JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

VALOR DAS COMPRAS À VISTA DEVE SER O MESMO PARA PAGAMENTO EM DINHEIRO OU CARTÃO DE CRÉDITO


Autoria:

Janine Bertuol Schmitt


Bacharel em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul, pós-graduada em Direito Imobiliário pela Escola Paulista de Direito. Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Subseção de Santa Cruz do Sul/RS. Escritora em portais jurídicos (Jusbrasil, Jus.com.br, Direito Net), em revistas jurídicas (Diário das Leis - Boletim do Direito Imobiliário) e jornais locais (coluna quinzenal no Riovale Jornal). Advogada atuante na esfera cível, com destaque na área imobiliária. Presta assessoria jurídica e consultoria imobiliária para urbanizadoras, construtoras/incorporadoras e empresários de diversos ramos.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O Cartão de Crédito proporciona praticidade e segurança. Quando for oferecido ao consumidor um desconto para o pagamento à vista, o mesmo abatimento é válido para o pagamento com o Cartão, desde que em uma única parcela.

Texto enviado ao JurisWay em 21/06/2013.

Última edição/atualização em 02/07/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O que diz a lei

           A Portaria nº 118/94 do Ministério da Fazenda, em seu artigo 1º, inciso I dispõe: “não poderá haver diferença de preços entre transações efetuadas com o uso do cartão de crédito e as que são em cheque ou dinheiro”.

       O Artigo 36 da Lei nº 12.529/2011 classifica como infração a Ordem Econômica discriminar adquirentes ou fornecedores de bens ou serviços por meio da fixação diferenciada de preços, ou de condições operacionais de venda ou prestação de serviços (inciso X) e recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, dentro das condições de pagamento normais aos usos e costumes comerciais (inciso XI).

          Há também o Código de Defesa do Consumidor, que preceitua em seu artigo 39: “É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (...) V - exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva; (...) X - elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.”

                 Deste modo, não é admissível que fornecedores estipulem preços diversos aos consumidores que desejam pagar à vista em dinheiro ou em uma única parcela no Cartão de Crédito. 

Informação prévia

            O Consumidor tem direito a informação prévia, a fim de evitar constrangimentos, isto significa que o lojista que desejar limitar as formas de pagamento deve informar de modo inequívoco isto aos clientes.

 Nenhum fornecedor é obrigado a aceitar Cartão de Crédito como forma de pagamento, mas se aceitar em seu estabelecimento não pode praticar diferenciação de preços para o seu uso em parcela única dos praticados à vista em dinheiro.

 Os fornecedores e lojistas devem fixar de modo visível na vitrine um aviso de que não aceitam determinada forma de pagamento, assim, o consumidor tem conhecimento prévio, antes mesmo de adentrar no estabelecimento. Mas caso não haja nada especificado, o comerciante é obrigado a aceitar todas as formas de pagamento, independente do valor.

 Destaque-se ainda, que até mesmo as administradoras das máquinas de cartões têm o hábito de estipularem nos contratos de comodato, que o comerciante não poderá impor restrições ao consumidor que desejar utilizar o Cartão de Crédito.

 

 A argumentação da ilegalidade

             O argumento mais comumente utilizado pelos comerciantes, ao serem indagados sobre a diferenciação do preço é a de que há muitos encargos cobrados pelas administradoras das máquinas de Cartões de Crédito. Todavia repassar estes custos aos consumidores é considerado prática abusiva e passível de punição.

            Evidente que o comerciante tem custos para manter seu estabelecimento, isso faz parte do negócio e o custo compensa. Além disso, cabe ao varejista negociar com a administradora os custos de aluguel da máquina e taxas, sem envolver o consumidor.

        Um dos fatores que compensam ao lojista é que nas compras com o Cartão de Crédito é garantido este receberá o pagamento da mercadoria, garantia esta que não existe, por exemplo, com o cheque, carnê ou crediário. Sem mencionar que o volume de vendas aumenta consideravelmente nos estabelecimentos que aceitam Cartões de Crédito.

            Ressalte-se, apenas para fins de conhecimento, que existem projetos em tramitação no Congresso Nacional, que visam legalizar a cobrança de preços diferenciados nas compras pagas com o Cartão de Crédito, entretanto, até que sejam sancionados, a cobrança continua sendo ilegal.

 

 Como agir se acontecer com você

             Se ao comprar em um estabelecimento você se deparar com um valor divergente para pagamento à vista em dinheiro ou no Cartão de Crédito em parcela única, em primeiro lugar, converse com o vendedor e/ou com o gerente, explicando sobre a ilegalidade do ato.

          Caso ainda assim haja resistência, informe o estabelecimento de que a postura por ele adotada trata-se de algo sério e implicará em multa pelos órgãos de defesa do consumidor. Anote o nome e identificação das pessoas com que conversou, se houver placas indicativas na loja, fotografe-as, tudo facilitará a sua comunicação aos órgãos protetivos.

 É de extrema importância que você comunique os Órgãos de Defesa do Consumidor, como o PROCON da sua cidade, para que seja registrada a denúncia e instaurado um processo administrativo. Você também pode comunicar o ocorrido ao IDEC e ao PROTESTE, órgãos de defesa do consumidor em âmbito nacional.

             Com relação ao produto, você terá a opção de comprar e depois receber o reembolso correspondente ao desconto ou retornar ao estabelecimento, com auxílio do órgão fiscalizador, e então comprar pelo valor correto.

 Respeitar a lei não se trata de uma faculdade dos estabelecimentos comerciais, é norma e deve ser cumprida em qualquer hipótese. E a sua atitude de e zelar pelos seus direitos e denunciar é um ato de cidadania.

  


Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Janine Bertuol Schmitt) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados