JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Tráfico Internacional de Pessoas


Autoria:

Luara Teixeira Gomes


Luara Teixeira Gomes , graduando em Direito no 10° da Faculdade Izabela Hendrix, estagiária na área de direito imobiliário.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Justiça e Direitos Processuais
Direito Processual Civil

Resumo:

Presente estudo, está direcionado à efetividade das políticas públicas que visam prevenir e/ou reprimir a prática do tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual.

Texto enviado ao JurisWay em 07/11/2017.

Última edição/atualização em 12/11/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Presente há tempos na sociedade, o tráfico internacional de pessoas, atualmente, vem representando uma grande preocupação, em razão do crescimento do índice da ocorrência desse fenômeno em todo o mundo.

Embora ocorra com maior intensidade nas regiões mais pobres e marcadas pela desigualdade social, econômica e de gênero e com pouca ou nenhuma oferta de trabalho, não se pode afirmar que existe país livre do tráfico humano, seja como país de origem, trânsito ou destino das vítimas.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) divulgou o Relatório Global 2016 sobre Tráfico de Pessoas segundo o qual se estima que, no final de 2015, mais de 65 milhões de pessoas foram vítimas do tráfico humano, sendo que a maioria é do sexo feminino (entre mulheres e meninas) e representam 79% do total, distribuídas nas mais diversas rotas e fluxos em todo o planeta. (UNODC, 2016).

De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 10 mil crianças foram vítimas de traficantes de seres humanos somente no primeiro semestre de 2015. (MPF, 2016).

Por ser um fenômeno multinacional, seu enfrentamento envolve políticas internacionais. Para tanto, foi criado o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças, denominado Protocolo de Palermo (2000), norma internacional que trata do enfrentamento ao tráfico de pessoas.

O tráfico de seres humanos envolve violação à honra, à dignidade, à integridade física e psicológica, à autonomia e à liberdade. É um verdadeiro comércio de seres humanos que são vendidos como mercadorias e, portanto, um dos crimes mais cruéis que a humanidade conhece.

Esse negócio ilícito, que se mantém em franca expansão, destina a maior parte de suas vítimas à exploração sexual e trabalho forçado.

A gravidade das violações dos direitos humanos envolvidas no tráfico internacional de pessoas, notadamente nos casos em que as vítimas são destinadas à exploração sexual, justifica a luta voltada para prevenção, combate e repressão desse tipo de atividade.

Não se pode aceitar que os índices de tal crime mantenham-se em progressivo aumento e que direitos humanos ainda hoje estejam sendo lesados dessa forma, assim como ocorreu no período de escravidão do século XVI.

Por essa razão, o tráfico humano merece ser estudado e debatido, a fim de bem conhecer suas características, o que envolve a definição do tipo penal, e considerar as dificuldades para enfrentamento, identificando fatores que contribuem para a ocorrência desse fenômeno, além de compreender esse crime na atualidade e apresentar medidas de prevenção e repressão.

É necessário que a sociedade e o Poder Público conscientizem-se da gravidade desse evento, unindo-se no combate ao tráfico de pessoas para fim de exploração sexual, em proteção à vida, à liberdade e à dignidade humanas.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Luara Teixeira Gomes) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados