JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O Direito e o Comércio Eletrônico


Autoria:

Beatricee Karla Lopes


Beatricee Karla Lopes Pires - é Advogada Criminalista - OAB/ES 15.171; pós-graduada em Penal e Civil; Escritora de Artigos Jurídicos; Membro Imortal da Academia de Letras da Serra-ES; Comendadora Cultural e Membro Imortal da Academia de Letras de São Mateus-ES; Comendadora Cultural da ONG Amigos da Educação e do Clube dos Trovadores Capixabas; Personalidade Cultural de 2017 do 3º Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil; Personalidade Artística e Cultural 2018; Autora aprovada pela Coletânea Mulheres Maravilhosas V. 1/2021; Acadêmica Imortal da Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores; Recebeu a "Comenda de Mérito Cultural 2021" do "XVIII Gongresso Brasileiro de Poetas Trovadores"; é colunista do Portal Censura Zero - www.censurazero.com.br; CERTIFICADA EM CURSO ON-LINE SOBRE "CRIMES ECONÔMICOS: ASPECTOS PRÁTICOS PENAIS E CRIMINOLÓGICOS" realizado em 20/06/2022 pela ESA. Contato: tel.: (27) 9.9504-4747, e-mail: beatriceekarla@hotmail.com

Endereço: Rua Dr. Arlindo Sodré, 370 - Escritório de Advocacia
Bairro: Fátima, Tel.: 9.9504-4747

São Mateus - ES
29933-540


envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 17/05/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Atualmente várias relações de consumo assumiram novas características através da evolução tecnológica, e por fim gerou o que conhecemos por comércio eletrônico/virtual ou e-commerce, que vem crescendo e se desenvolvendo a cada dia mais e mais, modificando o nosso modo de consumo e tornando o comércio acessível a todos os habitantes do planeta.

Esse tipo de comércio virtual tem se consolidado e a cada dia tem ganhado o seu espaço definitivo na vida dos consumidores. Cada vez mais, os consumidores lançam mão desse recurso para pesquisar e realizar suas compras. Isso se dá, devido às grandes vantagens que essa modalidade de consumo oferece.

No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros, CDs e DVDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo, barras de ouro, imóveis e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com esse tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos, tudo com poucos cliques.

Inegável, portanto, que o e-commerce já se incorporou na vida cotidiana do cidadão mundial, contribuindo para o desenvolvimento de toda a economia do país.

O nosso Código de Defesa do Consumidor (CDC), não foi confeccionado tomando por base o comércio virtual, mas somente o comércio físico. Todavia, o e-commerce nada mais é do que um reflexo de uma evolução do comércio físico, que nasceu das necessidades de se eliminar as barreiras físicas e alcançar o maior número de consumidores possível, e, como tal, deve se submeter aos ditames do CDC, que tutela todas as relações de consumo no nosso país e foi feito de forma, parcialmente, genérica, ou seja, não é uma lei obsoleta e que fica sem aplicação em pouco tempo por causa do surgimento de novas tecnologias.

Fato é que estamos vivendo uma nova realidade, decorrente da revolução digital, o que ensejou uma diversidade de novos comportamentos nas relações comerciais, e é por isso que a lei hoje deve ser feita de uma forma, parcialmente, genérica, para poder ter força com a evolução da sociedade. Do mesmo modo, as ações do Judiciário devem estar sempre sensíveis às mutações nos costumes e práticas sociais, para aplicar a lei ao caso concreto da melhor forma possível, e, consequentemente, evitar, ou ao menos diminuir, os prejuízos que possam ser causados por uma omissão legislativa involuntária.

Como qualquer relação comercial, o comércio virtual deve ser harmonioso e se enquadrar nas exigências do CDC, especialmente no uso da boa-fé e da confiança. Entretanto, apesar do comércio eletrônico ter trazido uma infinidade de avanços e benefícios para todos, também deu ensejo a uma horda de novas ameaças, que agora intangíveis, contudo com o mesmo poder lesivo de outros crimes praticados contra os consumidores fisicamente.

É crescente o número de fraudes e ilicitudes sendo praticados no meio eletrônico, incluindo as relações de comércio virtual, como, por exemplo, inexistência do vendedor, falta de entrega do produto, emissão de nota fiscal falsa, vírus, etc., o que vem abarrotando o Judiciário com várias lides de Reparação Civil, pois a tarefa de coordenar e harmonizar as relações sociais conflitantes é do Poder Judiciário, que deve buscar em cada lide a preservação dos valores humanos com o menor sacrifício possível.

De qualquer forma, todo cuidado é pouco. Temos que ficar atentos com os desrespeitos que ocorrem nas relações de consumo virtuais das quais participamos, e, assim, nos prevenir de aborrecimentos e prejuízos desnecessários. Para tanto, é necessário que estejamos conscientes dos nossos direitos e deveres nas relações de consumo virtuais.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Beatricee Karla Lopes) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados