JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Como investir para comprar um carro zero?


Autoria:

Gustavo Fonseca


Fundador do Doutor Multas, especialista em direito de trânsito, formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Empresário e investidor.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Sistema de pontos na CNH: como funciona?

É possível recorrer de multa por excesso de velocidade?

NOVA LEI DE MOBILIDADE URBANA E A NECESSÁRIA RECONSTRUÇÃO DO ESPAÇO SOCIAL TRANSPORTE COLETIVO

Prazo de validade do capacete: existe ou não?

É lançado aplicativo para saber em quanto tempo o motorista poderá dirigir em segurança após a ingestão de bebidas alcoólicas

Já ouviu falar em denúncia de infrações de trânsito por aplicativos? Descubra mais sobre o assunto.

Seguro e Proteção Veicular: quais são as diferenças entre eles? Tire suas dúvidas antes de escolher a melhor opção para você e seu veículo!

Como consultar o veículo pela placa? Saiba tudo aqui!

Nova Lei Seca no Brasil: Novas elementares típicas.

Recorrer multas: solução para infrações de trânsito registradas injustamente

Mais artigos da área...

Resumo:

Se fizermos uma rápida pesquisa sobre quais são os grandes desejos dos brasileiros, conseguir comprar um carro próprio com segurança estará entre eles.

Texto enviado ao JurisWay em 30/06/2019.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Se fizermos uma rápida pesquisa sobre quais são os grandes desejos dos brasileiros, conseguir comprar um carro próprio com segurança estará entre eles.

Ter um veículo próprio significa não depender do transporte público, nem da carona de terceiros, e poder transitar com mais independência e liberdade.

Muitas pessoas optam por comprar carros usados ou seminovos. No entanto, o grande sonho da maioria é adquirir um carro novo, zero quilômetro.

O empecilho está nos altos preços, principalmente dependendo do modelo escolhido.

Uma solução à qual se tem recorrido bastante é encontrar formas de investir o próprio dinheiro, dedicando os lucros para o mesmo fim: comprar um carro 0km.

Mas como fazer isso? Qual é a melhor maneira para investir e comprar um veículo novo? E como funciona o financiamento de um veículo?

Neste artigo, separamos dicas valiosas sobre esses temas. Se você está pensando em comprar seu carro ou moto, confira tudo o que separamos aqui!

Boa leitura!


Como funciona um financiamento de veículo?

Uma das formas mais utilizadas pelos brasileiros para comprar um carro ou moto novos é o financiamento.

O financiamento é um tipo de empréstimo em que uma financeira (como uma agência bancária, por exemplo) empresta o dinheiro necessário para que a parte financiada possa comprar um veículo novo.

Para o financiamento de veículos, especificamente, os bancos e demais organizações financeiras costumam pedir uma entrada e dividir em parcelas o restante do valor.

Para as parcelas, são cobrados taxas e juros, o que acaba encarecendo o valor final do veículo.

No financiamento, o cliente passa a dever à agência ou instituição financeira e não à concessionária onde comprou o veículo.

É simples entender por que isso é assim. Concretado o financiamento, a agência bancária quita todo o valor do veículo na concessionária ou distribuidora.

Então, o cliente pagará as parcelas diretamente para essa própria financiadora daí em diante.

O financiamento é interessante porque dá a possibilidade de dividir um valor alto em parcelas menores, mas traz como desvantagem a cobrança de taxas e juros. Esses últimos, especificamente, podem ser bem altos.

Para pedir um financiamento, o primeiro passo é decidir onde fazer isso, ou seja, em qual agência bancária ou financiadora.

Para que a sua solicitação seja aceita, é realizada uma avaliação da sua renda e do seu histórico, a fim de evitar fraudes.

O valor da sua renda mensal interferirá no número de parcelas e a situação do seu nome no mercado dirá se o seu pedido de financiamento será ou não aprovado.


Como investir dinheiro para comprar um veículo?

O financiamento não é um investimento propriamente dito, embora demande organização financeira por parte do solicitante para que não aconteça o acúmulo de dívidas.

Quem tem alguma quantia de dinheiro na poupança, por exemplo, ou quem, por diversos motivos, recebeu uma quantia extra, pode investir esse dinheiro, evitando, assim, ter que financiar o veículo e arcar com os juros desse tipo de transação financeira.

Veja, abaixo, onde investir, que são algumas das mais comuns no nosso país:


- Investir no Tesouro Direto

Considerado pelos especialistas como um dos mais seguros, nesse tipo de investimento, acontece a compra de títulos públicos do Tesouro Nacional.

Dentro dele, estão subcategorias. Para a compra de veículos, o Tesouro Selic é a melhor opção, já que tem rendimentos acima da inflação.

Ou seja, nesse tipo de transação, você estará investindo em algum título do Estado. Para isso, não há valor mínimo e você escolhe qual título comprar.


- CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é outro tipo de investimento bem comum no Brasil, sendo que suas principais vantagens são a simplicidade da transação, que não conta com grandes burocracias, e a inexistência de um valor mínimo para investir.

Nesse tipo de investimento, o cidadão “empresta” dinheiro para as instituições financeiras e é remunerado por isso à medida que o seu dinheiro vai rendendo.

Outro benefício desse investimento é a possibilidade de retirar o dinheiro a qualquer momento ou definir um prazo fixo para isso.


- LCI e LCA

Por fim, na nossa lista de investimentos de fundos de renda fixa, estão o LCI e o LCA. LCI significa Letras de Crédito Imobiliário e LCA Letras de Crédito do Agronegócio.

Esse tipo de investimento tem o valor mínimo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e oferece isenção do imposto de renda e rendimentos superiores à poupança comum.

Vale lembrar que, aqui, ao contrário do que acontece no CDB, há uma data de saque predefinida, ou seja, você não poderá sacar o dinheiro a qualquer momento, se decidir por esses investimentos.

Para decidir qual é a melhor opção para você, conversar com o seu gerente na sua agência bancária é importante.

Assim, você poderá se informar sobre as vantagens e desvantagens de cada um desses investimentos, ou se é melhor utilizar o dinheiro que juntou para dar entrada no financiamento direto de um veículo.


Se este artigo foi útil, compartilhe com seus amigos para que eles saibam como investir para comprar um carro zero.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Fonseca) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados