Outros artigos do mesmo autor
Esporte e Alimentação saudávelDesenvolvimento Pessoal
CaminhosDesenvolvimento Pessoal
O desafio do administrador do futuroDesenvolvimento Pessoal
Outros artigos da mesma área
FORMATANDO TRABALHOS JURÍDICOS DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT: Manual Prático
Vestir-se ou travestir-se de Polícia?
Drogas e alcoolismo - Internação gratuita é obrigação do Estado.
Como alcançar a tão sonhada aprovação no Exame de Ordem, por Duarte Jr.
A Polícia, a Legislação e o poder paralelo
A Nudez dos Escritórios Jurídicos
Insensibilidade e descaso até na morte dos nossos policiais
Resumo:
Muito se tem falado sobre liderança nas organizações do século 21. Há vários tipos de liderança no cenário corporativo, na política e no mundo. Mas o verdadeiro líder é aquele que possui habilidade de lidar com as pessoas com prazer, respeito e amor.
Texto enviado ao JurisWay em 13/08/2010.
Indique este texto a seus amigos
Muito se tem falado sobre liderança nas organizações do século 21. Há vários tipos de liderança no cenário corporativo, na política e no mundo. Mas o verdadeiro líder é aquele que possui habilidade de lidar com as pessoas com prazer, respeito e amor.
Com o avanço da globalização, todos os líderes precisam aprender o verdadeiro sentido de "servir", a fim de desempenhar seu papel com sucesso, pois as profundas mudanças no cenário global (tecnológicas, demográficas, governamentais e econômicas) tornaram obsoleta a figura daquele chefe arrogante, o "sabe-tudo". Por outro lado, novos elementos estão cada vez mais ocupando posição de destaque para o sucesso das organizações: colaboradores, fornecedores, equipe de trabalho e o líder.
Com o crescimento das empresas no cenário global, o líder de hoje tem que enfrentar as crises com muita determinação e persistência; é preciso arregaçar as mangas e fazer valer seu potencial de trabalho em equipe. Nestes tempos, não há lugar para desânimo, mas sim para pessoas motivadas e com uma visão mais holística do mercado e proativas.
O verdadeiro líder está a serviço dos resultados da sua equipe e funciona para ela como um espelho. Por isso, ele deverá dar bons exemplos porque os liderados serão seu próprio reflexo. Espera-se de um líder princípios elementares como ética, humildade, empatia, coragem, persistência, integridade.
Princípios que muitas vezes parecem perdidos. O país vive hoje uma das piores crises políticas de que se tem notícia. Não cabe aqui altercar este assunto. O que importa para nós, administradores, é saber que todas as crises devem ser encaradas sem medo. Podemos fazer algo melhor para o nosso país, agindo e participando de uma discussão sociopolítica; contribuindo com a sociedade.
Tenho várias histórias de líderes; se fosse citá-las, levaria um bom tempo. Desde meu ingresso na faculdade de Administração, venho estudando os estilos de liderança, porque acredito no verdadeiro espírito de um líder e na sua capacidade de fazer e de realizar.
Um bom exemplo a ser citado é estilo do líder-servidor, que estimula as pessoas a perseverarem em seus sonhos, que sabe ouvir, é leal e transparente, acredita no valor humano, estuda constantemente fórmulas para agregar valor à sua organização, ao seu grupo e a todos que buscam colaborar.
Uma qualidade de um líder servidor é a sensibilidade e a capacidade de trabalhar em equipe. O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos para alcançar seus objetivos e metas dentro e fora da organização. O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar dos outros (empatia), saber trabalhar com gente em situação complexa e não apenas administrar recursos, atribuição básica dos gerentes operacionais.
É positivo que um líder tenha bom humor. Ninguém é infalível; portanto, para sobreviver nestes tempos difíceis, é bom saber rir de si mesmo e das situações difíceis. O bom humor é a melhor arma para evitar que sua equipe enlouqueça neste mercado tão competitivo e estressante.
Nunca é tarde para fazer algumas coisas. O dia tem 24 horas para todos. As oportunidades estão espalhadas pelos quatro cantos, basta ficar atento e antenado com o mercado. Estude, cante, grite, fale, se emocione, chore, deixe a criança que existe em você viver sem medo de ser feliz e seja um verdadeiro Líder-Servidor.
Prof. Paulo Barreto dos Santos
Comentários e Opiniões
1) Edilson (25/10/2010 às 17:57:20) ![]() É VERDADE TEMOS QUER TER SENSIBILIDADE e compreensão para lidar com os duversos tipos de situação que vivemos. | |
2) Massilon (09/12/2010 às 22:56:08) ![]() SERVIR, esse, sem dúvida, deve ser o principal foco do lider. | |
3) Vicente (08/02/2011 às 06:07:28) ![]() em tempos onde muitas pessoas se dizem líderes é bom verificarmos se somos ou não,através das caracteristicas apresentadas no texto. | |
4) Joana (15/02/2011 às 23:13:22) ![]() Todas estas caracteriscas de um bom lider, devem ser avaliadas em cada um de nós,como ser humano a fim de descobrirmos a própria liderança e apartir desta avaliação poder pretender liderança de qualquer natureza...Mais ou menos importante as qualidades de bom ser humano são as mesmas:HONESTIDADE AUTENTICIDADE SIMPLICIDADE e tudo o mais que nos completa profissionalmente e individualmente... | |
5) Arayana (15/06/2011 às 18:53:54) ![]() Quando percebemos que precisamos dos outros e aprendemos que juntos somos melhores, entedemos o trabalhar em uma equipe. Agradeço a Deus por colocar em minha vida pessoas que juntamente comigo são soma para uma vida cheia de desafios a cumprir. | |
6) Paulo (22/09/2011 às 17:34:19) ![]() Obrigado a todos pelo feedback, realmente temos que agradecer a cada dia, as pessoas, as nossas famílias. A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ela é igualmente essencial em todas as demais funções da Administração. | |
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |