JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A história de B - O colapso dos Valores


Autoria:

Fernanda Oliveira Villela


Estagiária Curso de Direito no Centro Universitário Univates

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Só uma nova Assembleia Nacional Constituinte poderá admitir a vaquejada no Brasil

A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A SUA APLICABILIDADE NO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS/BAHIA.

As possibilidades de manejo da ação popular para a efetivação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

ESTUDO SOBRE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

AS NECRÓPOLES, SUA SIMBOLOGIA CULTURAL E IMPACTO NA PAISAGEM LOCAL: aspectos ecológicos e patrimoniais dos sete cemitérios da capital mineira

O sistema de consumo pré-pago de água frente a lei das águas

O MEIO AMBIENTE E O DIREITO À VIDA

Resolução CONAMA 302/02 e as construções no entorno da Represa do Jaguari, em Igaratá- SP.

AS RESERVAS DE ÁGUA NO BRASIL E NO MUNDO

Mais artigos da área...

Resumo:

Artigo do livro "A história de B" - O colapso dos valores

Texto enviado ao JurisWay em 09/06/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O autor busca, inicialmente, construir o pensamento condutor do agir da raça humana desde os primórdios culturais e sociais. Com efeito, descreve o transcurso milenar através do qual se incutiu à raça humana a ideia de uso indiscriminado e descurado do planeta terra. Inobstante, pontua a atual desorientação moral que a humanidade atravessa resulta em pessoas descrentes no futuro e nos ordenamentos regulamentares socialmente instituídos.

Sarcasticamente, o autor passa a relatar todas as relevantes gerações sociais que povoaram a terra e a forma desmedida com a qual buscaram, incessantemente, a plenitude de usurpação do patrimônio natural do planeta. A ambição incontrolável, cujo preceito baseava-se na dádiva divina, (Deus projetou a Terra para o ser humano) levou a raça humana a consumir toda e qualquer matéria natural viável; e mais, cunhou à simbologia de evolução a necessidade de exploração para objetivá-la.

Evidentemente, que tamanha e desajustada exploração faz com que, nesta quadra histórica, eclodisse uma nova geração de pensamento ecologicamente adequado, embora ainda haja, especialmente na seara política, a manutenção cética da cultura da evolução mediante exploração do planeta.

Cada vez mais conscientiza-se que o mundo não foi feito para nossa deliberada exploração, que não era esse o plano divino. Entrementes, em meio à minúscula caminhada nesse sentido, sofre-se demasiadamente ante ao desmoronamento das pilastras morais e dos princípios norteadores da cultura, fazendo com que a sociedade fique desorientada, apática, suscetível à depressão, crimes, drogas e outras alternativas numa fuga da realidade.

 

 Por fim, consigna que, não se trata de um defeito da humanidade, mas tão somente um defeito cultural, sendo possível um futuro bom diante de uma guinada de orientação cultural, havendo luz no fim do túnel para a humanidade, porém, não para essa cultura.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fernanda Oliveira Villela) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados