JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

AS CONSEQUÊNCIAS DA ALIENAÇÃO PARENTAL


Autoria:

Carla Adriana Mendonça Prado


Estudante de Direito (5º ano) na faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM, Ituverava/SP.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

DESAPOSENTAÇÃO
Direito Previdenciário

Resumo:

Inúmeras são as consequências em que os envolvidos na prática de alienação parental poderão desencadear, nas crianças e adolescentes, as principais vítimas da prática poderão sofrer com problemas de relacionamentos interpessoais e pessoais, etc.

Texto enviado ao JurisWay em 21/11/2016.

Última edição/atualização em 23/11/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

As consequências da Alienação Parental

Em 1985 o professor de psiquiatria infantil da Universidade de Columbia – EUA, Richard Alan Gardner introduziu o termo Alienação Parental, nos casos em que crianças nas quais os pais se encontravam em processo de divórcio, rejeitavam o outro genitor, sem que houvesse justificativas reais para tal ato, suas razões não eram baseadas em relatos reais e convincentes, sua visão destorcida frente ao outro genitor era fantasiosa, exagerada e muitas vezes delirante, está criança era então chamada de criança alienada, na qual era ‘programada’ por um genitor alienador a odiar o outro, chamado de genitor alienado, está é a chamada alienação parental.

Inúmeras são as consequências em que os envolvidos na prática de alienação parental poderão desencadear, nas crianças e adolescentes, as principais vítimas da prática poderão sofrer com problemas de relacionamentos interpessoais e pessoais, depressão, estres, nervoso excessivo, rebeldias, angústias, baixo rendimento escolar, transtornos de identidade e imagem.

No genitor alienado as consequências são além do afastamento de seu filho são os insultos no ambiente de trabalho, depressão, insegurança e agressividade, já no genitor alienador as consequências vem elencadas na lei 12.318/2010, a chamada Lei de Alienação Parental, que traz as punições nas quais os mesmos poderão sofrer diante a realização da prática.

Conclui-se, que as consequências da prática de alienação parental infelizmente poderão trazer aos envolvidos problemas não só no momento da realização da prática, mas também na vida adulta, principalmente nas crianças e adolescentes, assim, a lei de alienação parental poderá restabelecer o vínculo perdido e também punir a genitor alienador, autor da prática.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Carla Adriana Mendonça Prado) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados