JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Alimentação correta traz benefícios para pele, cabelo e unhas

Fonte: Saúde Plena 19/8/2010

Texto enviado ao JurisWay em 19/08/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena 


 A escolha certa dos alimentos faz o organismo funcionar melhor e a aparência de quem opta pela alimentação saudável também é outra. Além de trazer benefícios para a pele, o cabelo e as unhas, uma alimentação saudável pode adiar os sinais do envelhecimento.

Para formar colágeno e elastina, proteínas que sustentam a pele, deve-se consumir alimentos nutritivos, ricos em vitaminas A e C, cobre, zinco e cálcio, explica a nutricionista clínica funcional Andréa Santa Rosa Garcia, que tem como ótimo cartão de visita o marido, o ator Márcio Garcia, de 39 anos. “Se não há fonte adequada desses nutrientes, envelhece-se com mais rapidez e o cabelo fica opaco. A calvície também pode ser causada por carência de nutrientes”, complementa.

Para obter todos os nutrientes necessários, o ideal é comer quatro ou cinco porções de frutas e dois pratos de sobremesa de verduras todo dia. Além disso, quem faz exercícios deve consumir de 1,4 grama a 1,6 grama de proteína por quilo de peso; os sedentários, de 1 grama a 1,2 grama. Em uma dieta de duas mil calorias, metade deve corresponder a carboidratos. As gorduras representam 30% e as proteínas, 20%.

O excesso de alimento pode acarretar prejuízo, como gases, fermentação e má absorção dos nutrientes. Um dos vilões do exagero é o açúcar. “Não só doces, mas também os carboidratos refinados, como batata e pão, que também são transformados em açúcar, trazem riscos à saúde. Quando metabolizado pelo organismo, o que sobra se liga a proteínas do corpo, como o colágeno e a elastina, que perdem a função. Na pele, aparecem as rugas”, explica a dermatologista Marcella Delcourt.

Fast-foods e refrigerantes também devem ser evitados. O melhor é consumir alimentos orgânicos e naturais, além de incluir castanhas e sementes, como amêndoa, feijões e lentilhas. Marcella sugere, ainda, incluir na alimentação meia colher de chá por dia de canela e açafrão, que fazem bem para a pele, os cabelos e as unhas. Segundo ela, o açafrão reduz as inflamações e é antioxidante, e a canela queima o açúcar.

Nutricosméticos: você conhece?

Os cosméticos em cápsulas, também chamados de nutricosméticos, estão ganhando espaço no mercado da beleza. Com venda livre em farmácias, perfumarias e lojas especializadas, eles agem mais como um suplemento do que como medicamento, potencializando os efeitos positivos dos cremes hidratantes e de uma alimentação saudável.

Eles começam a proteger e tratar a pele de dentro para fora, fazendo com que todo o tratamento de beleza fique mais completo, o que não quer dizer que são mais poderosos que um creme normal, mas que devem ser usados em conjunto. Além, é claro, de uma alimentação saudável.

Os nutricosméticos também agem de forma a equilibrar o déficit nutricional da pessoa, como falta de proteínas, vitaminas ou minerais, e combatem o excesso de radicais livres no corpo.

O princípio básico do nutricosmético baseia-se em uma substância normalmente já utilizada pelo nosso corpo para realizar a função de proteger e regenerar a pele e os cabelos. Sendo assim, qualquer pessoa que não possua problemas de saúde pode consumi-los, mas é sempre bom consultar um especialista (nutricionista e dermatologista) antes de começar o tratamento.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados