JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Podemos hoje afirmar que há um Estado Palestino?


Autoria:

Marcos Vinicius Oliveira


Bacharelando em Direito pelo Instituto Processus - DF.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

O Desafio da Observação, perspectivas para a Educação.
Direito Educacional

The Case of the Speluncean Explorers
Introdução ao Estudo do Direito

O Amigo do Tempo
Outros

Outros artigos da mesma área

JUS COGENS

Breve análise dos migrantes no Brasil e os avanços trazidos com Nova Lei da Migração

TERRORISMO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: ONDE FICARAM OS DIREITOS HUMANOS?

Das Sociedades Anônimas e Limitadas: A alteração no Estatuto Social que inclua cláusula compromissória pode vincular o acionista dissidente?

Punitive damage

O Tratado de Roma e sua adequação à Constituição Cidadã de 1988

DENÚNCIA DE TRATADOS INTERNACIONAIS NO BRASIL: (Im) Possibilidade de Controle Parlamentar da Denúncia de Tratados Internacionais Exercida pelo Chefe do Executivo

A Convenção de Ottawa e os princípios fundamentais, sonho ou realidade?

Limites ao Direito de Defesa e Conservação

PECs do diploma para jornalismo: mudar a Constituição é o grande negócio

Mais artigos da área...

Resumo:

O Estado é um sujeito de Direito por Excelência no Direito Internacional, Hildebrando Accioly definiu Estado como "Um agrupamento Humano, estabelecido permanentemente num território e sob um Governo independente". (SILVA, ACCIOLY, 2002, pág. 83)

Texto enviado ao JurisWay em 15/05/2013.

Última edição/atualização em 17/05/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

                                Acerca de existência de um Estado Palestino, vale analisar a questão sob a égide dos elementos que constituem o Estado no sentido geral, prerrogativas que nortearão o pensamento no sentido de resolver a questão em apreço.

                             Doutrinariamente, existem quatro elementos que constituem um Estado quais são: População, Território, Governo e Soberania. Estes conceitos representam um divisor de águas quanto às relações que determinam o reconhecimento do surgimento de um Estado. O conceito de população traz a tona um elemento essencial, o humano. Esta prerrogativa afirma que para que haja um Estado reconhecido internacionalmente é necessário que este obtenha um conjunto de habitantes vinculados de forma direta ao Estado por meio de sua nacionalidade delimitando aos natos e naturalizados tal condição. A Palestina, em sede de análise, passa pelo crivo da população uma vez que obtém um povo que hodiernamente reivindica as terras que outrora fora tripartida a Israel, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia que são habitadas por árabes de origem palestina.

                                 Quanto ao Território, sendo este um limite de exercício para o poder estatal, verifica-se a existência ainda que em partes, devido à difusão territorial sofrida pela Palestina; logo, é sabido da existência do elemento territorial que constitui um Estado em stricto sensu.

                               Quanto ao governo, que em sede conceitual se define como a direção do governo, nas suas mais diversas formas de estabelecimento, a Palestina tem sua regência governamental semiautônoma, esta surgiu dos Acordos de Oslo assinado em 1993. Em observância ao quarto elemento constitutivo, se percebe que a Soberania inexiste na Palestina, sua autonomia é mitigada, o reconhecimento de governo não é feito, pois a prerrogativa de vislumbre da comunidade internacional acerca da direção governamental  não é observada, a inexistência deste requisito torna mitigada a autonomia do governo e da soberania da Palestina.

                                   Por fim, o reconhecimento de um estado se dá quando existe um governo independente, capaz de efetivar seu comando territorial e populacional em observância às normas internacionais. A Palestina, não adentra este rol, pois não detém por ora todos os elementos constitutivos de um Estado, fica assim definida sua extinção como um Estado pleno em suas atribuições.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Marcos Vinicius Oliveira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados