JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

INFIDELIDADE VIRTUAL


Autoria:

Cleonice Nepumuceno Gaspar


Advogada,Especialista em Direito Civil,Direito Negocial e Imobiliário pela Uniderp/LFG(2013), Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2009).

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

ASPECTOS GERAIS DA PENSÃO ALIMENTÍCIA
Direito de Família

Alimentos Gravidicos
Direito de Família

Outros artigos da mesma área

OS DIREITOS SUCESSÓRIOS EM FACE DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA

A proibição da adoção de descendente por ascendente não é absoluta

DIVÓRCIO, ADOÇÃO E UNIÃO ESTÁVEL: UMA ANÁLISE SÓCIO-JURÍDICA DOS INSTITUTOS NA ESCALA EVOLUTIVA DO DIREITO DE FAMÍLIA CONTEMPORÂNEO.

O DIVÓRCIO EM FACE DA EMENDA CONSTITUCIONAL N° 66

União estável e casamento homoafetivo

A limitação do Poder Familiar no uso de medidas corretivas em face de crianças e adolescentes

Pais não podem outorgar procuração para criação dos filhos

Reconhecimento da União Homoafetiva como Entidade Familiar

Elementos Básicos Para a Compreensão do Conceito de Alienação Parental

A NOVA LEI NACIONAL DE ADOÇÃO (LEI 12.010, DE 29 DE JULHO DE 2009) E AS NOVAS DIRETRIZES PARA A ADOÇÃO NO BRASIL, À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E GARANTIAS DOS ADOTANDOS.

Mais artigos da área...

Resumo:

A infidelidade virtual não só pode ser considerada como uma violação ao dever de fidelidade recíproca preconizada pelo Código Civil de 2002, como poderá inclusive, acarretar a possibilidade do seu causador ser obrigado á reparação de eventuais danos

Texto enviado ao JurisWay em 06/11/2014.

Última edição/atualização em 20/11/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

A internet provocou uma transformação nas relações interpessoais, propiciando a aproximação de pessoas em todo o mundo e, com certeza, criando novas formas de interação entre elas.

Pesquisas apontam a procura por sexo como sendouma das características mais marcantes dessa revolução provocada pela internet. A possibilidade do anonimato viabiliza aos indivíduos uma forma de extravasar as suas libidos e desejos mais fantasiosos.

Com isso surge uma nova forma de relação afetiva, o relacionamento virtual, o contato físico e pessoal, é substituído pela troca de segredos e fantasias, através de programas interativos, tais como skype, facebook, salas de bate-papo, webcans, entre outros.

Mediante a utilização desses programas, referidos relacionamentos são incrementados, pela transmissão de áudio e vídeo, o que caracteriza o chamado “sexo virtual”, onde os parceiros praticam o ato da masturbação em decorrência das imagens e troca de expressões, todas carregadas de erotismo.

Em muitos casos esses relacionamentos jamais migraram do plano virtual para o real. No entanto, devemos ter em mente que suas consequências e, principalmente seus efeitos poderão ser reais.

Isso porque, dentro do ambiente virtual, poderão ocorrer relacionamentos extraconjugais e por consequência, o que a doutrina buscou denominar de “infidelidade virtual”, mediante o sentimento de desrespeito á dignidade do cônjuge traído, quebra do dever de fidelidade.

A infidelidade virtual caracteriza-se por ser um relacionamento virtual praticado por pessoa comprometida, seja pelo casamento ou pela união estável, passando a ter experiências afetivas ou sexuais com pessoa estranha a relação conjugal ou relação estável.

Os efeitos pessoais do casamento nascem para os consortes, situações jurídicas que impõem direitos e deveres recíprocos, sendo reclamados pela ordem pública e interesse social, e que não podem ser medidos em valores pecuniários como a mútua assistência, fidelidade recíproca e vida em comum no domicilio conjugal.

Dentro desse contexto, surge uma questão de extrema relevância e que tem gerado uma calorosa discussão entre os operadores do Direito: a infidelidade virtual pode ser considerada como uma violação ao dever recíproco de fidelidade entre os cônjuges? WASHINGTON MONTEIRO manifesta-se favorável ao sustentar que "é evidente o retrocesso daqueles que concluem que a infidelidade virtual não seria descumprimento desse dever, [fidelidade] por inexistir relação sexual no plano virtual. Há muito o direito evoluiu para concluir que na infidelidade importa a busca de satisfação sexual fora do par conjugal e não a relação sexual propriamente dita".

Recentes decisões judiciais apontam que sim: a infidelidade virtual não só pode ser considerada como uma violação a esse dever como pode inclusive, acarretar na possibilidade de o seu causador ser obrigado à reparação de eventuais danos morais sofridos.

A infidelidade seja ela presencial ou virtual representa a violação ao dever de fidelidade e lealdade entre os cônjuges ou companheiros, e por consequência, infringe a dignidade da pessoa humana, fundamento maior de nosso ordenamento jurídico.

Resta evidente que o comportamento ofensivo decorrente dessa infidelidade não só viola esse dever de fidelidade, como também ofende os direitos da personalidade da vitima. Tendo a indenização por dano moral o objetivo principal de proteção a esses direitos, torna-se indiscutível a sua aplicação nessas situações.

Por fim, comprovada a infidelidade mediante conversas, mensagens, gravações e vídeos, deverá o juiz analisar as consequências causadas à vitima, bem como a intensidade do constrangimento e da dor sofrida, além das condições econômicas dos envolvidos, para quantificar o quantum indenizatório.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Cleonice Nepumuceno Gaspar) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados