JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas


Autoria:

Carlos Eduardo Santos


Gerente de Marketing na Advento Desentupidora, especialista em marketing digital e marketing de conteúdo. Escreve artigos relacionados a serviços ambientais, normas e leis que se relacionam com este segmento.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

O que é impacto ambiental?
Direito Ambiental

TRÁFEGO OU CLIENTES: DO QUE VOCÊ PRECISA?
Outros

Resumo:

Construindo estratégias de marketing digital para pequenas empresas.

Texto enviado ao JurisWay em 29/06/2018.

Última edição/atualização em 03/07/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS

 

Um pouco sobre marketing para pequenas empresas. Pequenas empresas geralmente não posicionam sua empresa ou usam a Web da maneira mais eficiente possível. Embora isso seja em parte devido à crise de tempo e de recursos que os proprietários de pequenas empresas sentem, também é porque, além de construir um site, eles não sabem por onde começar.

Vamos guiá-lo pelos passos preliminares pelos quais orientamos nossos clientes de pequenas empresas.

1. Defina a marca

Várias pequenas empresas com quem trabalhamos não tinham uma marca. Isso não quer dizer que eles não tenham um nome, um site e um logotipo. É que eles não representavam algo.

Por exemplo, o que vem à mente quando você pensa na Apple? Produtos inovadores e bem projetados? Exatamente. Muitas pequenas empresas são construídas a partir de um indivíduo que deseja trabalhar para si ou porque vê uma oportunidade de melhorar um produto existente. Eles imaginam, construir o site e eles virão.

Mas não é assim. Você precisa de uma marca. Como vimos ao longo da história, as empresas que têm poder de permanência têm uma marca, algo que as diferencia de seus concorrentes, algo com que as pessoas se conectam e, juntamente com bons produtos e atendimento ao cliente, algo que mantém as pessoas voltando.

Tenho certeza de que você está pensando: “Ok, tudo bem, mas eu não sei como se constrói uma marca”. Isso é bom. Há pessoas que fazem carreiras a partir de marcas de construção que você poderia contatar, pesquisas de mercado que você poderia desmembrar e grupos de foco que você poderia administrar, mas, realisticamente, as pequenas empresas geralmente não têm recursos financeiros para investir nessas estratégias. Isso não significa que você não possa ter uma marca; você só precisa executar um exercício leve de construção de marca, algo assim:

1. Pense na sua história de origem

Pergunte a si mesmo: “Por que eu comecei esta empresa? Do que tenho orgulho?” Muitas vezes, o que o levou a começar sua própria empresa e como isso se reflete nas práticas de negócios é o que faz você ser único.

2. Converse com seus clientes

Pergunte aos seus clientes: “Do que você gosta em nossa empresa? Do que você não gosta? Por que você nos escolheu em relação aos nossos concorrentes? Quais são os seus pontos problemáticos?” Quando você ouve os clientes falarem sobre seus negócios, você terá uma melhor compreensão dos aspectos de sua empresa que ressoam com as pessoas e o que deve ser refletido nas mensagens da sua marca.

3. Faça pesquisas com concorrentes

Dê uma olhada nos sites de seus concorrentes. Pergunte a si mesmo: “O que eles estão fazendo bem? O que eles não estão fazendo bem? Como eles falam sobre a empresa deles?” Você está procurando por buracos em sua indústria, uma maneira de tornar sua empresa diferente de seus concorrentes.

4. Compilar todas as informações e desenvolver uma marca

Depois de pesquisar sua história de origem, as táticas dos concorrentes e o sentimento do cliente, é hora de começar a construir uma marca. O que, a partir de sua história de origem e conversas com clientes, se destacou e deixou você animado? Como você pode falar sobre essas coisas de uma maneira que seus concorrentes não têm? Depois de descobrir isso, você tem uma posição de marca.

Passamos pelas etapas acima com os seguintes tópicos:

História da Origem:

O proprietário começou a empresa porque gostava de trabalhar com desenvolvedores realmente competentes e percebeu que a melhor maneira de garantir isso era criar sua própria empresa.

Pesquisa do cliente:

Os clientes preferiam ir com essa empresa em particular porque a qualidade do trabalho sempre era tão alta. As pessoas gostavam de trabalhar para esta empresa porque sempre havia muito trabalho desafiador.

Pesquisa de concorrentes:

O restante das empresas não era gerenciado por pessoas com formação técnica. Esta empresa foi, no entanto, e como resultado foi capaz de fazer testes mais rigorosos e encontrar as melhores pessoas.

O principal tema aqui era que a empresa contratava apenas o melhor (história de origem), porque tinham o conhecimento técnico de quem era o melhor (pesquisa concorrente), o que significava que os funcionários da empresa realizavam um trabalho excepcional (pesquisa de clientes). Eles se certificaram de que conseguiram contratos desafiadores (pesquisa com clientes).
Devido a essa percepção, posicionamos a empresa como a opção de elite, citando fortemente o fato de que apenas 4% das pessoas poderiam passar pela entrevista técnica – trabalhar para essa empresa era trabalhar com os melhores e que contratá-los era ter o melhor trabalhar para você. Isso ressoou bem com os dois públicos-alvo, e eles perceberam uma maior conscientização de marca com os possíveis recrutas e clientes.

2. Revise o conteúdo e o idioma do site

Embora a maioria das pequenas empresas tenha sites, é necessário que os proprietários retrocedam e revisem o site através dos olhos de um consumidor. Muitas vezes as pessoas assumem que os visitantes do site têm um certo nível de conhecimento da empresa ou que falam o mesmo jargão . Isso nem sempre é o caso. Por exemplo, a empresa de tecnologia mencionada anteriormente escreveu tão vagamente sobre seus serviços usando o jargão interno que nem o público-alvo entendeu a missão da empresa. Depois que o texto foi reescrito com consumidores específicos em mente, as pessoas começaram a ir até o proprietário e dizer “Agora que você refez seu website, eu finalmente entendi o que sua empresa é”. Para não se encontrar nessa posição, pergunte-se:

1. O site tem as informações que meu público-alvo precisa?

Um site da empresa é inútil se não tiver as informações de que seu público-alvo precisa. No nível mais básico, isso deve incluir o que sua empresa faz, informações detalhadas sobre produtos ou serviços, preços associados a seus serviços e informações de contato. Na verdade, é surpreendente a frequência com que as empresas, grandes e pequenas, não fazem isso.

2. Estou usando a linguagem que meu público-alvo usaria?

Muitas vezes, ficamos tão envolvidos com nossa indústria que esquecemos que os outros, especialmente os clientes, não usam necessariamente os mesmos termos que nós. Ao usar termos diferentes daqueles do seu público-alvo, seu tráfego orgânico sofrerá e seu site não será tão eficaz. Quando você conversar com seus clientes durante o exercício de branding, veja quais termos eles usam. Use a pesquisa de palavras-chave para validar suas descobertas e usar esse idioma no site.
Lembre-se de que a posição da sua marca está no centro dessa linguagem e conteúdo . Você quer falar sobre suas principais competências em uma linguagem acessível, mas através das lentes do que faz você diferente.

3. Desenvolver uma estratégia de marketing abrangente

Então, neste ponto, você tem um site que reflete sua marca e o diferencia de seus concorrentes. Suponho que seu site já esteja otimizado para mecanismos de pesquisa e que você tenha uma boa experiência do usuário . Você está feito, certo? Sim e não. Você poderia ser feito se não estiver confiando em online para ser uma grande fonte de negócios. Se você está contando com on-line, é hora de começar a trabalhar em sua estratégia de marketing on-line abrangente.
Esta é a parte que tende a se sentir mais esmagadora para as pequenas empresas. Com tantos caminhos diferentes por aí, pode ser estressante saber o que procurar. Meu primeiro conselho? Não persiga todos eles. Tudo bem não fazer isso. Você é proprietário de uma empresa de pequeno porte com recursos limitados, portanto, escolha somente aqueles que terão o maior ROI.

Então, como você sabe quais valem o seu tempo?

Estratégia de conteúdo

No mundo do marketing digital, o conteúdo é rei. O Google quer que você agregue valor aos visitantes do seu site e que o conteúdo exclusivo seja uma maneira de fazer isso. Construir uma estratégia de conteúdo não é fácil. Você não quer escrever a mesma coisa que todos os outros em sua indústria estão escrevendo. Não há valor único nisso, e como o seu site provavelmente não é forte do ponto de vista da autoridade de domínio (ainda!), Você geralmente terá dificuldade em se classificar nos grandes sites que estão escrevendo o mesmo conteúdo.

Em vez disso, você precisará tomar decisões sobre problemas ou resolver os problemas exclusivos de seus clientes, dando a eles uma razão para continuar voltando ao seu site. Se você pode fazer isso, ótimo, mas não basta escrever conteúdo por causa disso. Se você é uma pequena sorveteria, por exemplo, será difícil escrever um conteúdo on-brand e relevante para seu público. Neste caso, concentre-se em outras estratégias de marketing.

Pago

Fazer o pagamento, seja por pesquisa, exibição ou social, pode ser realmente eficaz se for feito corretamente. A desvantagem? Pode levar muito tempo e dinheiro para monitorar e melhorar suas campanhas. Termos altamente competitivos podem ter taxas de CPC (cost-per-click ou custo por clique) extremamente altas, e o custo por ação (CPA) geralmente é ainda maior. Por exemplo, termos no setor de seguros podem ter CPCs de R$ 200,00 em um ambiente de pesquisa.
Para ter uma boa relação custo-benefício com essa estratégia, você terá que monitorar constantemente suas campanhas e ver o que está funcionando bem e o que não está. Mesmo que ele consiga consumir seu tempo e dinheiro, é uma boa opção para pessoas que não estão aparecendo em SERPs ou direcionando tráfego de outras avenidas.

Social

Social pode ser uma maneira realmente eficaz de envolver os consumidores e construir a fidelidade à marca, mas eu normalmente sugiro apenas iniciar uma estratégia social depois que a empresa tiver criado sua marca e seu website. Você precisará de conteúdo exclusivo, imagens ou ofertas para ter uma estratégia de marketing social. Geralmente, é mais fácil começar em outras áreas e criar um catálogo de recursos antes de você entrar no social.
Depois de ter conteúdo para compartilhar, decida quais plataformas sociais se encaixam melhor na missão da sua empresa. Por exemplo, o LinkedIn e o Twitter são geralmente melhores para o B2B, enquanto o Facebook é melhor para o B2C. Assim como você não precisa perseguir todas as estratégias de marketing, você não precisa ter uma campanha social para cada plataforma. Concentre-se em um ou dois que melhor atingirão seu público. Verifique se o conteúdo que você está compartilhando fará bem nessa plataforma. Para o Facebook e o Pinterest, você precisará de conteúdo baseado em imagem, enquanto o Twitter e o LinkedIn serão melhores para conteúdo baseado em artigos ou atualizações rápidas.

O email

O marketing por e-mail não é um método eficaz de conquistar novos clientes, mas é um ótimo caminho para as empresas que tentam aumentar a retenção ou a fidelidade à marca. Se esse for seu objetivo, verifique se seus e-mails contêm valor. Por exemplo, você abre um e-mail do consultório do seu médico lembrando-o de um compromisso ou de uma sorveteria local que oferece descontos porque esses e-mails contêm valor. Quando as pessoas abrem esses e-mails, suas vidas ficam mais fáceis ou recebem algo que lhes dá valor tangível. É vital que suas comunicações de marketing por e-mail façam o mesmo, seja conteúdo ou ofertas.

Local

Se você é um pequeno negócio usando a Internet para direcionar o tráfego para sua loja, eu absolutamente acredito que você deve investir em locais. Embora exista o investimento inicial de tempo para configurá-lo, é necessário um investimento de tempo mínimo para mantê-lo atualizado.

Promoções

Na Gauchaweb, criamos publicações para que nossos clientes e seus conteúdos sejam exibidos de forma eficiente. Nosso trabalho não é apenas ajudar a criar reconhecimento de marca, mas, quando o trabalho de nossos clientes é coberto e vinculado, também tem o benefício adicional de SEO de links naturais e, por sua vez, um site fica mais forte.
A maioria das pequenas empresas não tem recursos para esse tipo de promoção, mas se você quer que sua marca e o tráfego orgânico cresçam, é vital que você participe de uma variação disso. Em vez de procurar blogs e publicar publicações como o New York Times, comece pequeno. Construa relacionamentos com outras empresas na sua área ou seja ativo em fóruns específicos do setor. Construir essas relações e posicionar-se como um líder de pensamento ajudará o seu negócio, bem como o seu próprio nome a crescer, o que pode resultar em reconhecimento da marca e links. Para pequenas empresas, é importante fazer a rede mesmo de maneira que não seja necessariamente “on-line primeiro”.

Concluíndo

Há muita coisa que entra em marketing para empresas de qualquer tamanho, mas pode ser particularmente avassaladora para pequenas empresas que têm tempo e recursos limitados. Vai ser muito trabalhoso, sem dúvida, mas vai se sentir um pouco mais administrável, mesmo para equipes de uma pessoa, se você der um passo de cada vez.
Comece por descobrir o que torna a sua empresa diferente e comunicar isso. Na nossa experiência, isso por si só irá colocá-lo à frente de muitos dos seus concorrentes diretos de pequenas empresas. Então, é hora de pensar nas necessidades de seus clientes e em como você as abordará. Ter conteúdo valioso para seus clientes e seus problemas, conteúdo que eles realmente querem consumir, é uma grande parte da batalha.
Agora que você tem o conteúdo, decida quais estratégias de marketing para pequenas empresas provavelmente ajudarão você a alcançar seu público-alvo. Apenas lembre-se de que você não precisa se sobrecarregar e usar todos os canais de marketing possíveis para isso. Então: Brand. Língua. Conteúdo. Compartilhamento. Você tem isso?

Fonte: Blog Gauchaweb

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Carlos Eduardo Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados