JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Breves considerações acerca do contrato de empreitada no Direito Civil brasileiro


Autoria:

Vinícius Luiz De Souza


Graduado em Direito, Advogado inscrito no quadro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais, atuante na 14° Subseção - Uberaba e especialista em Direito Ambiental pós graduado lato sensu.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

A discricionariedade da licença ambiental
Direito Ambiental

Resumo:

Breves considerações traçadas em relação ao contrato de empreitada, sob a ótica do Direito Civil brasileiro e sob a análise fática das experiências diárias junto às empresas contratantes e os empreiteiros.

Texto enviado ao JurisWay em 19/01/2015.

Última edição/atualização em 28/01/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Introdução

Inicialmente cabe-nos definir alguns conceitos tais como o de obra, cujo entende-se como a construção, a demolição, a reforma ou a ampliação de edificação, de instalação ou de qualquer outra benfeitoria agregada ao solo ou ao subsolo. Cumpre também entender o conceito de empreitada, esclarecido por DINIZ (2009, p. 465):

É o contrato pelo qual um dos contratantes (empreiteiro) se obriga, sem subordinação, a realizar, pessoalmente ou por meio de terceiro, certa obra (p. Ex, construção de uma casa, muro, represa ou ponte; composição de uma música) para outro (dono da obra), com material próprio ou por este fornecido, mediante remuneração determinada ou proporcional ao trabalho executado.

Feito isso, passemos agora à tecer breves considerações acerca do contrato de empreitada no Direito Civil Brasileiro.

Do Contrato de Empreitada

O contrato de empreitada distingue-se da prestação de serviços pelos seguintes motivos: a) o objeto do contrato de prestação de serviços é apenas a atividade do prestador, sendo a remuneração proporcional ao tempo dedicado ao trabalho, enquanto na empreitada o objeto da prestação não é essa atividade, mas sim a obra em si, permanecendo inalterada a remuneração, qualquer que seja o tempo de trabalho despendido; b) na prestação de serviços, a execução do serviço é dirigida e fiscalizada por quem contratou o prestador, a quem este fica diretamente subordinado, ao passo que, na empreitada, a direção compete ao próprio empreiteiro; c) na prestação de serviço o contratante assume os riscos do negócio, mas na empreitada é o empreiteiro que assume os riscos do empreendimento, sem estar subordinado ao dono da obra.

Dessa forma, verifica-se que, por gerar uma obrigação de resultado, tem por objetivo apenas o resultado final, podendo ser a construção de uma obra material, não levando em consideração a atividade do empreiteiro em si, como objeto da relação contratual.

No contrato de empreitada, será remunerado o resultado do serviço, pois o empreiteiro se obriga a entregar a obra pronta, por preço previamente estipulado, sem consideração ao tempo nela empregado.

Mesmo que haja uma necessidade de um tempo maior do que o pactuado, não terá o empreiteiro o direito a qualquer acréscimo de valor. Da mesma forma, receberá a remuneração integral, se porventura concluir a obra em tempo menor.

A direção e fiscalização da obra é feita pelo próprio empreiteiro, que contrata os seus empregados com total independência e sem vinculo de subordinação, se responsabilizando pelas obrigações trabalhistas, previdenciárias e garantindo a correta execução do contratado.

Quando celebra o contrato, o empreiteiro assume uma obrigação de resultado, que só se exaure com a entrega da obra pronta e acabada a contento de quem a encomendou.

Das Características

A empreitada é um contrato bilateral, visto que gera obrigações recíprocas para as partes, quais sejam a realização e entrega da obra, para o empreiteiro, e o pagamento do preço, para o proprietário.

É um contrato consensual, pois se aperfeiçoa com o acordo de vontades, de preferência, expressas em contrato escrito.

É comutativo, uma vez que cada parte pode antever os ônus e vantagens dela advindos.

É oneroso, pois ambas as partes obtêm uma vantagem, ao qual advém de um sacrifício.

O contrato de empreitada é realizado mediante uma série de atos concatenados, necessitando de certo espaço e tempo para sua conclusão.

Das Espécies de Empreitada

Aqui serão analisadas as espécies de empreitada existentes no nosso ordenamento jurídico.

O empreiteiro de uma obra pode contribuir para ela “só com seu trabalho” (empreitada de mão de obra ou de lavor), ou “com ele e os materiais” (empreitada mista), conforme dispõe o art. 610 do Código Civil:

Art. 610. O empreiteiro de uma obra pode contribuir para ela só com seu trabalho ou com ele e os materiais.

§ 1.º A obrigação de fornecer os materiais não se presume, resulta da lei ou da vontade das partes.

§ 2.º O contrato para elaboração de um projeto não implica a obrigação de executá-lo, ou de fiscalizar lhe a execução.

No primeiro caso, o empreiteiro assume apenas a obrigação de fazer. Consiste em executar o serviço, cabendo ao dono da obra fornecer os materiais; no segundo, o empreiteiro obriga-se não só a realizar um trabalho de qualidade, mas também a dar, consistente em fornecer os materiais.

É de suma importância entender a diferenciação das duas situações ao que tange os efeitos destas modalidades, especificamente os riscos.

Na primeira (empreitada de mão de obra ou de labor), se a coisa perece antes da entrega, sem culpa do empreiteiro, quem sofre a perda é o dono da obra, por conta de quem correm os riscos.

Assim dispõe o artigo 612 do Código Civil:

Art. 612. Se o empreiteiro só forneceu mão de obra, todos os riscos em que não tiver culpa correrão por conta do dono.

Caso não haja também, culpa por parte do dono, o empreiteiro perde a retribuição, dessa forma, os prejuízos são repartidos, não havendo culpa de qualquer um dos contratantes. Entretanto, devemos observar que o empreiteiro fará jus à remuneração, se provar “que a perda resultou de defeito dos materiais e que em tempo reclamara contra a sua quantidade ou qualidade”. Ou seja, no caso do fornecimento dos materiais pela contratante, deve-se observar que os mesmos sejam de qualidade indiscutível e que estejam em quantidade suficiente para a execução da obra, evitando assim, futuros passivos em desfavor da empresa.

No segundo caso (empreitada mista), os riscos correm por conta do empreiteiro até o momento da entrega da obra, conforme dispõe o artigo 611 do Código Civil:

Art. 611. Quando o empreiteiro fornece os materiais, corre por sua conta os riscos até o momento da entrega da obra, a contento de quem a encomendou, se este não estiver em mora de receber. Mas se estiver, por sua conta correrão os riscos.

Neste último (mora de receber), cumpre-nos ressaltar que os riscos dividem-se entre as partes.

Ademais, o ordenamento jurídico conta com outras duas espécies de contrato, quais sejam o contrato de empreitada propriamente dito e o contrato de empreitada sob administração.

Entende-se por construção sob administração o contrato em que o construtor se encarrega da execução de um projeto, mediante remuneração fixa ou percentual sobre o custo da obra, correndo por conta do proprietário os encargos econômicos do empreendimento. Assim, a obra é impulsionada à medida em que o dono oferece os recursos necessários. Os riscos correm por conta do dono da obra, a menos que seja provada a culpa do construtor.

Na empreitada propriamente dita, contrariamente, o construtor-empreiteiro assume os encargos técnicos da obra e também os riscos econômicos, e ainda custeia a construção por preço fixado de início, que não pode ser reajustado, ainda que o material encareça e aumente o salário dos empregados. Esse tipo de empreitada é o que mais nos interessa e se adequa a realidade da empresa.

A empreitada pode ser convencionada a preço fixo ou global e a preço por medida ou por etapas.

Na primeira (fixo ou global), a obra é ajustada por preço invariável, fixado antecipadamente pelas partes e insuscetível de alteração, para mais ou para menos. O preço deve englobar toda a obra e, por essa razão, é de suma importância, para garantia, tanto do dono da obra como do empreiteiro, a confecção de um memorial descritivo, especificando detalhadamente os serviços a serem executados e a quantidade do material a ser utilizado.

Nessa modalidade, o dono da obra fica protegido de eventuais aumentos no preço dos materiais e da mão de obra, pois o empreiteiro nada mais poderá exigir, se tal fato vier a ocorrer. Em contrapartida, o dono da obra não poderá reclamar redução do preço ajustado se baixarem os preços dos materiais ou da mão de obra. Importante ressaltar que não deixa de ser global o preço, pelo fato de ficar convencionado seu pagamento parceladamente, desde que estipulado em função da totalidade da obra.

Na segunda (preço por medida ou por etapas) a sua fixação é feita de acordo com as fases da construção ou a medida. Tal modalidade atende ao fracionamento da obra. O pagamento pode ser convencionado por parte concluída ou por umidade. Não há fixação do preço para a obra como um todo. Pode-se estabelecer o preço de certa medida, como o do metro quadrado de área construída, por exemplo. Assim ensina VENOZA (p.226), a saber:

Quando o pagamento é fixado por etapas ou pelo que ordinariamente se denomina medição, a quitação de cada parcela presume a verificação de cada estágio da obra pelo comitente, nos termos do art. 614 do Código Civil.

Desse modo, somente ao final, depois de feita a medição completa, o empreiteiro conhecerá o exato valor de sua remuneração. Esta modalidade proporciona ao proprietário a liberdade de efetuar mudanças no projeto originário, aumentado ou diminuído os trabalhos inicialmente convencionados.

A subempreitada, contrato por meio do qual o empreiteiro transfere a outrem, total ou parcialmente, sua obrigação de realizar uma obra, pode ser vedada, bastando a inclusão de cláusula proibitiva expressa no contrato.

Da Verificação e Recebimento da Obra

Conforme dispõe o art. 614 do Código Civil:

Art. 614. Se a obra constar de partes distintos, ou for de natureza que se determinam por medida, o empreiteiro terá direito a que também se verifique por medida, ou segundo as partes em que se dividir, podendo exigir o pagamento na proporção da obra executada.

§ 1.º Tudo o que se pagou presume-se verificado.

§ 2.º O que se mediu presume-se verificado se, em trinta dias, a contar da medição, não forem denunciados os vícios ou defeitos pelo dono da obra ou por quem estiver incumbido da sua fiscalização.

A entrega da obra pode ser convencionada por partes ou só após concluída. Se o dono a recebe e paga o que lhe foi entregue, presume-se verificado e em ordem, pois segundo o § 1º do supracitado artigo, “tudo o que se pagou presume-se verificado”. Mas poderá enjeitá-la, se o empreiteiro se afastou das instruções recebidas ou das regras técnicas em trabalhos de tal natureza, ou recebê-la com abatimento no preço. O empreiteiro responde, assim, pela perfeição da obra.

Assim, tem-se a importância da verificação da obra, pois quando recebida como boa e perfeita, nenhuma reclamação poderá ser posteriormente formulada por quem a encomendou, salvo quando se tratar de vícios ocultos ou redibitórios, que evidentemente não ficarão cobertos pelo simples ato de recebimento.

Com efeito, aduz o artigo 615 do Código Civil que:

Art. 615. Concluída a obra de acordo com o ajuste, ou o costume do lugar, o dono é obrigado a recebe-la. Poderá, porém, rejeitá-la, se o empreiteiro se afastou das instruções recebidas e dos planos dados, ou das regras técnicas em trabalhos de tal natureza.

Se ao concluir a obra, o resultado prometido foi alcançado, não pode o dono negar-se a recebe-la e a pagar o preço ajustado. Entretanto, o dono da obra pode ter justo motivo para recusa, quais sejam: a) se o empreiteiro se afastou do plano ou das instruções ministradas; b) se, na falta de plano ou de instruções específicas, arredou-se das regras da arte ou do costume do lugar; c) se empregou materiais de segunda ou de má qualidade; d) se não entregou a obra no tempo contratado.

Não terá validade a alegação do empreiteiro de que “sua intenção foi obter coisa melhor”, pois o credor de coisa certa não pode ser obrigado a receber outra coisa, ainda que mais valiosa.

Ademais, o Código Civil institui o prazo de um ano para reclamar dos defeitos ocultos, entretanto, esse prazo só abarca os defeitos que não afetem a segurança e a solidez da obra, pois para estes há o prazo de cinco anos do artigo 618.

Este prazo configura uma garantia. Apenas se o defeito aparecer durante o prazo é que poderá ser ajuizada ação de indenização de caráter pessoal.

Das Responsabilidade do Empreiteiro

A responsabilidade do empreiteiro pode ser analisada sob os seguintes aspectos: a) quanto aos riscos da obra; b) quanto à solidez e segurança dos edifícios e outras construções consideráveis; c) quanto à perfeição da obra; d) quanto à responsabilidade pelo custo dos materiais.

  • a) Riscos da obra: se a empreitada é apenas de lavor, todos aqueles riscos em que o empreiteiro não tiver culpa correm “por conta do dono”. Desse modo, se a coisa perece antes da entrega, sem culpa daquele, quem sofre o prejuízo é o dono da obra. Todavia, o empreiteiro perderá a retribuição, se não provar que a perda resultou de defeito dos materiais e que em tempo reclamara contra a sua quantidade ou qualidade. Caso não proceda dessa forma, haverá a repartição dos prejuízos, não havendo culpa de qualquer dos contratantes. No entanto, quando o empreiteiro fornece também os materiais, “correm por sua conta os riscos até o momento da entrega da obra”.
  • b) Responsabilidade do empreiteiro pela solidez e segurança das construções: nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo irredutível de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo. Quando do descobrimento do vicio ou defeito, o dono da obra terá um prazo de 180 dias para ajuizamento da ação. Recebida a obra, a mesma permanece como que em observação pelo prazo de 5 anos, sem admitir interrupção ou suspensão desse prazo, visto que não se trata de lapso prescricional, como já advertimos de inicio. O conceito de “solidez e segurança” se estende para abarcar infiltrações, obstruções na rede de esgoto e outros defeitos de menor gravidade. Os pequenos defeitos, que não afetam a segurança e a solidez da obra, são considerados vícios redibitórios, que devem ser alegados no prazo decadencial de um ano, contado da entrega efetiva da obra.
  • c) Responsabilidade pela perfeição da obra: mesmo que não esteja consignada no contrato, deve-se presumi-la em todo ajuste de construção como encargo ético e profissional do construtor. Pode a obra, com efeito, ser projetada por uma pessoa e executada por outra. É bastante comum, no entanto, ser projetada e executada pela mesma pessoa. Neste caso, responde o projetista pelos danos que causar ao dono da obra, tanto por defeitos do projeto quanto por omissões na fiscalização da execução do serviço. Quando, no entanto, o projetista limita-se a elaborar o projeto, a sua responsabilidade limita-se, nos termos do artigo 618, à solidez e segurança da obra, no que diga respeito às características do trabalho apresentado.
  • d) Responsabilidade pelo custo dos materiais: é preciso distinguir: tratando-se de empreitada apenas de mão de obra, compete ela exclusivamente ao dono da obra, todavia, o empreiteiro é obrigado a pagar os matérias que recebeu, se por imperícia ou negligencia os inutilizar. Cuidando-se de empreitada mista, é o empreiteiro de execução e materiais que responde pelo custo destes, não podendo os fornecedores cobrarem o seu valor do proprietário, com quem não mantém vinculo obrigacional.

Da Responsabilidade do Proprietário (Dono da Obra)

A principal obrigação do dono da obra é efetuar o pagamento do preço acordado.

O dono da obra é obrigado ao preço ajustado, sem majoração, salvo estipulação em contrário. Sem cláusula de reajustamento, o preço torna-se insuscetível de variação, ainda que o dos salários ou dos materiais aumente, conforme dispõe o artigo 619 do Código Civil:

Art. 619. Salvo estipulação em contrário, o empreiteiro que se incumbir de executar uma obra, segundo plano aceito por quem a encomendou, não terá direito a exigir acréscimo no preço, ainda que sejam introduzidas modificações no projeto, a não ser que estas resultem de instruções escritas do dono da obra.

Parágrafo Único: ainda que não tenha havido autorização escrita, o dono da obra é obrigado a pagar ao empreiteiro os aumentos e acréscimos, segundo o que for arbitrado, se, sempre presente à obra, por continuadas visitas, não podia ignorar o que se estava passando e nunca protestou.

Por outro lado, se ocorrer a diminuição no preço do material ou da mão de obra superior a um décimo do preço global convencionado, poderá este ser revisto, a pedido do dono da obra, para que se lhe assegure a diferença apurada.

Da Extinção da Empreitada

O contrato de empreitada extingue-se por vários modos, quais sejam:

a) Pelo cumprimento ou execução: recebida e aceita a obra e efetuado o pagamento do preço, consideram-se cumpridas as obrigações emergentes do aludido contrato.

b) Pela morte do empreiteiro, se o contrato foi celebrado intuitu personae.

c) Pela resilição bilateral, mediante o exercício da autonomia da vontade.

d) Pela resolução, se um dos contratantes deixar de cumprir qualquer das obrigações contraídas. Havendo a possibilidade de incluir cláusula de multa, visto que todo inadimplemento se presume culposo, acarretando a responsabilidade pelo ressarcimento das perdas e danos.

e) Pela resilição unilateral por parte do dono da obra, no curso de sua execução, pagando ao empreiteiro as despesas com materiais e mão de obra já efetuadas, mais indenização razoável, calculada em função do que ele teria ganho, se concluída a obra.

f) Pela excessiva onerosidade superveniente da obra, em virtude da ocorrência de fatos extraordinários e imprevisíveis, ensejadores de “alterações fundamentais, extraordinárias das condições objetivas, em que o contrato se realizou”.

g) Pelo perecimento da coisa, por força maior ou caso fortuito, aplicando-se nessa hipótese as regras concernentes ao risco

h) Pela falência do empreiteiro ou insolvência do proprietário.

Conclusão

Analisando diversas propostas comerciais encaminhadas por empreiteiras para a confecção de minutas contratuais, fica claro que as empreiteiras impõe itens de negociação que podem ser revertidos ao favor da contratante, basta que o contratante esteja ciente de que, como tal, está na posição de exigir que o contratado se adeque ao solicitado, pois o mercado é extenso, e caso este não atenda aos anseios do cliente, sempre haverá outro fornecedor disposto a tal.

Outro detalhe, primordial para o sucesso da negociação, é a designação da responsabilidade pelos materiais ao empreiteiro, para isso, além de estar claramente previsto em negociação, deve-se ser celebrado o devido contrato de empreitada proporcionando às partes proteção jurídica para a execução dos serviços.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

______. Código Civil. Lei n. 10.046, de 10 de janeiro de 2002. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Responsabilidade Civil. São Paulo: Atlas, 2008.

DINIZ, Maria Helena. Código Civil Anotado. 14ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2009.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, Volume 3: Contratos e Atos Unilaterais – 8. Ed. São Paulo, Saraiva. 2013.

VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: contratos em espécie. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Vinícius Luiz De Souza) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados