JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Nova Lei de Garantia de Direitos da Criança Vítima de Violência


Autoria:

Carlos Eduardo Rios Do Amaral


MEMBRO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Nova Lei de Garantia de Direitos da Criança Vítima de Violência

Texto enviado ao JurisWay em 30/03/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Nova Lei de Garantia de Direitos da Criança Vítima de Violência

 

Por Carlos Eduardo Rios do Amaral

 

Vai à sanção presidencial o Projeto de Lei da Câmara nº 3792, de 2015, de autoria da Deputada Maria do Rosário, que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência.

 

O PL 3792/2015 atende ao disposto no Art. 227 da Constituição Federal, na Convenção Sobre os Direitos da Criança e na Resolução nº 20/2005 do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, criando mecanismos para prevenir e coibir a violência contra crianças e adolescentes.

 

A Resolução nº 20/2005 do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas resguarda os direitos da criança e do adolescente à livre expressão e participação – conforme sua idade e maturidade – em todos os processos judiciais ou administrativos que lhes digam respeito.

 

Não trata o PL 3792/2015 da violência praticada contra crianças e adolescentes apenas no âmbito doméstico e familiar como faz a Lei Maria da Penha. O PL é expresso ao abranger a violência praticada no âmbito das relações domésticas, familiares e sociais. De modo a compreender a violência em geral, praticada em qualquer lugar e por qualquer pessoa.

 

Dentre as formas de violência praticadas contra a criança e o adolescente o PL 3792/2015 reconhece expressamente a violência física, a psicológica, a sexual e a institucional.

 

Nas subespécies de formas de violência, o PL 3792/2015 destaca a prática do bullying (intimidação sistemática), o ato de alienação parental, o cometimento de crime violento contra membro da família na presença da criança, a exposição do corpo da criança em fotos e vídeos em meio eletrônico, o ato libidinoso realizado para estimulação sexual por meios eletrônicos e a violência praticada por instituição pública ou conveniada.

 

Bom por em destaque que perante os Juizados da Infância e da Juventude Cíveis esses conceitos abertos de formas de violência em muito ajudarão à proteção da criança e do adolescente, não ficando juízes, promotores e defensores públicos reféns da tipicidade estrita afetas apenas às Varas Criminais. Algo bem parecido com o que acontece com a medida protetiva de urgência da Lei Maria da Penha, de natureza cível, que dispensa a demonstração da tipificação criminosa para proteção da mulher.

 

De acordo com o PL 3792/2015, em qualquer processo judicial cível ou criminal, a criança ou o adolescente só poderão ser ouvidos sobre a situação de violência por meio da chamada escuta especializada e depoimento especial, oportunizando-se que estes conheçam os profissionais que participarão do procedimento.

 

O depoimento especial, sempre que possível, deverá ocorrer uma única vez, em sede de produção antecipada de prova judicial, garantindo-se a ampla defesa e o contraditório.

 

Nos casos de menores de sete anos ou de abuso sexual o depoimento especial seguirá o rito cautelar de antecipação da prova.

 

Toda criança e adolescente gozará da prerrogativa de receber informação adequada sobre os serviços de assistência e representação jurídicas, medidas de proteção, reparação de danos e sobre qualquer procedimento a que seja submetido.

 

O PL 3792/2015 cria expressamente as medidas protetivas em favor da criança e do adolescente, nos mesmos moldes da Lei Maria da Penha, contra o agressor. Que poderá ser pleiteada nas Varas Criminais, Juizados da Infância e da Juventude Cíveis e até mesmo nas Varas de Família, independentemente de ação penal em curso.

 

Neste sentido, já decidiu o STJ:

 

“DIREITO PROCESSUAL CIVIL. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER.

MEDIDAS PROTETIVAS DA LEI N. 11.340/2006 (LEI MARIA DA PENHA).

INCIDÊNCIA NO ÂMBITO CÍVEL. NATUREZA JURÍDICA. DESNECESSIDADE DE INQUÉRITO POLICIAL, PROCESSO PENAL OU CIVIL EM CURSO.

1. As medidas protetivas previstas na Lei n. 11.340/2006, observados os requisitos específicos para a concessão de cada uma, podem ser pleiteadas de forma autônoma para fins de cessação ou de acautelamento de violência doméstica contra a mulher, independentemente da existência, presente ou potencial, de processo-crime ou ação principal contra o suposto agressor.

2. Nessa hipótese, as medidas de urgência pleiteadas terão natureza de cautelar cível satisfativa, não se exigindo instrumentalidade a outro processo cível ou criminal, haja vista que não se busca necessariamente garantir a eficácia prática da tutela principal. ‘O fim das medidas protetivas é proteger direitos fundamentais, evitando a continuidade da violência e das situações que a favorecem. Não são, necessariamente, preparatórias de qualquer ação judicial. Não visam processos, mas pessoas’ (DIAS. Maria Berenice. A Lei Maria da Penha na Justiça. 3 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012).

3. Recurso especial não provido.

(REsp 1419421/GO, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO, QUARTA TURMA, julgado em 11/02/2014, DJe 07/04/2014)”.

 

Se antes o juiz consultava a criança ou o adolescente e seu representante legal a respeito da presença do agressor na sala de audiência, o PL 3792/2015 proibirá terminantemente esse tipo de contato, ainda que visual. Inclusive com outras pessoas, além do agressor, que representam alguma forma de ameaça, coação ou constrangimento para o menor.

 

O PL 3792/2015 deseja que Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Civil contem com seus respectivos órgãos especializados no atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência.

 

O discurso proferido pela Deputada Maria do Rosário, autora do PL 3792/2015, na Câmara dos Deputados, aos 21/02/2017, bem sintetiza o espírito do Projeto que deverá ser sancionado sem vetos pelo Senhor Presidente da República:

 

“Sr. Presidente, eu quero destacar novamente a disposição da Relatora de acolher as emendas, para trabalharmos em conjunto, desde que preservado o espírito do projeto. Todas as organizações e os partidos apresentaram propostas.

Quero destacar também que este projeto é de autoria da Frente Parlamentar de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança, composta por vários Parlamentares que estão nos acompanhando neste plenário.

Pediria a todos que ficassem aqui, porque nós trabalhamos para que a criança vítima seja escutada de forma adequada. Quando a criança é escutada de forma adequada, a responsabilização daquele que abusa, que estupra, que espanca, que maltrata é mais passível de vir a acontecer efetivamente. A escuta no período pré-processual e o depoimento são muito importantes para a preservação dos direitos.

A matéria proposta agora realmente é alheia a tudo o que nós pensamos. Creio que a Relatora tenha buscado soluções. Pediria ainda aos Deputados que a ajudassem, porque nós não pretendíamos fazer votações que pudessem nos segmentar. De toda forma, estamos prontos para votar.

Eu faço este apelo, Deputado Carlos Manato, porque este projeto voltou à pauta depois que uma adolescente de 16 anos foi estuprada por cerca de 30 homens no Rio de Janeiro. O primeiro atendimento que ela recebeu na delegacia foi considerado extremamente violento. Não vou nem repetir aqui as palavras que foram ditas.

Naquela época, o Deputado Giacobo, que presidia a Mesa, aceitou criar uma Comissão Especial. Nós analisamos o tema, e a Deputada Laura Carneiro fez um amplo estudo e criou um substitutivo que mudou muito a matéria. Isso ocorreu com a contribuição de todos os colegas.

Agora é o momento de darmos essa resposta para o Brasil, Deputado Manato, explicando como uma criança tem que ser escutada, como deve ser feita a sua denúncia, como não se deve expor essa criança, como a sua família também tem que ser protegida.

Nesse sentido, pediria aos Deputados que retirassem a emenda, que não tratassem de outro assunto referente ao Código Civil, criando uma polêmica desnecessária. Se o Deputado tem outra proposta, ele pode apresentar um projeto de lei, mas não comprometa este sobre a proteção da infância que tramita com o apoio de toda a sociedade brasileira.

Este é o apelo que faço, como autora da matéria, em conjunto com meus colegas e a Frente Parlamentar.

Cumprimento a Deputada Laura mais uma vez”.

 

Assiste inteira razão à Deputada Maria do Rosário. Muito, pode e deve ser feito pela infância e juventude no Brasil. Vivemos tempos difíceis. Nas Varas da Infância e da Juventude no país a situação de nossos menores é mesmo desesperadora. A ausência de políticas públicas efetivas e concretas, a omissão generalizada da família e a indiferença da sociedade civil no que diz respeito aos direitos mínimos de crianças e adolescentes atingem níveis insuportáveis.

 

Assim, o PL 3792/2015 serve de alento ao Operador do Direito, traduzindo-se como mais uma ferramenta legal para promoção dos direitos da criança, tão massacrados diariamente no Brasil.

 

____________  

 

Carlos Eduardo Rios do Amaral é Defensor Público do Estado do Espírito Santo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Carlos Eduardo Rios Do Amaral) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados