JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Não existe almoço grátis!


Autoria:

Gustavo Rocha


Advogado Pós-Graduado Gerente jurídico por 4 anos Membro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RS Membro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RS Membro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OAB Implanta gestão e softwares jurídicos desde 1997 Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/O Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico. 10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e Portugal Mais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticas Palestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico Contato direto: gustavo@gustavorocha.com

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Não existe almoço grátis!

Texto enviado ao JurisWay em 29/07/2019.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A frase do título é famosa, muita gente repete, entretanto, quando falamos de internet, de redes sociais e de modismos, parece que uma grande parte das pessoas esquece disto.

Entre tantos aplicativos do momento, há um em especial que vem tomando conta da cena do mercado e do gosto popular: O FaceApp.

Sim, aquele aplicativo dentro do Facebook que transforma o seu rosto em mais velho 40 anos. Inúmeras pessoas fazem a “brincadeira” de transformar-se em mais velho, incluindo advogados que postam sua foto de agora dizendo “Protocolada a inicial” e a foto gerada pelo aplicativo bem mais velho dizendo “Alvará recebido”.

Parece divertido, mas por que um aplicativo daria, de graça, esta brincadeira aos usuários de facebook?

Releia o título: Não existe almoço grátis! Ele não dá de graça a brincadeira. Ele cobra, e muito caro por ela.

Como assim?

O óbvio é que a foto em si, que é enviada ao servidor deles para ser tratada e posteriormente entregue com a “máscara da velhice”. Só com isto, ele sabe quem você é no Facebook, tem sua foto confirmada que é você, e muitos outras informações que você sequer sabe que deu a Facebook. Tal porque ao aceitar o contrato on line de adesão com eles, pouquíssimas pessoas leem o que está escrito.

Todos são bonzinhos, certo? Ou como é o lema do Google: “Não seja mau”

Não é bem assim. Veja aqui uma lista de informações que você autoriza o FaceApp a receber para ter a foto mais velho, além da foto, por óbvio:

1. Páginas da web visitadas por você;

2. Log file (ou seja, registro do que é feito no seu computador);

3. Identificador do dispositivo (computador ou celular) com poderes para acessar, coletar, monitorar e instalar programas que monitorem o dispositivo.

É o suficiente para se preocupar? Ainda não?

Então leia atentamente os termos de aceite do aplicativo e veja que ele pode, além de ter todos os dados enumerados acima, divulgar os dados com ele (quem fabrica este App?) com empresas parceiras (quais são?) e com convênios governamentais…

Ou seja, a sua foto e todos os dados do seu computador e/ou celular podem agora estar abastecendo as empresas que vendem ao governo softwares de rastreamento de rostos, aumentando a precisão destes e mais, pegando fotos e informações de outras pessoas que estão nestes aparelhos…

Não existe aplicativo ou almoço grátis. Sempre se paga e quando não se lê, quando apenas curtimos o efeito manada das redes sociais, acabamos por entregar muito mais do que uma foto, mas uma vida inteira de informações contidas em nossos celulares ou computadores.

#PraPensar

#FraternoAbraço

Gustavo Rocha
Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria
(51) 98163.3333 | gustavo@gustavorocha.com | www.gustavorocha.com

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Rocha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2021. JurisWay - Todos os direitos reservados