JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O que é jurimetria? Qual sua aplicação em escritórios de advocacia?


Autoria:

Gustavo Rocha


Advogado Pós-Graduado Gerente jurídico por 4 anos Membro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RS Membro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RS Membro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OAB Implanta gestão e softwares jurídicos desde 1997 Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/O Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico. 10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e Portugal Mais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticas Palestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico Contato direto: gustavo@gustavorocha.com

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Um cromossomo y, divagando sobre o x da questão
Desenvolvimento Pessoal

Mundo V.U.C.A, você já ouviu falar?
Desenvolvimento Profissional

Quatro pilares do crescimento
Desenvolvimento Pessoal

A ética e a inteligência artificial
Desenvolvimento Pessoal

Ideias para contratos adaptados à Lei de Proteção de Dados
Desenvolvimento Profissional

Mais artigos...

Resumo:

O que é jurimetria? Qual sua aplicação em escritórios de advocacia?

Texto enviado ao JurisWay em 06/03/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Confira a minha coluna publicada no portal da Universidade Projuris sobre o tema da jurimetria:

Jurimetria é a estatística aplicada ao direito, em uma análise simples e direta. Tem sido utilizada em conjunto com softwares jurídicos num modelo de tentar prever resultados e oferecer (daí a questão estatística) probabilidades e valores envolvidos nestas análises.

Mas, na prática, como funciona?

Primeiro compreendendo que o grande segredo envolvido neste processo é o lançamento/alimentação de dados. Aliás, segredo de qualquer software jurídico.

Ao lançarmos dados de juízes, comarcas, pedidos e decisões destes juízes nas comarcas, por exemplo, começamos um processo de análise de ganho/perda conforme pedido. Vamos imaginar que este juiz se movimentou na carreira. Antes estava na comarca X agora está na Y. Significa que a partir de agora,
todos os seus processos que estavam na comarca Y serão julgados da mesma forma que a comarca X, o que pode ser positivo ou negativo conforme os pedidos formulados.

Assim sendo, os softwares jurídicos podem calcular estatisticamente os valores envolvidos nos pedidos da comarca Y e prever (com boa base de acerto) as decisões a partir de agora na comarca Y.

E você se pergunta: E pra mim, advogado, no que isto pode ser útil?

No mínimo marketing jurídico: Ofertar ao cliente possibilidade de prognósticos e contingências mais próximas do real, baseado em jurimetria.

Mas, como a jurimetria não fica somente neste exemplo, podemos pensar nisto em análise dos pedidos com decisões de primeiro e segundo grau, com comarcas, varas, juizados e juízes, com teses diferentes e possibilidades de novas teses e suas estatísticas aplicadas… Ufa! Pensando em como pode ser útil ter dados compilados e analisados quase como uma previsão do que vem por aí.

Enfim, jurimetria cria visões mais reais e aplicadas a resultados. Em bom português falando na prática aplicação: Sem dados, sem visão do que se quer como resultado e principalmente sem foco em acompanhar as mudanças que hoje acontecem no judiciário com a tecnologia adequada para dar todos estes parâmetros a clientes e seus negócios, a jurimetria não tem nem eficiência, nem eficácia prática.

Agora é com você: Ou investe em tecnologia, gestão, dados e visão estratégica para este resultado ser prático ao seu negócio e ao seu cliente ou aguarda seu concorrente fazê-lo. Como vai ser?

Fonte da publicação: https://www.projuris.com.br/jurimetria/

____________________________________________________
Sou Gustavo Rocha
CEO da Consultoria GustavoRocha.com – Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
(51) 98163.3333  |  gustavo@gustavorocha.com  | http://www.gustavorocha.com

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Rocha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados