JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Procon-SP autuou 30 empresas durante a Operação Inverno
19/07/2012

PF prende 26 em operação para reprimir garimpo ilegal em Roraima
19/07/2012

Aprovado projeto sobre esclarecimento ao consumidor quanto ao padrão digital
19/07/2012

Governo prorroga licenciamento compulsório das patentes do antirretroviral Efavirenz
19/07/2012

Saiba o que levar em consideração ao visitar um feirão de imóveis
19/07/2012

Veja as dicas do Procon de como planejar um casamento
19/07/2012

Ipem-SP reprova 33% dos cronotacógrafos fiscalizados em rodovias e empresas no primeiro quadrimestre
19/07/2012

Programa no Rio Grande do Sul ensina a cuidar de nascentes e reservatórios de água
19/07/2012

Governo quer mudar regras de portabilidade bancária
19/07/2012

Yamaha faz recall de veículos aquáticos
19/07/2012

Mais artigos...

 

Eletrodomésticos devem receber selo do Inmetro a partir do dia 1º de julho

Fonte: O Dia on Line 29/6/2012

Texto enviado ao JurisWay em 03/07/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


SÃO PAULO - A partir do próximo domingo (1º), os fabricantes de eletrodomésticos estão proibidos de entregar para os varejistas, produtos sem a certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Segundo o Instituto, os fabricantes terão de atender as determinações das Portarias do Inmetro nº 371/2009 e nº 328/2011, que estabelecem requisitos de conformidade para aparelhos eletrodomésticos e similares.

Os varejistas que ainda possuem eletrodomésticos sem certificação poderão comercializar esses produtos até o dia 31 de dezembro de 2012.

Conforme o Inmetro, o objetivo da certificação é ampliar a segurança dos produtos, principalmente no que diz respeito à parte elétrica.

Será obrigatória a certificação por OCPs (Organismos de Certificação de Produtos) de 97 famílias de eletrodomésticos, dentre eles: cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, fogões e fornos elétricos, secadoras de roupa, ferros de passar, torradeiras, sanduicheiras, máquinas de lavar louças, adegas, congeladores e conservadores comerciais, aquecedores híbridos de acumulação, bombas de calor, banheira de hidromassagem (bomba) e secadores de cabelo.

Fiscalização
Com o objetivo de orientar os fabricantes e importadores sobre estes requisitos, técnicos do Inmetro e do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) acompanham, desde a segunda-feira (25/6), a 28ª Fispal Food Service (Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar), que termina nesta quinta-feira.

Até o momento, os fiscais visitaram 31 estandes, dos quais 30 foram formalmente notificados pela exposição de aparelhos fora das novas normas. “É preocupante constatar que às vésperas do vencimento do prazo de adequação para fabricantes e importadores, a maioria ainda não se ajustou. Com as notificações, o esperado é que cada um se regularize o mais rápido possível com o Inmetro”, explica o superintendente do Ipem-SP, José Tadeu Rodrigues Penteado.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados