JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Criminologia


Autoria:

Filipe Reginaldo Tostes


Graduação em Direito, pós Graduação em Direito Penal - FMSP; Direito Empresarial; Pós graduação Docência no Ensino Superior; Alguns artigos publicados em sites jurídicos diversos. Formado em direito pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura.Estágios: Justiça Federal 4^ região,TJMG, VEC, e também na procuradoria geral do município - PGM. Sócio em conta de partipação de um dos escritórios renomados em matéria de direito tributário e outros ramos na seara jurídica. Contato: conteudojuridicojf@gmail.com

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A criminologia é a ciência que estuda os crimes e seus motivos.

Texto enviado ao JurisWay em 31/05/2023.

Última edição/atualização em 14/07/2024.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Introdução

A criminologia é a ciência que estuda os crimes e seus motivos, bem como o comportamento humano relacionado ao delito. É uma área multidisciplinar que usa conhecimentos de diversas ciências sociais, como a sociologia, a psicologia, o direito, entre outras. Neste e-book, vamos discutir as principais teorias da criminologia e suas aplicações na prática.


Principais Teorias

Teoria do Positivismo Criminológico - Essa teoria foi desenvolvida por Cesare Lombroso, que acreditava que o crime era causado por defeitos físicos e mentais presentes em certos indivíduos. Lombroso criou o conceito de "criminoso nato", ou seja, pessoas que já nasceram com predisposição para cometer crimes. Críticos da teoria argumentam que as causas do crime são muito mais complexas do que isso e que fatores como o ambiente e a educação podem ter um papel significativo na determinação do comportamento criminoso.

Teoria do Modelo de Associação Diferencial - Criada por Edwin Sutherland, essa teoria propõe que o comportamento criminoso é aprendido pelo contato com outras pessoas que já praticam crimes. Sutherland acredita que as relações sociais desempenham um papel importante na determinação do comportamento criminoso, pois é por meio delas que se aprende os valores e normas sociais que influenciam o comportamento. Seguindo essa linha de raciocínio, criminosos são motivados pelo desejo de obter recompensas ou evitar punições.

Teoria do Controle Social - Essa teoria enfatiza o papel do controle social na prevenção do crime. Segundo ela, as pessoas são naturalmente inclinadas a comportamentos desviantes e criminosos, mas o controle social, que inclui a família, a escola, as leis e as instituições sociais, atua como uma barreira para impedir que esses comportamentos sejam expressos. Quanto mais forte o controle social, menor a probabilidade de o indivíduo cometer crimes.


Aplicações na Prática

Prevenção ao Crime - As teorias da criminologia estão sendo usadas para desenvolver programas de prevenção ao crime que abordam os fatores de risco que levam ao comportamento criminoso. Esses programas visam reduzir os índices de criminalidade por meio do fortalecimento do controle social, da redução do acesso às armas e drogas, do combate à violência doméstica e do incentivo à educação e ao trabalho.

Políticas de Justiça Criminal - As teorias da criminologia estão sendo usadas para avaliar e reformular as políticas de justiça criminal. Por exemplo, a teoria dos crimes relacionados ao gênero tem sido usada para entender a violência doméstica e sexual e para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e intervenção. Da mesma forma, a teoria dos crimes relacionados ao meio ambiente tem sido usada para combater a poluição e a exploração ilegal dos recursos naturais.


Conclusão

A criminologia é uma ciência importante para entender e prevenir o crime. As teorias discutidas neste texto são apenas algumas das muitas teorias existentes, mas são fundamentais para o desenvolvimento de práticas e políticas eficazes na área de prevenção e justiça criminal. É importante que governos, instituições sociais e indivíduos estejam familiarizados com essas teorias para garantir uma sociedade mais segura e justa.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Filipe Reginaldo Tostes) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados