JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Guarda Compartilhada


Autoria:

Gabriele De Oliveira


Advogada. Cível, Trabalhista e Tributário.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Guarda Compartilhada

Texto enviado ao JurisWay em 16/09/2013.

Última edição/atualização em 17/09/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A guarda compartilhada foi instituída pela Lei número 11.698/2008, que determina como deve ser a modalidade preferencial de guarda a ser aplicada pelo judiciário. A regra surgiu para favorecer o convívio familiar, fato necessário ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social completo das crianças.

Através da guarda compartilhada o pai e a mãe compartilham as decisões e a convivência com os filhos, ambos são considerados co-guardiães da criança. Trazendo a idéia de que mesmo separados os pais consigam compartilhar a educação dos filhos (trazendo assim muitos benefícios a criança ou adolescente), estudos psicológicos e sociais demonstram que a criança necessita, para ter uma saudável formação, ter um contato que lhe proporcione situações da vida cotidiana com o pai e a mãe.

Na guarda compartilhada a criança continua a ter um endereço fixo de residência com a mãe ou o pai, não há regulamentação de visitas, nem limitação de acesso à criança em relação ao outro.

Neste tipo de guarda, todos ganham: a criança porque convive com ambos os pais, o pai, porque não precisa de “dias marcados” para conviver com o filho, e a mãe, porque divide as responsabilidades da criação de um filho com o pai.

Aqui, um adendo: mesmo com a guarda compartilhada, continua a ser devida a pensão alimentícia. Nossa legislação prevê que tanto o pai quanto a mãe são responsáveis pelo sustento dos filhos menores, na proporção de seus rendimentos.

O que tem que ser entendido é que se trata de compartilhamento entre os pais dos direitos e deveres para com a criança. Devendo os pais, no momento da separação, priorizar o bem-estar da criança ou adolescente.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gabriele De Oliveira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados