JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Gisele Leite
Professora universitária com mais de uma década de experiência em magistério superior, mestre em direito, mestre em filosofia, graduação em direito pela FND-UFRJ, graduada em Pedagogia pela UERJ, conselheira do INPJ.

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

Da inconstitucionalidade do Art. 4º do PLC 16/2019 (Estado do Espírito Santo) que prevê hipótese de responsabilidade civil médica

EVOLUÇÃO DA FAMÍLIA NOS VINTE ANOS DE CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA

DEMOCRACIA: UMA MUDANÇA DE PARADIGMA.

Projeto Amazônia protegida e a polêmica Portaria 303 da Advocacia Geral da União - caso Raposa Serra do Sol

O calote eleitoral e o roubo aos direitos dos trabalhadores

As normas ditadas pelo Poder Constituinte Originário podem ser inconstitucionais?

Os particulares estão sujeitos às súmulas vinculantes?

Autonomia da Defensoria Pública da União é Constitucional (Emenda Constitucional 74/2013)

Aspectos Gerais a Respeito do Controle de Constitucionalidade no Ordenamento Jurídico Brasileiro

AGENTE DE SEGURANÇA DOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS COMO MILITANTE POLICIAL

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Constitucional

Políticas públicas, direitos fundamentais e desenvolvimento.

Explana sobra a comunicabilidade existente entre políticas públicas, direitos fundamentais e desenvolvimento sócio-econômico do país.

Texto enviado ao JurisWay em 19/01/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

A renovação do direito brasileiro particularmente do direito civil e do direito constitucional só nos fazem celebrar um direito contemporâneo tanto doutrinariamente como na jurisprudência preocupada crescentemente em disciplinar, garantir e dar efetiva eficácia aos direitos fundamentais.

 

Urge cumprir as promessas constitucionais dignas do Estado Democrático de Direito. Assim a transmutação da ordem constitucional brasileira operou o que chamamos constitucionalização[1] do direito privado que coincidiu com o engajamento político e tanto notabilizou a redemocratização brasileira, demonstrando clara reflexão sobre a democracia ainda em construção.

 

A sociedade contemporânea dos anos oitenta em diante redimensionou a metodologia do direito privado promovendo a reconstrução de seus fundamentais conceitos, atrelando-os a dignidade da pessoa humana servindo de fonte inspiradora da justiça social.

 

Impõe desta forma a eticidade e a função social que fez do direito civil superasse o herdado individualismo napoleônico e a perspectiva estreitamente patrimonialista, passando a cultuar os valores constitucionais, tais como a solidariedade social, a igualdade substancial, o valor social do trabalho, da libre iniciativa e o desenvolvimento sustentável.

 

Infelizmente existem problemas contemporâneos que não escaparam da arguta observação dos doutrinadores, as novas tecnologias de comunicação e divulgação do conhecimento e seus impactos na tutela efetiva da pessoa humana em suas múltiplas e intercorrentes realidades.

 

Percebemos que na contratação em massa, de cunho adesivo dotado de consentimento simplificado e coercitivo, as situações de vulnerabilidade[2] que afetam afinal a proteção dos direitos fundamentais.

 

Desta forma surgiram novos interesses e bens jurídicos tão arredios a serem disciplinados pelos velhos paradigmas do liberalismo e positivistas do passado.

 

É recorrente a controvérsia surgida da engenharia genética sobre a seleção de DNAs e, ainda sobre o ciberespaço, e o embate emblemático entre a tutela da intimidade e da privacidade em face de outros direitos, tal como o direito à informação, à livre manifestação da opinião e a autonomia [3]privada.

 

A extensa problemática alastra-se em todos os sentidos e ramos do Direito, reformulando não apenas o direito privado, ou o direito constitucional, mas enfim toda a ordem jurídica. Entoando mantra dialético, enfocando o objeto do conhecimento jurídico em toda a sociedade, o que nos remete a reflexão histórica e filosófica para projetar o futuro.


De forma que o pluralismo e multidisciplinaridade  serviram para incentivar a regulamentação dos novos horizontes das ciências, da tecnologia e das relações humanas com o primaz objetivo da promoção da dignidade da pessoa humana.

 

Esse é o ponto nodal da contemporânea dogmática jurídica e que nos trouxe novos parâmetros para a redefinição da ordem jurídica, da jurisdição, do direito privado interpretado à luz da Constituição e capaz de prestigiar valores não-patrimoniais como o desenvolvimento da sua personalidade, dos direitos sociais, transformando a justiça distributiva em justiça social.

 

Tanta transformação aflorou no campo da responsabilidade civil, surgindo novos danos reparáveis ou compensáveis, por vezes, nem sempre ressarcíveis. Como é o caso do dano extrapatrimonial que vulgarmente é chamado de dano moral. E a reboque deste, surgiu a perigosa indústria do dano moral, a vicejar o mesmo em todas as frentes.

 

Abre-se a possibilidade igualmente de ressarcimento do dano coletivo, e ainda em face da mudança paradigmática da responsabilidade subjetiva para a responsabilidade objetiva, até chegarmos à responsabilidade pressuposta.

 

Atravessamos o árduo caminho de comprovação da culpa, para o nexo de causalidade, e enfim, em razão de certas atividades, percebemos a pressuposta responsabilização, o que dá maior incremento à securitização das atividades econômicas e a prestação de serviços.

 

A vulnerabilidade[4] identificada muitas vezes como intensa e superlativa inserida no mercado de consumo veio a clamar pela intervenção do Estado de modo a impedir ou regular a atividade econômica de maneira que não se comprometa a higidez dos valores existenciais e nem a supremacia indubitável dos direitos fundamentais.

 

Evidentemente, é curial fortalecer a boa-objetiva nas relações contratuais, bem como enfatizar a função social do contrato, da propriedade, da família, da empresa, da responsabilidade civil, do tributo e, enfim de todos os institutos jurídicos hábeis a salvaguardar os direitos fundamentais.

 

Portanto as políticas públicas trazem a concretização[5] dos direitos fundamentais capaz de embasar o Estado do Direito em rumo do desenvolvimento, mas não qualquer desenvolvimento, sustentável e digno da cidadania contemporânea.

 

A efetivação dos direitos humanos nos faz vivenciar um revival agradável do humanismo, redesenhando um novo antropocentrismo que permite proteger a dignidade humana também nas relações privadas, e não tão somente na relação havida entre cidadão e Estado.

 

Não há mais escravos, súditos ou filhos submissos ao pater familias, não há mais vassalos e nem servos. E, não apenas com a autonomia da vontade será útil para cumprir os desígnios sociais e políticos da era contemporânea.

 

Os alarmantes dados da realidade humana, notadamente dos países subdesenvolvidos, são modulados, ponderados preocupados com a efetividade das políticas públicas que procuram dar um crescimento econômico responsável posto que a sanha mercadológica só faça prevalecer a “lei do leão”, o rei da selva capitalista que não é mais capaz de prospectar as riquezas e oportunidades futuras. Só faz exaurir os recursos naturais e humanos sem limites ou ética.

 

A complexidade do ordenamento jurídico é resultante de uma teia de fatores que vão desde a composição legislativa, o sistema sociocultural, a aplicação jurisprudencial, a pluralidade[6] das fontes de direito, a nova metodologia interpretativa da subsunção até sua compreensão unitária formada de tábua axiológica contida na Lei Fundamental que em sua unificadora do sistema, labora a harmonização da pluralidade normativa com a necessidade de ser um todo orgânico, uno e dotado de centro de gravidade próprio.

 

Sem dúvida, os elevados custos sociais necessários à proteção efetiva da pessoa humana produz a remodelagem na gestão do Estado e, em particular, na execução das políticas públicas.

 

Há quem cogite como J.J. Gomes Canotilho em civilização do direito constitucional, o que para Gustavo Tepedino seria entendimento equivocado posto que a fundamentação hermenêutica seja axiológica e não lógica. Assim os valores constitucionais que regem cada julgado, cada núcleo legislativo e cada tipo de direito infraconstitucional.

 

O codificador não é tradutor dos princípios[7] constitucionais e não se pode admitir a redução do espectro protetivo constitucional à vontade infraconstitucional que em suas regras específicas, mostram-se mais analíticas sendo mais específicas em seus comandos normativos.


Ademais, a tutela diferenciada das situações patrimoniais e existenciais traz à baila a nova dogmática do direito privado situando a pessoa humana como centro da proteção de todo ordenamento jurídico e, mais induzindo que as situações patrimoniais sejam funcionalizadas aos valores existenciais.

 

Nesse sentido, verificamos que a jurisprudência[8] dos valores é natural continuação da chamada jurisprudência dos interesses, porém com maiores aberturas para as exigências de um Estado Democrático de Direito.


O Código Civil de 2002, em seu art. 52, de maneira saudável, autorizou a utilização por empréstimo da técnica dos direitos da personalidade atinente às pessoas físicas, às pessoas jurídicas as apenas no que couber, mas jamais equiparou estas figuras distintas.

 

O mesmo ocorre com a definição do consumidor e, após ruidosos debates, a jurisprudência do STJ inclinou-se no sentido da adoção da teoria finalista, seguindo a qual se considerada apenas o destinatário final econômico do produto ou serviço, ou seja, aquele que não utilizará em outra atividade empresarial.

 

Lembremos que os finalistas restringem a interpretação do conceito, sustentando que o objetivo da lei é tutelar de maneira especial, um grupo da sociedade que é mais vulnerável.

 

Portanto, o STJ desmistifica a visão do consumidor[9] como categoria apartada da sociedade, tomando-a como pessoa em especial vulnerabilidade, de modo a admitir certo abrandamento da teoria finalista quando a pessoa física desenvolve atividade empresarial que se revela vulnerável.

 

O Estado Social de Direito clama pelas políticas públicas para garantir concretamente os direitos fundamentais, a tutela da dignidade da pessoa humana em sua eficácia horizontal abarcando as relações privadas e fazendo que o Estado cumpra finalmente suas promessas constitucionais e, assim, estimule a cidadania participativa.

 

Apontou Konrad Hess em conhecida lição “a constituição não é mais apenas a ordem jurídico-fundamental do Estado”, tornando-se a “ordem jurídica fundamental da sociedade”. Ratificou Bilbao Ubillos que a constituição correspondia “la parte general del ordenamento jurídico”.(In: BILBAO, Ubillos, J. M. ?Em qué medida vinculan a los particulares los derechos fundamentales?).

 

Com isso, romperam-se as cercas dicotômicas dos espaços jurídicos, não se sustentam mais a velha distinção de direito público e direito privado; não mais resistem as muralhas que guardavam as fronteiras entre os diversos ramos jurídicos, principalmente a separação do império dos indivíduos e o império do Estado.

 

O indivíduo e a sociedade correspondem aos dois principais ângulos da geografia humana, e são duas necessidades e, uma não existe sem a outra.

 

Porém há duas guerras, uma é a guerra da opressão onde preponderava o Estado sobre o indivíduo, e a outra guerra do individualismo que propunha a supremacia do indivíduo sobre o Estado. Nesses dois excessos ocorre um único erro: a falta de identidade moral entre ambos.

 

Desta forma, o projeto bolsa família, o plano Brasil sem miséria, a política de cotas nas universidades públicas, política para inclusão digital, e inclusão no mercado do trabalho dos portadores de necessidades especiais e tantas outras traduzem a materialização indispensável dos direitos fundamentais, capaz de promover a cidadania ao patamar superior de guardiã do Estado Democrático de Direito e garantir o desenvolvimento sustentável.

 

 

 

 

 



[1] É bom frisar que o processo de constitucionalização foi progressivo e fartamente absorvido pela jurisprudência, e coube a esta, o próprio fomento da inevitável aproximação entre a realidade e o direito.

[2] Esclarece Fábio Konder Comparatto que a vulnerabilidade do consumidor é certamente porque o consumidor não dispõe de controle sobre os bens de produção e, por conseguinte, o consumidor se submete ao poder de controle dos titulares de bens de produção, isto é, empresários.

[3] Desde anos setenta na Itália entenderam os civilistas entenderam que a liberdade individual que a liberdade individual há de ser ponderada assim como outros princípios fundamentais que se agregam às liberdades. Assim reafirma-se a liberdade na solidariedade, na igualdade substancial e na tutela da dignidade humana.

[4] Há a vulnerabilidade são identificáveis: a técnica, a jurídica ou científica e a fática ou socioeconômica. Aliás, o STJ tem considerado o consumidor-mutuário do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) como vulnerável faticamente frente ao agente financeiro.

[5] A constitucionalização civil encontrou na UERJ uma das principais linhas do Programa de Pós-Graduação em Direito civil, onde foram pioneiros o Gustavo Tepedino, Maria Celina Bodin de Moraes e Heloisa Helena Barbosa. Já na UFPR destacaram-se Luiz Edson Fachin, Lênio Luiz Streck, Judith Martins Costa, na PUC-SP destacou-se Renan Lotufo e, na UFAL, o eminente professor Paulo Netto Lôbo.

[6] Não é possível confundir pluralidade de fontes normativas com os denominados microssistemas. Por outro lado, a pluralidade normativa deve conviver com a unidade axiológica conferida das normas constitucionais.

[7] A atuação jurisdicional deve buscar a otimização dos princípios constitucionais, garantindo a legitimação de argumentação e, portanto, da própria decisão judicial.

[8] A EC 45/2004 procedeu a diversas modificações na disciplina do Poder Judiciário criou a figura da repercussão geral da questão constitucional discutida, como requisito de admissibilidade do recurso.

[9] O STJ tem adotado a teoria finalista ponderada apesar da concepção econômica do consumidor, não aceita a vulnerabilidade presumida. A jurisprudência do STJ, ao mesmo tempo em que consagra o conceito finalista, reconhece a necessidade de mitigação do critério para atender situações em que a vulnerabilidade se encontra demonstrada no caso concreto.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Gisele Leite).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados