JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O que é impacto ambiental?


Autoria:

Carlos Eduardo Santos


Gerente de Marketing na Advento Desentupidora, especialista em marketing digital e marketing de conteúdo. Escreve artigos relacionados a serviços ambientais, normas e leis que se relacionam com este segmento.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

TRÁFEGO OU CLIENTES: DO QUE VOCÊ PRECISA?
Outros

Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas
Desenvolvimento Profissional

Resumo:

Impacto ambiental é uma ou mais alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico.

Texto enviado ao JurisWay em 02/05/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O que é Impacto Ambiental – Conceito e Exemplos

Impacto ambiental é uma ou mais alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico.

Nesse sentido, eles podem ser:

  • Positivos, quando resultam em melhorias para o ambiente.
  • Negativos, quando essas alterações causam algum risco para o ser humano ou para os recursos naturais encontrados no espaço.

Apesar de possuir essas duas classificações, o termo impacto ambiental é mais utilizado em referência aos aspectos negativos. Isso ocorre em virtude do modelo de desenvolvimento da sociedade moderna, que se baseou na exploração intensiva dos recursos naturais do mundo, que são vistos como uma fonte inesgotável de matéria-prima e de energia para a produção dos mais diversos produtos.

Entre os principais impactos ambientais negativos causados pelo desenvolvimento das atividades humanas, destacam-se:

  • Redução da biodiversidade de animais e plantas
  • Contaminação do ar, água, fauna e flora
  • Compactação, impermeabilização, redução da fertilidade e erosão do solo
  • Esgotamento dos mananciais
  • Alterações climáticas
  • Destruição da camada de ozônio

Atualmente, em virtude do comprometimento da vida no planeta, cresceu o debate, a nível internacional, sobre as questões ambientais mundias.

É cada vez mais comum o estudo sobre os impactos ambientais para que haja conscientização da população e de governantes sobre a necessidade de se praticar um desenvolvimento sustentável, que promova o desenvolvimento econômico sem comprometer o meio ambiente e a oferta de recursos naturais para o futuro.

Com isso, diversas medidas (como o Protocolo de Kyoto e o Protocolo de Montreal) têm sido tomadas para reverter o quadro de degradação ambiental existente no mundo atual, aumentando, assim, a quantidade de impactos ambientais positivos.

Essas medidas esbarram em interesses econômicos, principalmente de países desenvolvidos, que acreditam que esse desenvolvimento sustentável é inviável. Para eles essas medidas teriam um alto custo e limitariam a extração dos recursos naturais e de fontes de energia, diminuindo, assim, a produtividade e o desenvolvimento de suas economias.

Fonte: Brasil Escola

Reprodução: Blog Advento

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Carlos Eduardo Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados