JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A Incorporação de uma Sociedade Empresária por outra


Autoria:

Antonio José Teixeira Leite


Advogado. Mestre em Direito Constitucional. MBA Direito Tributário. Especializado em Direito Público e em Direito Previdenciário. Professor de Cursos de Graduação e Pós-graduação.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O direito permite que uma sociedade seja incorporada por outra, ou seja, é possível que uma empresa incorpore ao seu patrimônio, todos os ativos e passivos de outra empresa, incluindo o estabelecimento empresarial, a sua marca e nome fantasia.

Texto enviado ao JurisWay em 24/03/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

          O direito permite que uma sociedade seja incorporada por outra. Por exemplo, uma sociedade limitada pode incorporar ao seu patrimônio, todos os ativos e passivos de outra empresa, incluindo o estabelecimento empresarial, a sua marca, nome fantasia e os seus empregados.

A incorporação implica necessariamente a extinção de uma sociedade empresária, que será integralmente absorvida por outra. Em consequência, a incorporadora sucederá a empresa extinta em todos os direitos e obrigações, constituindo-se assim em sucessora a título universal. Poderá, por exemplo, demandar os devedores ou ser demandada pelos credores da sociedade incorporada. Demandas trabalhistas e cíveis contra a incorporada passarão a ser ajuizadas contra a incorporadora. Esta regra encontra-se inserta no artigo 1.116 do Código Civil:      

Art. 1.116. Na incorporação, uma ou várias sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, devendo todas aprová-la, na forma estabelecida para os respectivos tipos.

            A incorporação é comum nos casos em que uma empresa compra outra, ou seja, adquire a totalidade de seu capital social. Como a empresa adquirente possui uma marca ou nome fantasia mais forte no mercado, há a decisão da empresa adquirida passar a integrar a sociedade.

            Por exemplo, consideremos que o banco A, possuidor de elevada clientela e de um nome com credibilidade no mercado adquira o banco B, com modestas receitas e reduzidos clientes. O adquirente poderia optar por manter o banco B funcionando. Mas, certamente que se este passasse a ostentar a marca e o nome do banco A, que já possuem forte presença no mercado, o faturamento seria muito maior. A decisão mais lógica, portanto, seria a de transformar a empresa adquirida em mais uma unidade da empresa adquirente.

            Destacamos que na incorporação, há duas empresas, sendo que uma delas deixará de existir e a outra continuará a existir normalmente. É diferente da fusão, onde temos duas empresas e as duas deixam de existir, para constituírem uma nova sociedade empresária.

            A empresa incorporada já existe, ou seja, é dirigida por sócios e gerida por administradores. Portanto, para que ocorra a incorporação, os sócios da sociedade incorporada deverão deliberar quanto à aprovação das bases da operação e a reforma do ato constitutivo, como disposto no artigo 1.117 do Código Civil:  

Art. 1.117, A deliberação dos sócios da sociedade incorporada deverá aprovar as bases da operação e o projeto de reforma do ato constitutivo.

§ 1º. A sociedade que houver de ser incorporada tomará conhecimento deste ato, e, se o aprovar, autorizará os administradores a praticar o necessário à incorporação, inclusive a subscrição em bens pelo valor da diferença que se verificar entre o ativo e o passivo.

            Com a incorporação, a empresa incorporada não é dissolvida, mas sim extinta por completo, devendo haver a devida averbação em registro próprio. Esta regra encontra-se inserta no artigo 1.118 do Código Civil:

Art. 1.118. Aprovados os atos de incorporação, a incorporada declarará extinta a incorporada, e promoverá a respectiva averbação no registro próprio.

            Há a necessidade de publicação do ato de incorporação, a partir da qual haverá o prazo de noventa dias para que o credor prejudicado promova judicialmente a anulação. Esta regra encontra-se inserta no artigo 1.122 do Código Civil:

Art. 1.122. Até noventa dias após publicados os atos relativos à incorporação, fusão ou cisão, o credor anterior, por ela prejudicado, poderá promover judicialmente a anulação deles.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Antonio José Teixeira Leite) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados