JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A INCIDÊNCIA DO CDC NAS RELAÇÕES DE CONSUMO, SENDO O CONSUMIDOR O ESTADO


Autoria:

André Eberl Pegorari


André Eberl Pegorari, Advogado, futuro Magistrado (daqui 3 anos), formado na Unincor de Três Corações, mas, já fazendo curso para Magistratura, média na Universidade em 5 anos de 92,00 nas avaliações, Doutor em FILOSOFIA EUBIÓTICA (MAIS DE 20 anos de estudos, PROFESSOR E PALESTRANTE). Especialista em Direito Penal e Constitucional.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

O alcance da legislação Brasileira na compra de produtos em lojas estrangeiras pela internet

Cartilha sobre SERASA e SPC

O Dano Moral e o consumidor brasileiro

DA RESCISÃO DE COMPRA E VENDA E DEVOLUÇÃO DE VALORES PAGOS CUMULADA COM RESPONSABILIDADE CIVIL EM TRANSAÇÃO DECORRENTES DE SITES DE VENDA (MARCADO LIVRE, SUBMARINO, ETC.)

Dicas de um feliz Natal para o consumidor

ATÉ ONDE PODEMOS CONSIDERAR AFIRMAÇÕES FALSAS OU ENGANOSAS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO?

Devolução do VRG (Valor Residual Garantido) quando pago antecipadamente

A NÃO DEVOLUÇÃO DE UM CENTAVO DE TROCO: Apropriação indébita ou fato atípico?

O ATRASO EM VOÔ E A INDENIZAÇÃO À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

A EXIGÊNCIA DE CHEQUE CAUÇÃO NO ATENDIMENTO HOSPITALAR EMERGENCIAL

Mais artigos da área...

Resumo:

SEM EMBARGO DAS PONDERAÇÕES DE MARÇAL JUSTEM FILHO E DO DIREITO COMPARADO ACERCA DA INCIDÊNCIA DO CDC NAS RELAÇÕES DE CONSUMO, QUANDO O ESTADO FIGURA COMO CONSUMIDOR, EU, ANDRÉ E. P, ADVOGADO, CONSTRUÍ A HIPOSSUFICIÊNCIA VOLITIVA OU DE INICIATIVA.

Texto enviado ao JurisWay em 10/11/2017.

Última edição/atualização em 12/11/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O ESTADO ATUANDO COMO CONSUMIDOR E A POSSIBILIDADE DE INCIDÊNCIA DO CDC A SEU FAVOR

 

HIPOSSUFICIÊNCIA VOLITIVA OU DE INICIATIVA



      É POSSÍVEL A INCIDÊNCIA DO CÓDIGO DE DIREITO DO CONSUMIDOR NAS RELAÇÕES DE CONSUMO QUANDO FIGURA COMO CONSUMIDOR O PRÓPRIO ESTADO?



      A posição doutrinária majoritária nacional, capitaneada por Marçal Justem filho, onde este consigna que não é possível a supracitada incidência, pois o Estado não é o destinatário final da relação de consumo, pois os bens e ou serviços adquiridos, muitas vezes por meio dos contratos administrativos, são empregados na produção de sua atividade administrativa; e, que o Estado é hiperssuficiênte, destoando assim do escopo/objetivo do CDC, este buscando a igualdade material entre produtores e consumidores... Sem embargo desta posição, o direito comparado entende que é possível a incidência do CDC a favor do Estado. A uma: porque o Estado é destinatário final, sim, ele utiliza os bens e ou serviços imediatamente a favor da sociedade, e, com finalidade pública; age como destinatário final em nome da sociedade. A duas: porque os órgãos públicos que recebem tais bens e ou serviços são, na maioria das vezes, hipossuficiêntes técnicos, etc., em relação ao prestador de serviço (exemplo de uma Prefeitura que contrata serviços de informática, esta é hipossuficiênte em relação à empresa de informática).

      AGORA, PARA REFORÇAR AINDA MAIS A POSIÇÃO DO DIREITO COMPARADO, E, INOVAR, COM VISTAS A UMA NOVA MODALIDADE DE HIPOSSUFICIÊNCIA NO DIREITO DO CONSUMIDAR, EU, ANDRÉ EBERL PEGORARI, ADVOGADO E DOUTOR EM FILOSOFIA EUBIÓTICA, CONSTRUÍ A: HIPOSSUFICIÊNCIA VOLITIVA OU DE INICIATIVA.

      A HIPOSSUFICIÊNCIA VOLITIVA OU DE INICIATIVA, consiste na DESIGUALDADE em favor do prestador do serviço em relação ao seu recebedor, porque primeiro o prestador realiza o serviço e somente depois que o consumidor vai identificar se cumpriu o preestabelecido no contrato, se agiu com qualidade, com boa-fé, respeitando sua função social, etc.

      "QUEM FAZ O QUE QUER SEM QUALIDADE E OU MÁ-FÉ PASSA PELO QUE NÃO QUER". ANDRÉ EBERL PEGORARI.

      Quase sempre o consumidor (mesmo o Estado) só percebe o vício, a má-fé, a ineficiência, a péssima qualidade, etc., quando já foi LESADO!

      Por tudo isso e muito mais, concluo, em minha simples construção, que o prestador do serviço tem uma grande vantagem em relação ao consumidor e esta vantagem deve ser igualada materialmente (isonomia material estruturada pelo postulado da razoabilidade, tendo como critério a eficácia diagonal dos Direitos Fundamentais e a medida a incidência do CDC mesmo quando o consumidor é o Estado), utilizando-se do Código de Direito do Consumidor nas relações de consumo, ainda e principalmente quando este consumidor é o Estado, porque lesar o Estado é lesar a coletividade (supremacia do interesse público tem como justificativa que tal interesse é mais importante que o particular , e, por isso esta norma princípio é uma das duas pedras de toque do Direito Administrativo -Di Pietro-).

      EM SUMA: "SE LESAR O CONSUMIDOR DÁ ENSEJO A APLICAÇÃO DO CDC, QUANTO MAIS LESAR TODA A SOCIEDADE". ANDRÉ EBERL PEGORARI. 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (André Eberl Pegorari) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados