JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O preço do almoço grátis


Autoria:

Gustavo Rocha


Advogado Pós-Graduado Gerente jurídico por 4 anos Membro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RS Membro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RS Membro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OAB Implanta gestão e softwares jurídicos desde 1997 Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/O Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico. 10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e Portugal Mais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticas Palestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico Contato direto: gustavo@gustavorocha.com

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Quatro pilares do crescimento
Desenvolvimento Pessoal

A Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil vai pegar?
Desenvolvimento Pessoal

Qualidades, defeitos ou visão?
Desenvolvimento Pessoal

E o cartório, como fica?
Desenvolvimento Profissional

Advocacia 5.0: rolling release
Desenvolvimento Profissional

Mais artigos...

Resumo:

O preço do almoço grátis

Texto enviado ao JurisWay em 30/09/2019.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Mais uma coluna publicada no portal Espaço Vital assinada por mim sobre o tema da gratuidade de produtos no mercado.

Como já afirmei no artigo “Não existe almoço grátis, qualquer aplicativo ou saite que fornece algo supostamente gratuito está coletando dados, querendo saber mais sobre nossos hábitos, entre outras questões.

Neste ano, um dos principais aplicativos que demonstraram esta problemática foi o do FaceApp – mencionado no artigo acima – que teve mais um desdobramento recentemente: o Procon de São Paulo multou o Google em R$ 9 milhões e a Apple em R$ 7 milhões.

Estas multas acendem uma reflexão importante: se quem coletou os dados foi o FaceApp, porque o Google e Apple foram multados?

Entendeu o Procon paulista que Google e Apple deveriam ter disponibilizado as condições de uso do aplicativo em português e que cláusulas que remetem a solução de litígios na Califórnia e que diminuem os direitos do consumidor seriam abusivas. Mais: mesmo não tendo participado do debate das cláusulas do aplicativo ou da coleta de dados do mesmo, pelo fato de disponibilizarem o aplicativo, Google e Apple seriam responsáveis em conjunto com ele.

Tal decisão se mostra um marco importante e com consequências fortes na tecnologia. Afinal, quantos outros aplicativos na Play Store ou Apple Store possuem regras similares e/ou abusivas? Incluindo jogos? Seria a possibilidade de multas em série?

Penso que o importante é perceber que o Estado está buscando soluções administrativas e quiçá jurídicas para estes problemas (e porque não dizer que buscando receitas, já que sabe-se lá quem fez o FaceApp, mas o Google e Apple são fáceis de multar e cobrar), e com isto deixando o consumidor mais “protegido”. Por isso, reafirmo categoricamente: não existe almoço grátis! E o preço disto pode ser salgado às empresas, como visto e ao usuário, pois seus dados são essenciais para a vida eletrônica.

Em menos de um ano teremos a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados. Seu escritório está preparado? Seu cliente, está preparado?

Não deixe pra última hora. Preparar-se para a LGPD pode levar até mais de um ano…

Fonte: https://espacovital.com.br/publicacao-37287-o-preco-do-almoco-gratis

Crítico não? A lei tem mudado muito, o direito não é mais o mesmo, precisamos estar atualizados sempre!

Concorda? Discorda? Comente!



#FraternoAbraço #GustavoRocha

Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria | Marketing Jurídico | Fluxos Internos | Plano de Carreira | Financeiro
(51) 98163.3333 | gustavo@gustavorocha.com | www.gustavorocha.com
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Rocha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2021. JurisWay - Todos os direitos reservados