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Simulado DETRAN: Conheça o Processo e Teste os Seus Conhecimentos Para a Prova Teórica de Habilitação


Autoria:

Gustavo Fonseca


Fundador do Doutor Multas, especialista em direito de trânsito, formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Empresário e investidor.

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Resumo:

Este artigo tem como objetivo falar sobre o processo de habilitação de condutores e sobre formas de o candidato se preparar para ele, em especial para a prova escrita, apresentando o Simulado DETRAN feito pelo Doutor Multas para lhe ajudar.

Texto enviado ao JurisWay em 23/01/2018.

Última edição/atualização em 07/02/2018.



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O momento de tirar a primeira habilitação é esperado por muitas pessoas, em especial pelos jovens que acabaram de atingir a maioridade e veem, na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), um sinônimo de liberdade.

 

No entanto, o processo para chegar até ela é delicado e exige persistência, dedicação e responsabilidade dos candidatos, que precisam estar aptos a enfrentar as situações do dia a dia no trânsito com calma e consciência.

O processo de formação de novos condutores é iniciado antes das aulas teóricas, com os exames preliminares físico e psicológico. Além disso, será preciso obter aprovação em 2 provas antes de poder pegar o volante.

Este artigo tem como objetivo falar sobre o processo de habilitação de condutores e sobre formas de o candidato se preparar para ele, em especial para a prova escrita, apresentando o Simulado DETRAN feito pelo Doutor Multas para lhe ajudar em sua preparação.

 

Processo de habilitação

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, no art. 140, que todo candidato à habilitação deve cumprir 3 requisitos para ser elegível: ser penalmente imputável, ou seja, deve poder se responsabilizar por seus atos; precisa saber ler e escrever; deve possuir Carteira de Identidade ou equivalente.

A Resolução CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) nº 168, de 2004, ainda impõe uma quarta exigência. De acordo com seu art. 2º, inciso IV, o candidato deve possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Cumpridas essas exigências, ele deverá procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC), também conhecido como autoescola, e dar início ao processo.

Ao todo, são 2 exames, 2 cursos e 2 provas que devem ser realizados em um período máximo de 12 meses.

Caso o candidato ultrapasse o prazo, seja por reprovação em exames ou por não ter realizado quaisquer dos procedimentos, será preciso refazer o processo completo, desde o início.

Como citei no início do texto, ele deverá passar por 2 exames, de aptidão psicológica e de aptidão física, antes de começar a frequentar as aulas do curso técnico-teórico.

A permissão para início do curso está condicionada à aprovação no exame psicológico e ao parecer obtido no exame físico. Com isso em mãos, está na hora de iniciar as aulas teóricas.

O curso tem suas características determinadas também pela Resolução CONTRAN nº 168/04.

Ele possui carga horária de 45 horas/aula, divididas em 5 temas de forma proporcional à importância e extensão de cada um deles.

Em seguida, após cumprimento da frequência obrigatória no curso, o condutor deve realizar prova teórica e, se aprovado, poderá partir para a próxima etapa de sua formação como futuro condutor.

O próximo passo será marcar as aulas práticas de direção no CFC escolhido. A carga horária mínima é de 20 horas/aula, lembrando que 1 hora/aula equivale a 50 minutos, e 20% do total de aulas devem ser realizados no período noturno, ou seja, 4 aulas.

Porém, se o candidato ainda não se sentir confortável e seguro, pode optar pela realização de mais aulas antes de fazer a prova prática.

Ao ser aprovado na prova prática, última avaliação do processo de habilitação, o novo condutor recebe uma Permissão Para Dirigir (PPD) e não a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Ele deve passar 12 meses com a PPD e, nesse período, não poderá cometer infrações graves, gravíssimas ou ser reincidente em infrações médias.

Caso ele mantenha conduta adequada nesse período, bastará solicitar a CNH ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e pagar a taxa de emissão após esse intervalo probatório em posse da Permissão.

 

Prova teórica de habilitação e reciclagem

Os conteúdos da prova teórica de habilitação são definidos no item 1.1 do Anexo II da Resolução CONTRAN nº 168/04. Eles e suas respectivas cargas horárias são organizados da seguinte forma:

1.       Legislação de Trânsito (18 horas/aula)

2.       Direção Defensiva (16 horas/aula)

3.       Noções de Primeiros Socorros (4 horas/aula)

4.       Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito (4 horas/aula)

5.       Noções sobre Funcionamento do Veículo (3 horas/aula).

Essas aulas preparam o candidato à habilitação no que diz respeito a conhecer as leis que regem as vias, o que significam os recursos de sinalização, como reagir a situações inesperadas no trânsito e evitar acidentes, quais são as penalidades por infrações de trânsito, além de orientarem o futuro condutor em relação ao funcionamento do veículo, normas ambientais e primeiros socorros.

A prova possui 30 questões que abordam os temas estudados ao longo do curso e a aprovação se dá mediante, no mínimo, 21 respostas certas, ou seja, a quem obtiver 70% de aproveitamento ou mais.

Cada questão possui 4 ou 5 alternativas de resposta, dependendo do DETRAN que a tiver preparado, e apenas uma delas estará correta.

Sua duração também pode variar de um estado para outro, assim como os recursos utilizados para resolvê-la. Em alguns locais, a prova é realizada em papel e, em outros, utilizando computadores que emitem o seu resultado assim que você terminar.

A prova feita em papel demora alguns dias até ser corrigida e ter seus resultados divulgados.

O número de vezes que você pode realizar a prova teórica, em caso de reprovação, sem precisar fazer novamente o curso, deverá ser consultado junto ao Departamento de Trânsito ou à própria autoescola.

 

Simulado DETRAN – Doutor Multas

Uma situação muito comum é a insegurança frente à necessidade de realizar provas, especialmente se sua reprovação significar mais gastos por um processo já dispendioso. Por isso, muitas pessoas esforçam-se para conseguir a aprovação “de primeira” nas provas de direção, tanto prática como teórica.

É imprescindível que o candidato tenha calma e bastante atenção ao realizar as provas, lendo as questões com cuidado, além de ficar atento às aulas do curso de formação de condutores e estudar os conteúdos que serão cobrados na prova escrita.

Para a prova prática, as aulas são o treinamento ideal. No entanto, treinar para a prova teórica é um pouco mais difícil.

Por esse motivo, o Doutor Multas preparou um conteúdo especial para aqueles que estão prestes a realizar o Exame Técnico-teórico de habilitação.

Montamos um simulado da prova teórica que utiliza questões provenientes de provas reais dos DETRANs de vários estados.

Mais do que saber o conteúdo e conhecer a sinalização e as leis, também é preciso estar alerta ao tempo de realização da prova e saber administrá-lo de forma a não deixar nenhuma questão para trás.

A melhor forma de medir seus conhecimentos é testando o que já aprendeu até agora e percebendo quais os pontos ainda não foram bem fixados em sua memória, a fim de lhe ajudar a descobrir qual deve ser o foco de seus estudos.

O Simulado DETRAN – Doutor Multas é gratuito e não precisa de cadastro. Você pode fazê-lo quantas vezes desejar, testando seus conhecimentos gradativamente e notando seu melhor desempenho.

Além disso, ele realiza a contagem do tempo que você demorou para resolver a prova. Ao final, ele lhe dá a opção de visualizar um relatório das questões respondidas de forma certa e errada, assinalando qual seria a resposta adequada.

Para acessá-lo e testar os seus conhecimentos, basta clicar aqui.

 

Conhecia as etapas do processo de habilitação? Já está preparado para a prova? Deixe um comentário contando-me a sua experiência!

 

 

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