JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O que é ser um jovem advogado


Autoria:

Fabio Celestino Dos Santos


-Advogado,Graduação em Direito -(Unicastelo); -Pós-graduado em Direito Cível; -Pós-graduado em Processo Cível; -Pós-graduado em Direito Imobiliário; -Licenciatura em Sociologia; -Licenciatura em Filosofia; - Vice-Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/SP, 104ª Subseção -Itaquera;gestão 2019/2021; -Diretor da Comissão de Segurança Pública da OAB/SP, 104ª Subseção -Itaquera; - Diretor da Comissão do Terceiro Setor da OAB/SP, gestão 2018/2021 da 104ª Subseção -Itaquera; -Presidente do (Conseg), Conselho de Segurança comunitário de São Matheus, São Paulo/SP gestão 2019/2021 e 2021/2023. Professor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e do Centro Paula Souza.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

RESPONSABILIDADE CIVIL PELA PERDA DE UMA CHANCE
Direito Civil

Estelionato sentimental
Direito Civil

Pessoas invisíveis
Direitos Humanos

MOBILIDADE URBANA
Outros

Resumo:

A vida de um advogado iniciante.

Texto enviado ao JurisWay em 29/07/2017.

Última edição/atualização em 01/08/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O QUE É SER UM JOVEM ADVOGADO?

 

Ser jovem na idade?

Ser um novato na área de atuação?

Ser, além de jovem na idade, ter acabado de receber sua carteira de identificação profissional?

Muitas perguntas podem ser feitas, assim como, também podem existir várias respostas, mas a dúvida ainda persiste, o que é ser um jovem advogado?

Jovem advogado é aquela pessoa que, recentemente, recebeu sua carteira de advogado, independentemente da sua idade!

Mas após receber a carteira de identificação, o que fazer? Existem muitos questionamentos, como: Devo montar um escritório? Devo ter sócios? Quem devem ser meus sócios? Em qual área devo atuar? Qual local devo escolher para montar o meu escritório? E por aí vai...

Diante deste cenário de incertezas e de várias possibilidades, lá está ele, um jovem advogado, “cheirando a leite”, aquele que acaba, muitas das vezes, recém-saído do banco da faculdade e após se deparar com o tão temido Exame de Ordem, lá vem ele, com sonhos, ideais, vontade, energia, embora falte experiência, possui muito desejo de sucesso. Porém, não se pode esquecer que o único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário, independente do autor.

 Como diz Paul Thomas Mann romancistas do século XX

“ Ser jovem quer dizer ser original, quer dizer conservar-se próximo das fontes da vida, quer dizer erguer-se e sacudir as amarras de uma civilização obsoleta, ousar o que outros não têm coragem de arriscar, e saber voltar a imergir no elementar”.

 

Continuando nesse mesmo pensamento, trazendo para o mundo jurídico, podemos dizer que ser jovem advogado é ser ousado, ter atitude, sair da redundância de uma advocacia anacrônica, ou seja, arcaica, mas não se esquecendo dos fundamentos que deram início à advocacia.

Me atrevo a dizer que ser advogado (a), às vezes, dá vontade de chorar, causa um pouco de incerteza, irrita, dá vontade de gritar, até de querer soltar algumas palavras de baixo calão, como se não faltasse mais nada, exige uma entrega total, que deve ser tanta que, em muitos casos, nos faz renunciar à própria vida, pela vida dos outros. Deixar família em segundo plano, para trabalhar por um cliente ou um assistido da Defensoria Pública, esse é o verdadeiro trabalho de um advogado.

Portanto, ser advogado não é chique, glamuroso ou sinônimo de uma vida perfeita e cheia de dinheiro, como muitos imaginam, à maneira pintada nos seriados americanos.

Ser advogado é ter ciência que nunca mais você poderá parar de estudar, sempre terá que estar seguro de suas convicções, mesmo que, para muitos, você esteja errado. É derramar até a última gota de suor, é perder dias de sono, remar contra a maré, é defender teses onde ninguém teve coragem, ou audácia de defender, é sentir um cansaço físico e metal quase insuportável, para que ao final de todo o processo, possamos ouvir aquela frase tão linda e gratificante que todo advogado do mundo quer ouvir de seu cliente: “muito obrigado, doutor (a)! Que Deus te abençoe e te indicarei para várias pessoas”. (Claro que, após ter recebido os honorários)!

Isso é ser um advogado, isso é ser um jovem advogado, estar preparado para buscar novos desafios, é continuar estudando, nunca se esquecendo da ética profissional e aquilo que em que deve ser a essência não só do jovem advogado, a humildade.

 Por isso e por tantas outras coisas deixo essa frase para reflexão do (Juiz e Jurista brasileiro Ingo Sarlet)

 

“ Onde não houver respeito pela vida e pela integridade física e moral do ser humano, onde as condições mínimas para uma existência digna não forem asseguradas, onde não houver limitação de poder, enfim, onde a liberdade e a autonomia, a igualdade e os direitos fundamentais não forem reconhecidos e minimamente assegurados, não haverá espaço para dignidade humana e a pessoa não passará de mero objeto de arbítrio e injustiças. ” 

 

Autor: DR FÁBIO CELESTINO DOS SANTOS

 

OAB/SP354525

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fabio Celestino Dos Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Aurenildes (16/08/2017 às 11:24:37) IP: 179.153.64.175
Parabéns Dr Fábio! Colega da mesma instituição em que me formei. Texto verdadeiro, o qual é uma bela reflexão para nós jovens advogados!!Obrigada e sucesso!!!
2) Luiz (25/08/2017 às 17:31:06) IP: 179.54.181.246
Só quero parabenizar meu amigo e nobre advogado Dr. Celestino. Advogado integro de conduta ilibada.
Artigo que resume tudo sobre o jovem advogado.
3) Jackeline (27/08/2017 às 20:00:26) IP: 177.148.206.242
Excelente reflexão! Parabéns doutor Fábio!
4) Mariana (29/08/2017 às 17:47:43) IP: 191.205.249.129
Amei o texto,direto e bem humorado,retrata a realidade dos jovens advogados , e dos jovens num todo.
Parabéns.
5) Larissa (29/03/2022 às 00:03:31) IP: 191.5.68.48
Excelente reflexão Doutor Fábio!!❤️
6) Rayane (30/03/2023 às 02:33:09) IP: 177.140.105.89
Gostei bastante, inspira muito os jovens de forma direta e retratando a realidade.
Achei muito inspiradoras e norteadoras as frases de reflexões que trazem consigo um conhecimento encantador .
Parabéns Doutor Fábio Celestino!❤️


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados