JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A Florada dos Ipês


Autoria:

Marcela Tereza Belizario Da Silva Do Prado


Sou servidora pública estadual, bacharel em Direito pela Universidade de Cuiabá, especialista em Direito Ambiental Urbano.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Poluição Visual nas Cidades
Direito Ambiental

Seu condomínio é verde?
Direito Ambiental

Você tem sede de quê?
Desenvolvimento Pessoal

O meio ambiente do trabalhador
Direito Ambiental

O Mandado de Segurança no concurso público
Direito Processual Civil

Mais artigos...

Resumo:

O nome Ipê significa casca grossa e é uma palavra de origem tupi e no território nacional pode ser visto com mais frequência no cerrado e caatinga, locais onde encontramos o clima mais tropical de nosso país.

Texto enviado ao JurisWay em 10/07/2017.

Última edição/atualização em 13/07/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Perceberam como a cidade está mais bonita nessa época do ano? E essa beleza se estende por todo o Brasil, afinal, começou a temporada de florada dos Ipês (ou Piuvas, como a árvore é chamada no Pantanal).

 

O nome Ipê significa casca grossa e é uma palavra de origem tupi e no território nacional pode ser visto com mais frequência no cerrado e caatinga, locais onde encontramos o clima mais tropical de nosso país. Mas também estão presentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Eles podem ser vistos com flores nas cores amarelas, rosas, brancas e lilás.

 

Os nomes também variam de acordo com a região, em Mato Grosso são chamados de Piuvas (peúva = árvore da casca), em Goiás de Ipeúna (ipê comum), no Nordeste e Norte Pau d’arco, devido à sua madeira, que é muito utilizada até hoje para fabricação de arco e flecha.

 

Já parou pra pensar que o ipê floresce exatamente na época em que não esperávamos tamanha beleza na natureza? Inverno, a época da seca, da baixa umidade, das queimadas (que infelizmente ainda são numerosas)…mas há uma finalidade, a florada vem anunciar que a primavera está próxima.

 

A facilidade de encontrar a árvore no Brasil, aliada à tamanha beleza, encantou o então Presidente Jânio Quadros, que no Projeto de Lei nº 3380/1961, visava declarar o pau-brasil e o ipê-amarelo, respectivamente, árvore e flor Nacionais, porém o projeto foi vetado no tocante ao ipê, e somente o pau-brasil foi declarado árvore nacional, por meio da Lei nº 6607, de 7 de dezembro de 1978.

 

Mas ele não se intimidou com o veto e por meio de declaração verbal, apoiada pela população brasileira, o ipê se tornou flor nacional do Brasil, forma pela qual é conhecido mundialmente.

 

Essa bela árvore que pode alcançar 25 metros de altura não tem somente flores bonitas, mas sua casca e entrecasca têm propriedades medicinais (antiflamatórias, antiinfecciosas e cicatrizantes) e podem ser utilizadas para diversos tratamentos, como: dermatites, varizes, amidalites, infecções renais, entre outros.

 

E sua madeira é de lei, ou seja, considerada uma madeira de qualidade, utilizada na construção civil e naval, portanto, corre o risco de entrar em extinção. Se tem vontade de plantar uma árvore, opte por um ipê.

 

E por fim, mas não menos importante, podem reparar que o período de florada dos ipês, as folhas vão caindo aos poucos e ficam somente as flores. Essa é uma das características mais marcantes dessa bela árvore.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Marcela Tereza Belizario Da Silva Do Prado) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados