JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Estagiários sem Medo


Autoria:

Edmilson Dos Santos Silva


Arte-Educador, militante da cultura Hip-Hop, estudante de Direito na Universidade Salgado de Oliveira - SG/RJ, sou formado em Edição, pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, autodidata em Defensoria Pública Popular, Conciliador/Estagiário no Fórum Patricia Acioli.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

CONCILIADOR DE PRIMEIRA VIAGEM
Desenvolvimento Pessoal

JURISDIÇÃO INCLUSIVA
Direitos Humanos

Inseguranca
Direitos Humanos

Resumo:

Chegou o dia, depois de relutar tanto para fazer o estágio no Fórum, após arrumar várias desculpas com "medo" do novo: _será que que vou me adaptar, meus conhecimentos são suficientes, não posso errar

Texto enviado ao JurisWay em 12/08/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Estagiário e o Medo



Chegou o dia, depois de relutar tanto para fazer o estágio no Fórum, após arrumar várias desculpas com “medo” do novo: _será que que vou me adaptar, meus conhecimentos são suficientes, não posso errar.

 

Essas e outras maneiras de se auto-boicotar, são sentimentos reais que assolam a pessoa quando se está prestes a iniciar algum tipo de atividade na qual terá que usar seus conhecimentos. Se perguntarmos em qualquer parte do mundo veremos que o medo é imanente ao ser humano quando o assunto é estagiar. Portanto, quando esse dia chega a pessoa é tomada por calafrios, tremedeiras, dores em todo o corpo, alguns inclusive vão parar em prontos socorros, mas em fim o estágio é obrigatório, voluntário em alguns casos remunerados em outros.

Todo começo é simples, tem o contato com o espaço, pessoas e máquinas. Pronto!

A partir daí é usar o diálogo, ser educado, ser bom ouvinte, atencioso, falar razoavelmente, estar bem vestido e começar as tarefas.

Um bom entendimento é prestar atenção em todo o ensinamento, não interromper quem está passando as informações, pedir que repita caso tenha alguma dificuldade e fazer anotações.

Outro detalhe é deixar todos os problemas do lado de fora, para se envolver completamente com a nova atividade. O relógio no primeiro dia será um item que não ajudará muito pois seus ponteiros aparecerão enferrujados.



Estagiário e o Medo

 

O setor para onde você foi designado estava livre, os serviços acumulando-se sobre as mesas necessitando-os de pessoas capazes de desenvolver, solucionar e prosseguir com o andamento dos trabalhos, e seus serviços, aptidões o levaram até este setor. Não se trata de qualquer estagiário é você.

São várias empresas que precisam de estagiários, como são vários estagiários em busca de um estágio e, quem sabe se efetivarem em seu primeiro emprego.

O setor requer que o estagiário tenha no mínimo habilidades para lidar com o computador, conhecimentos técnicos iniciais para desenrolar uma atividade e sabedoria para entender quando as coisas necessitam de um diálogo mais profundo.

EM ANDAMENTO: Complete com a sua história...

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Edmilson Dos Santos Silva) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Marcia (19/02/2018 às 14:47:14) IP: 177.192.255.49
O autor tocou num ponto chave para os estudantes de Direito: o medo! Especialmente no início do estágio, período de dúvidas, receios, preocupações... Quando bem orientado e tendo a sorte de conseguir um REAL estágio de Direito, o estudante cresce e tem tudo para se tornar um bom profissional. Agora, tem empresas que usam o estagiário para fazer "serviço de office boy", como muitos reclamam que ocorre, e que nada aprendem, nada fazem, sendo maçante e improdutivo para o futuro advogado.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados