JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Não existe almoço grátis!


Autoria:

Gustavo Rocha


Advogado Pós-Graduado Gerente jurídico por 4 anos Membro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RS Membro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RS Membro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OAB Implanta gestão e softwares jurídicos desde 1997 Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/O Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico. 10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e Portugal Mais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticas Palestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico Contato direto: gustavo@gustavorocha.com

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Não existe almoço grátis!

Texto enviado ao JurisWay em 29/07/2019.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A frase do título é famosa, muita gente repete, entretanto, quando falamos de internet, de redes sociais e de modismos, parece que uma grande parte das pessoas esquece disto.

Entre tantos aplicativos do momento, há um em especial que vem tomando conta da cena do mercado e do gosto popular: O FaceApp.

Sim, aquele aplicativo dentro do Facebook que transforma o seu rosto em mais velho 40 anos. Inúmeras pessoas fazem a “brincadeira” de transformar-se em mais velho, incluindo advogados que postam sua foto de agora dizendo “Protocolada a inicial” e a foto gerada pelo aplicativo bem mais velho dizendo “Alvará recebido”.

Parece divertido, mas por que um aplicativo daria, de graça, esta brincadeira aos usuários de facebook?

Releia o título: Não existe almoço grátis! Ele não dá de graça a brincadeira. Ele cobra, e muito caro por ela.

Como assim?

O óbvio é que a foto em si, que é enviada ao servidor deles para ser tratada e posteriormente entregue com a “máscara da velhice”. Só com isto, ele sabe quem você é no Facebook, tem sua foto confirmada que é você, e muitos outras informações que você sequer sabe que deu a Facebook. Tal porque ao aceitar o contrato on line de adesão com eles, pouquíssimas pessoas leem o que está escrito.

Todos são bonzinhos, certo? Ou como é o lema do Google: “Não seja mau”

Não é bem assim. Veja aqui uma lista de informações que você autoriza o FaceApp a receber para ter a foto mais velho, além da foto, por óbvio:

1. Páginas da web visitadas por você;

2. Log file (ou seja, registro do que é feito no seu computador);

3. Identificador do dispositivo (computador ou celular) com poderes para acessar, coletar, monitorar e instalar programas que monitorem o dispositivo.

É o suficiente para se preocupar? Ainda não?

Então leia atentamente os termos de aceite do aplicativo e veja que ele pode, além de ter todos os dados enumerados acima, divulgar os dados com ele (quem fabrica este App?) com empresas parceiras (quais são?) e com convênios governamentais…

Ou seja, a sua foto e todos os dados do seu computador e/ou celular podem agora estar abastecendo as empresas que vendem ao governo softwares de rastreamento de rostos, aumentando a precisão destes e mais, pegando fotos e informações de outras pessoas que estão nestes aparelhos…

Não existe aplicativo ou almoço grátis. Sempre se paga e quando não se lê, quando apenas curtimos o efeito manada das redes sociais, acabamos por entregar muito mais do que uma foto, mas uma vida inteira de informações contidas em nossos celulares ou computadores.

#PraPensar

#FraternoAbraço

Gustavo Rocha
Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria
(51) 98163.3333 | gustavo@gustavorocha.com | www.gustavorocha.com

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Rocha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados