JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Oferta de crédito ao consumidor deve parar de cair no 2º semestre

Fonte: R7 1/6/2011

Texto enviado ao JurisWay em 01/06/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 

Após dez quedas, indicador da Serasa tem 2ª alta e sinaliza estabilidade no fim do 2º tri

Do R7

 

A perspectiva de crédito para o consumidor subiu 0,3% em abril e atingiu 99,6 pontos, de acordo com indicador divulgado pela Serasa Experian nesta quarta-feira (1º). Depois de dez quedas consecutivas, esta foi a segunda elevação mensal do índice seguida.

Isso permite denotar que o atual processo de desaceleração do crédito ao consumidor deverá se encerrar ao longo do próximo trimestre e se estabilizar no segundo semestre, aponta a Serasa. O indicador tem o objetivo de antecipar a concessão de crédito com seis meses de antecedência.

A partir de então, o crédito deverá apresentar uma expansão mais equilibrada – sem sofrer grande interferência da inflação e da aceleração do crescimento da economia.

Durante os próximos meses, a elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), a alta da inadimplência e a atual trajetória do aumento da taxa básica de juros – a Selic – deverão continuar a moderar a oferta de crédito no país, segundo os economistas da Serasa.

Empresas

Enquanto o crédito para a pessoa física teve alta, a oferta de empréstimos para as empresas sofreu a sétima queda mensal consecutiva, ao recuar 0,6% em abril e atingir 99,6 pontos. 

O resultado, de acordo com a Serasa, é um sinal de que a atual trajetória de desaceleração do crédito ao consumidor deve provocar um desaquecimento notável da atividade econômica, especialmente durante o segundo semestre deste ano. Esse comportamento também deve exercer pressões sobre o crédito voltado à indústria e às empresas em geral.


Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados