envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
A Constituição AmericanaOutros
Perda de mandato eletivo em decorrência de sentença criminal condenatória transitada em julgado Direito Constitucional
Reforma da Previdência - Impacto, Justificativa e ImplicaçõesDireito Previdenciário
Processo Legislativo BrasileiroDireito Constitucional
A PROBLEMÁTICA DA TAXATIVIDADE DO AGRAVO DE INSTRUMENTO NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVILDireito Processual Civil
Outros artigos da mesma área
DEFESA DE AÇÃO DE COBRANÇA DE CUSTO DE OBRA CENTRADA NA NULIDADE DE ASSEMBLÉIA
O ART. 745-A DO CPC: O PARCELAMENTO DA DÍVIDA EXEQÜENDA: AVANÇO OU RETROCESSO?
O Judiciário contemporâneo na sociedade órfã
A ARBITRAGEM E O DIREITO PROCESSUAL CIVIL: As vantagens e as desvantagens da arbitragem judicial
Intolerância Religiosa e o Princípio da Instrumentalidade das Formas
ANÁLISE SOBRE O ARTIGO 307 DO ANTEPROJETO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
A APARENTE CONTRADIÇÃO ENTRE O PROCESSO CIVIL E A LEI DE EXECUÇÃO FISCAL




Resumo:
A ampla defesa e o contraditório são postulados jurídicos fundamentais que se encontram presentes em diversos sistemas jurídicos ao redor do mundo...
Texto enviado ao JurisWay em 03/04/2023.
Última edição/atualização em 27/02/2024.
Indique este texto a seus amigos 
A ampla defesa e o contraditório são postulados jurídicos fundamentais que se encontram presentes em diversos sistemas jurídicos ao redor do mundo, especialmente em países que adotam a tradição jurídica romano-germânica. Estes princípios são considerados essenciais para garantir uma mínima justiça processual, porquanto asseguram que ambas as partes possam defender seus interesses de forma equitativa perante o poder judiciário.
O princípio da ampla defesa implica que todo indivíduo tem o direito de se valer dos meios legítimos disponíveis para assegurar a proteção de seus direitos e interesses perante o poder judiciário, inclusive o direito de recorrer a profissionais do ramo da advocacia, bem como de aptidões técnicas e científicas que lhe forem pertinentes. A ampla defesa se torna ainda mais importante em casos onde o Estado exerce o papel de autor, ou seja, quando há um processo criminal contra o indivíduo. Nesses casos, é necessário que se assegure que a pessoa acusada tenha todos os meios disponíveis para exercer sua defesa, garantindo assim um julgamento justo e imparcial.
Por seu turno, o princípio do contraditório assegura que ambas as partes tenham um espaço para expor sua versão dos fatos a fim de que o juízo possa compreender suas pretensões e argumentos. Desse modo, um dos objetivos da audiência é assegurar que as partes tenham a oportunidade de se contradizerem, podendo assim debater diretamente seus argumentos perante o magistrado.
Assim, a ampla defesa e o contraditório se constituem em princípios inafastáveis do devido processo legal, que visam assegurar uma mínima justiça processual e o equilíbrio e igualdade das partes. Sendo assim, sua violação ou não observância pode acarretar na nulidade do processo ou na anulação de decisões judiciais proferidas.
FRT.JURIS
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |