JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Socorro. Pare! Ajude.


Autoria:

Elisangela Marcia Dos Santos


Elisângela Santos, Advogada, Pós-graduanda em Direito Processual pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - IEC-PUC MINAS, Formada pela PUC MINAS. Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde em Contagem/MG. Dinâmica e atuante na sociedade em que vive."Escrever é uma arte". Graciliano Ramos

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Dignidade é respeito!
Direitos Humanos

Senado
Outros

O papel da perícia psicológica na execução penal
Direito Penal

Parentesco x Capacidade
Direito Constitucional

Intervenção de Terceiros
Direito Processual Civil

Mais artigos...

Resumo:

Uma das grandes violências inadimissiveis, é a exploração sexual infantil. Um tema dura de ser discutido, pois quando falamos em criança lembramos de sua dependência e confiança nos adultos. Muitos desses que deveriam cuidar estão maltratando.

Texto enviado ao JurisWay em 12/11/2009.

Última edição/atualização em 17/11/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

           Atualmente, a exploração sexual de crianças e adolescentes toma um grande espaço na mídia. O Estatuto da Criança e do Adolescente, conhecido como ECA, em vigor desde 1990, resguarda com veemência seus direitos. Mas, não esta conseguindo diminuir os casos de exploração sexual, que continua crescendo. A pedofilia é um delito tão alarmante na nossa sociedade que entrou em vigor a lei nº 3.773/2008 que transforma em crime o armazenamento de imagens de sexo envolvendo crianças e adolescentes.
            Então, o que fazer para combater essa exploração ? A ação do governo, através da nova lei é uma das formas, sua aplicação poderá exercer uma coerção nos possíveis criminosos. A reestruturação dos valores familiares que hoje se encontram em decadência, também é um forte aliado. Uma família com valores éticos e morais possui mecanismos para educar bem as crianças e conseqüentemente, transformará os adolescentes.
            A educação tem um papel fundamental nessa luta. A escola integrada (modelo americano), onde as crianças e os adolescentes permanecem na escola o dia inteiro, pode contribuir para que eles adquiram conhecimento. Durante o período do dia, os pais estão trabalhando e eles permanecem em casa, muitas vezes sem orientações de algum adulto. A escola integrada tem como foco, além do “ensino básico”, elaborar atividades que despertem a criatividade e a cidadania, para contribuição na formação de cidadãos.
 
            Portanto, o combate a exploração sexual, faz parte da competência coletiva do governo, da família e da sociedade. Essas “instituições” são responsáveis diretamente para o bom desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Não podemos fechar os olhos para o pedido de socorro que escutamos todos os dias. Devemos cuidar do futuro do nosso país, que são os jovens.

Elisângela Márcia dos Santos- universitária do

Curso de Direito da PUC/Betim e

funcionária pública da saúde de Contagem.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Elisangela Marcia Dos Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados