JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O voto é um dever ou um direito?


Autoria:

Filipe Domingos Bueno De Lima


Filipe Domingos Bueno de Lima 33 anos, formado em Direito pela Universidade Anhanguera, turma de 2012. Advogado Civil.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Abordagem da obrigatoriedade do voto,seria um direito ou um dever?

Texto enviado ao JurisWay em 29/08/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O voto é um dever ou um direito?

 

Filipe Domingos Bueno de Lima

 

Como bem sabido estamos em um momento emblemático este ano, seja pelas manifestações ocorridas que teve o seu nascedouro Brasil afora com o aumento das passagens de ônibus, e não somente por isso, mas pela plena insatisfação do povo com a governança política.

O artigo 1º, parágrafo único da Constituição Federal, institui: “Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Partindo dá premissa que todo poder emana do povo, nos defrontamos com a seguinte questão: O voto é um direito ou um dever?

A questão do voto obrigatório foi instituída na Constituição Federal de 1932, e mantida na atua Constituição de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã.

Devemos analisar a questão de um ponto de vista histórico e social.

Ao ser promulgada a CF de 1988, o Brasil, passava por um período significativo de mudanças políticas, saindo dos anos de chumbo da Ditadura, para retorno ao status de Estado Democrático de Direito, existia uma preocupação do poder constituinte, em garantir o voto direto e obrigatório para as eleições que viriam.

Desde 1988, já passamos por seis eleições diretas para Presidente da República, com inclusive um impeachment, o primeiro e único até o momento.

Pois bem, no atual momento político e social que o país se encontra, seria correto afirmar que o voto obrigatório é a melhor coisa? E ainda que o fato de ser obrigatório não fere os princípios basilares de um verdadeiro Estado Democrático de Direito?

Vejam, para entender, precisamos fazer uma diferenciação do que é dever e do que é direito.

Resumindo, podemos dizer que direito é algo assegurado e dever é algo imposto.

Podemos dizer então que o voto obrigatório é uma imposição e não um direito constitucionalmente garantido.

Tal assertiva pode ser melhor visualizada no festejado artigo 05º, inciso II, da CF/88: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.

Vejam, a obrigatoriedade do voto demanda de imposição legal, ou seja, é mais uma obrigação que um direito propriamente dito.

O direito ao voto, ao meu ver, para ser considerado um direito propriamente dito, deveria ser facultativo e não imposto, sem as sanções legais para aqueles que não vão as urnas, seja com a imposição de multa ou com a proibição de participar de concursos públicos.

 

Independente da eterna discussão acerca do tema, devemos ter em mente, que em um Estado Democrático de Direito, só acontecem as mudanças pretendidas com a participação popular, portando o ato de votar deve ser bem pensado.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Filipe Domingos Bueno De Lima) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados