JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

É possível receber pequenos valores por meio do judiciário?


Autoria:

Stephany D. Pereira Mencato


Advogada, bacharel em Direito pela - UDC. Pós-graduanda em Relações Internacionais Contemporâneas e Graduanda em Ciências Políticas e Sociologia pela - UNILA. Alguns escritos: http://www.stephanymencato.com.br/blog

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O presente texto de dicas traz algumas explanações sobre como proceder em ações de cobrança de dívidas até 40 salários mínimos.

Texto enviado ao JurisWay em 17/08/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Nos últimos meses o número de inadimplentes no Brasil tem crescido. Este texto busca demonstrar como as empresas podem se proteger, garantindo sua sobrevivência em tempos de crise.

Quando se forma a inadimplência, quais os direitos do credor?

As dívidas devem ser pagas no vencimento (tempo, valor e modo acordados), por força de lei. Uma vez não cumprida essa obrigação, o agora devedor passa a responder, não apenas pelo valor que originalmente devia, mas ainda por perdas e danos (além do que ele efetivamente perdeu o que razoavelmente deixou de lucrar), juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.

O que é necessário ao credor para assegurar seu direito ao recebimento?

A execução para cobrança de crédito funda-se sempre em título de obrigação certa, líquida e exigível. Isso significa dizer que é necessário ao credor possuir algum título executivo extrajudicial, por exemplo: nota promissória; duplicata; cheque; escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor; documento particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas; instrumento de transação, que serão então executados em juízo. Caso não possua nem um título que possa ser executado, será necessário ao credor ingressar com uma ação a fim de demonstrar que de fato a dívida existe, buscando uma sentença que condene o devedor ao pagamento. Deverá, para isso, ter em mãos, demonstrativos, como conversas em redes sociais com o devedor; títulos parcialmente preenchidos e com assinatura do devedor; contrato sem assinatura de testemunhas ou reconhecimento de firma, por exemplo. De qualquer modo, em todos os casos é importante que o credor tenha sempre atualizado o endereço do devedor.

Quais valores são passíveis desses procedimentos?

Por lei, não há uma definição de valores específicos. Inicialmente todos os valores devidos poderão ser alvos de ação de cobrança, sem ter, no entanto, uma definição de competência para essas ações. Assim, cobranças com valores inferiores a 40 salários mínimos nacionais poderão ser propostas pelos credores diretamente junto aos juizados especiais civis, tratando-se de Micro Empresas ou Empresas de Pequeno Porte, pode-se mesmo pedir gratuidade da justiça nos termos legais, o que tornará a demanda menos onerosa ao credor.

O que é interessante ao credor saber sobre estas ações?

Acredito que o fato de se contarem os juros de mora desde a citação inicial, uma vez que provado que os juros da mora não cobrem os prejuízos arcados pelo credor, e não havendo pena convencional, poderá o juiz conceder ao credor indenização suplementar, objetivando ressarcir todos os seus prejuízos. Interessante ainda, é que os títulos executivos extrajudiciais oriundos de país estrangeiro não dependerão de homologação judicial para serem executados, bem como a recordação de que o devedor sempre responde com todos os seus bens presentes e futuros para o cumprimento de suas obrigações, salvo as restrições estabelecidas em lei.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Stephany D. Pereira Mencato) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados