JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Estagiários sem Medo


Autoria:

Edmilson Dos Santos Silva


Arte-Educador, militante da cultura Hip-Hop, estudante de Direito na Universidade Salgado de Oliveira - SG/RJ, sou formado em Edição, pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, autodidata em Defensoria Pública Popular, Conciliador/Estagiário no Fórum Patricia Acioli.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

JURISDIÇÃO INCLUSIVA
Direitos Humanos

CONCILIADOR DE PRIMEIRA VIAGEM
Desenvolvimento Pessoal

Inseguranca
Direitos Humanos

Resumo:

Chegou o dia, depois de relutar tanto para fazer o estágio no Fórum, após arrumar várias desculpas com "medo" do novo: _será que que vou me adaptar, meus conhecimentos são suficientes, não posso errar

Texto enviado ao JurisWay em 12/08/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Estagiário e o Medo



Chegou o dia, depois de relutar tanto para fazer o estágio no Fórum, após arrumar várias desculpas com “medo” do novo: _será que que vou me adaptar, meus conhecimentos são suficientes, não posso errar.

 

Essas e outras maneiras de se auto-boicotar, são sentimentos reais que assolam a pessoa quando se está prestes a iniciar algum tipo de atividade na qual terá que usar seus conhecimentos. Se perguntarmos em qualquer parte do mundo veremos que o medo é imanente ao ser humano quando o assunto é estagiar. Portanto, quando esse dia chega a pessoa é tomada por calafrios, tremedeiras, dores em todo o corpo, alguns inclusive vão parar em prontos socorros, mas em fim o estágio é obrigatório, voluntário em alguns casos remunerados em outros.

Todo começo é simples, tem o contato com o espaço, pessoas e máquinas. Pronto!

A partir daí é usar o diálogo, ser educado, ser bom ouvinte, atencioso, falar razoavelmente, estar bem vestido e começar as tarefas.

Um bom entendimento é prestar atenção em todo o ensinamento, não interromper quem está passando as informações, pedir que repita caso tenha alguma dificuldade e fazer anotações.

Outro detalhe é deixar todos os problemas do lado de fora, para se envolver completamente com a nova atividade. O relógio no primeiro dia será um item que não ajudará muito pois seus ponteiros aparecerão enferrujados.



Estagiário e o Medo

 

O setor para onde você foi designado estava livre, os serviços acumulando-se sobre as mesas necessitando-os de pessoas capazes de desenvolver, solucionar e prosseguir com o andamento dos trabalhos, e seus serviços, aptidões o levaram até este setor. Não se trata de qualquer estagiário é você.

São várias empresas que precisam de estagiários, como são vários estagiários em busca de um estágio e, quem sabe se efetivarem em seu primeiro emprego.

O setor requer que o estagiário tenha no mínimo habilidades para lidar com o computador, conhecimentos técnicos iniciais para desenrolar uma atividade e sabedoria para entender quando as coisas necessitam de um diálogo mais profundo.

EM ANDAMENTO: Complete com a sua história...

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Edmilson Dos Santos Silva) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Marcia (19/02/2018 às 14:47:14) IP: 177.192.255.49
O autor tocou num ponto chave para os estudantes de Direito: o medo! Especialmente no início do estágio, período de dúvidas, receios, preocupações... Quando bem orientado e tendo a sorte de conseguir um REAL estágio de Direito, o estudante cresce e tem tudo para se tornar um bom profissional. Agora, tem empresas que usam o estagiário para fazer "serviço de office boy", como muitos reclamam que ocorre, e que nada aprendem, nada fazem, sendo maçante e improdutivo para o futuro advogado.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2021. JurisWay - Todos os direitos reservados