vive hoje uma das piores crises políticas de que se tem notícia. Não cabe aqui altercar este assunto. O que importa para nós, administradores, é saber que todas as crises devem ser encaradas sem medo. Podemos fazer algo melhor para o nosso país, agindo e participando de uma discussão sociopolítica; contribuindo com a sociedade.

Tenho várias histórias de líderes; se fosse citá-las, levaria um bom tempo. Desde meu ingresso na faculdade de Administração, venho estudando os estilos de liderança, porque acredito no verdadeiro espírito de um líder e na sua capacidade de fazer e de realizar.

Um bom exemplo a ser citado é estilo do líder-servidor, que estimula as pessoas a perseverarem em seus sonhos, que sabe ouvir, é leal e transparente, acredita no valor humano, estuda constantemente fórmulas para agregar valor à sua organização, ao seu grupo e a todos que buscam colaborar.

Uma qualidade de um líder servidor é a sensibilidade e a capacidade de trabalhar em equipe. O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos para alcançar seus objetivos e metas dentro e fora da organização. O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar dos outros (empatia), saber trabalhar com gente em situação complexa e não apenas administrar recursos, atribuição básica dos gerentes operacionais.

É positivo que um líder tenha bom humor. Ninguém é infalível; portanto, para sobreviver nestes tempos difíceis, é bom saber rir de si mesmo e das situações difíceis. O bom humor é a melhor arma para evitar que sua equipe enlouqueça neste mercado tão competitivo e estressante.

Nunca é tarde para fazer algumas coisas. O dia tem 24 horas para todos. As oportunidades estão espalhadas pelos quatro cantos, basta ficar atento e antenado com o mercado. Estude, cante, grite, fale, se emocione, chore, deixe a criança que existe em você viver sem medo de ser feliz e seja um verdadeiro Líder-Servidor.

Prof. Paulo Barreto dos Santos

é analista da Divisão de Compras da Prodesp, pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Negociação (INPG), Professor Universitário e palestrante motivacional.
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Paulo Barreto Dos Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Edilson (25/10/2010 às 17:57:20) IP: 187.52.114.119
É VERDADE TEMOS QUER TER SENSIBILIDADE e compreensão para lidar com os duversos tipos de situação que vivemos.
2) Massilon (09/12/2010 às 22:56:08) IP: 187.33.82.66
SERVIR, esse, sem dúvida, deve ser o principal foco do lider.
3) Vicente (08/02/2011 às 06:07:28) IP: 189.82.7.115
em tempos onde muitas pessoas se dizem líderes é bom verificarmos se somos ou não,através das caracteristicas apresentadas no texto.
4) Joana (15/02/2011 às 23:13:22) IP: 200.139.148.157
Todas estas caracteriscas de um bom lider, devem ser avaliadas em cada um de nós,como ser humano a fim de descobrirmos a própria liderança e apartir desta avaliação poder pretender liderança de qualquer natureza...Mais ou menos importante as qualidades de bom ser humano são as mesmas:HONESTIDADE AUTENTICIDADE SIMPLICIDADE e tudo o mais que nos completa profissionalmente e individualmente...
5) Arayana (15/06/2011 às 18:53:54) IP: 187.64.75.196
Quando percebemos que precisamos dos outros e aprendemos que juntos somos melhores, entedemos o trabalhar em uma equipe. Agradeço a Deus por colocar em minha vida pessoas que juntamente comigo são soma para uma vida cheia de desafios a cumprir.
6) Paulo (22/09/2011 às 17:34:19) IP: 201.55.6.192
Obrigado a todos pelo feedback, realmente temos que agradecer a cada dia, as pessoas, as nossas famílias.
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ela é igualmente essencial em todas as demais funções da Administração.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2017. JurisWay - Todos os direitos reservados