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Resumo:
Privacidade custa caro!
Texto enviado ao JurisWay em 14/08/2019.
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Divido um artigo da minha coluna On/OFF no Espaço Vital:
Privacidade custa caro, o Facebook que o diga! Acabou de selar um acordo de US$ 5 bilhões com o governo americano pelos dados vazados pela consultoria política Cambridge Analytica e mais US$ 100 milhões ao órgão regulador de mercado e capitais americano, por vazamento de dados.
E isto realmente importa a nós, aqui no Brasil?
Sim, e muito! O mercado mundial tem dado exemplos claros que os dados custam muito as empresas.
Tivemos na Europa multas de mais de 100 milhões contra o Google por falta de consentimento específico (o que quer dizer que havia consentimento de uso do usuário final, mas não específico a um serviço; por exemplo, era o mesmo termo de consentimento para Gmail e Google Agenda e deveria ser um termo para cada serviço). E agora o Facebook fecha um acordo de mais de 5 bilhões de dólares focado no mesmo termo: Dados – Privacidade dos Dados.
Infelizmente não temos cultura de dados no Brasil. Fornecemos nosso CPF, RG, endereço e telefone a qualquer pesquisa de rua ou ligação telefônica e por esta razão – além do risco de malfeitores usarem nossos dados para fins escusos – devemos estar atentos à Lei Geral de Proteção de Dados que entra em vigor em agosto de 2020.
Dirão alguns que “falta mais de um ano para a lei entrar em vigor, temos tempo” etc…
Ledo engano! Basta ler a lei para perceber que as adequações necessárias a empresas, incluindo escritórios de advocacia, será grande, e urge começar o quanto antes.
Algumas perguntas básicas para nivelar conhecimento:
+ O que é DPIA?
+ Qual a função do controlador e encarregado de dados?
+ Com que tipo de dados o seu negócio lida?
+ Quais os termos de consentimento que sua empresa usa?
+ Como cuidam os dados e temporalidade dos mesmos?
+ Trabalham com dados sensíveis?
+ Como o ´compliance´ da empresa está se adequando à realidade da Lei Geral de Proteção de Dados?
Parece grego tudo isto? Pois é… Está mais do que na hora de começar a estudar a lei e com ela verificar este gigante mercado que a advocacia tem em 2020!
Quem antes se torna autoridade no assunto, antes tem resultados.
Mãos à obra!
Fonte: https://espacovital.com.br/publicacao-37208-privacidade-custa-caro
#FraternoAbraço
Gustavo Rocha
Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
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