JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

TESTAMENTOS ESPECIAIS


Autoria:

Giovanna Coli Bernardo


Cursando o 5 ano na faculdade de direito

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

CONDIÇÕES DE EFICÁCIA DA DESERDAÇÃO NO DIREITO SUCESSÓRIO
Direito das Sucessões

Resumo:

Testamentos especias: o testamento militar

Texto enviado ao JurisWay em 08/11/2009.

Última edição/atualização em 11/11/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

TESTAMENTO MILITAR

Testamento militar é o elaborado por militar e outras pessoas a serviço das Forças Armadas em campanha, que estejam participando de operações de guerra, dentro ou fora do País.

A locução"militares" abrange não somente os integrantes das Forças Armadas, como tambem das Polícias Militares e outras forças auxiliares.

Alguns comentadores do Código Civil brasileiro, atendendo ao espirito da lei, à ratio legis,  têm entendido que podem recorrer ao testamento militar os civis que visitam parente no campo de batalha, embora a letra da lei a eles não se refira.

Algumas formalidades são exigidas paraa validade do testamento militar.

São elas:

a) Que a Força esteja em campanha, assim como em praça sitiada, ou que esteja de comunicações interrompidas. Considera-se igualmente, em campanha a Força Armada designada para cumprir missões de paz, ou garantir a segurança em territórios conflagrados, em nome de organismos internacionais, como a ONU, por exemplo.

Amplia a própria lei a faculdadede fazer testamento militar aos civis a serviço do exército.

b) Que o disponente se encontre participando da guerra, em campanha, ou em praça sitiada, sem a possibilidadede afastar-se das tropas ou do campo de batalha. Admite-se que todas as pessoas que se agreguem às Forças Armadas, por estarem expostos aos mesmos riscos, perigos e dificuldade, podem fazer uso do testamento militar.

c) Que não haja, no local, um tabelionato em que o interessado em testar possa dispor de seus bens pela forma ordinária.

d) Quea situação de perigo seja real, ante a possibilidade de não subsistir com vida após uma batalha ou até o término do conflito armado.

O tetamento militar pode revestir três formas: a assemelhada ao testamento publico, a correspondente ao cerrado e a nuncupativa.

Caduca o testamento militar, desde que, depois dele, o testador esteja, noventa dias seguidos, em lugar onde possa testar de forma ordinári, salvo se esse testamento apresentar as solenidades  prescritas no parágrafo único do ar 1894 CC.

O art 1895 CC prevê a hipotese de testamento militar que não caduca, seria esse o testamento militar semelhante ao cerrado. Pelo fato de ser escrito de proprio punho, datado e assinado pelo testador, obedecendo ainda as outras solenidades previstas no artigo 1894 CC. 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Giovanna Coli Bernardo) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados