JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Para se aposentar, trabalhador pode ter que trabalhar mais sete anos

Fonte: Extra 16/8/2011

Texto enviado ao JurisWay em 16/08/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Mônica Pereira e Djalma Oliveira

 

A equipe econômica do governo federal está elaborando propostas para uma minirreforma da Previdência Social. Uma das possibilidades em estudo é aumentar em sete anos o tempo mínimo de contribuição para requerer a aposentadoria. Segundo informou, nesta segunda-feira, a coluna da jornalista Mônica Bergamo, publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, a ideia é aumentar o período de recolhimento de 35 para 42 anos, no caso dos homens, e de 30 para 37 anos, para as mulheres, qualquer que seja a idade do segurado.

O projeto já estaria nas mãos do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. O INSS, no entanto, informou que a proposta, assim como outras possibilidade de mudança na Previdência, ainda estão na área técnica e serão encaminhadas para avaliação das centrais sindicais e da Presidência da República, antes de serem enviadas ao Congresso Nacional para votação.

O aumento do tempo de contribuição seria um dos caminhos para substituir o fator previdenciário, cálculo que reduz o valor dos benefícios de quem se aposenta mais cedo.

Mudanças também para as pensões

A necessidade de uma minirreforma da Previdência Social tem levado o governo a discutir outras possibilidades de mudanças. Em junho deste ano, por exemplo, técnicos já estudavam a ideia de reduzir o valor das pensões para viúvas, limitando os benefícios a 70%, caso elas não tenham filhos. Outra proposta seria a de que a pensões fossem pagas por apenas dez anos, se elas tiverem menos de 35 anos de idade.

Na ocasião, associações e sindicatos que representam aposentados e pensionistas no país fizeram oposição às ideias de mudança. Houve, inclusive, críticas de parlamentares — tanto governistas quanto de oposição —, que também se manifestaram contra a intenção de aumentar o tempo de recolhimento necessário para as mulheres obterem aposentadoria por tempo de contribuição: de 30 para 33 anos.

No caso da aposentadoria por idade, outra possibilidade divulgada anteriormente seria elevar a idade mínima de 60 para 63 anos, no caso das seguradas. A resistência, neste caso, veio até de parlamentares do PT e do PMDB.

A justificativa do governo para alterar as leis previdenciárias é a necessidade de evitar um colapso das contas públicas. Segundo especialistas, a Previdência Social não se sustentaria com as regras atuais até 2050, devido ao envelhecimento da população, o que resultaria em pagamentos de benefícios por longos períodos.



Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados