JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Comentários Sobre Obras Intelectuais
Autoria:

Fernanda Bueno Penha
Professora e escritora, participante ativa de artigos científicos e projetos de pesquisa pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Imposição Tributária versus Exercício dos Direitos Fundamentais
Direito Tributário

EXECUÇÃO
Direito Processual Civil

Exame da ordem em Debate
Direito Constitucional

Educação: Um desafio nacional
Desenvolvimento Profissional

A Reforma do Judiciário Brasileiro frente ao Progresso Nacional
Direito Constitucional

Mais artigos...

Monografias Direito Penal

O livro: O Crime do Restaurante Chinês de Boris Fausto

O livro: O Crime do Restaurante Chinês de Boris Fausto narra um assassinato, que abalou São Paulo em 1938, com repercussões nos anos seguintes, analisado o crime e nesse mesmo contexto histórico o Carnaval e a Copa do Mundo de Futebol.

Texto enviado ao JurisWay em 13/07/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

     O livro: O Crime do Restaurante Chinês nos mostra uma visão ampla e contextualizada sobre o acontecimento que abalou e gerou intensa repercussão social na cidade de São Paulo no ano de 1938. Visto como uma verdadeira chacina, um crime hediondo, bárbaro , nórdido, horripilante, horrendo, o assassinato do casal chinês Ho-Fung e Maria Akiau e mais dois empregados do referido estabelecimento.

     Observado sob a ótica jurídico policial a investigação e acusação sofreram tamanha influência dos meios de comunicação que propiciaram o pré julgamento de Arias de Oliveira ,um negro jovem, ex empregado do restaurante chinês, demonstrando o racismo, a desigualdade socia e o descaso com a população imigrante, visto que Arias de Oliveira permanece, como expresso na obra, 4 anos a espera do julgamento ( observamos o preconceito racial e a falta de valorações morais,humanas, em detrimento da desorganização do sistema carcerário e a excessiva burocracia, enquanto que os direitos humanos são degradados dentro da prisão, desmotivando e fazendo pessoas infelizes, traumatizadas e marginalizadas as vezes injustamente). 

     A sentença penal  e a absolvição de Arias, com ênfase na falta de provas ressaltado pelo advogado de defesa. Em que predomina o sensacionalismo da televisão brasileira e demais meios de comunicação, prejudicando o andamento processual, analisando  a poderosa arma da imprensa, o seu poderio no papel de culpabilidade de determinados delitos comoventes e chocantes, que trazem a perplexidade generalizada, influenciando por conseguinte o Juri Popular;  tais argumentos bem destacados pelo ilustre advogado de defesa.

   Seguindo as características do perfil do infrator, do esteriótipo do delinquente , daquele que comete um ação desviante, temos como reflexo a Escola Positivista ,tão mencionada na obra de Boris Fausto, que relata determinantes físicos e mentais do suposto assassino, e a interpretação indutiva- empírica, concreta, atentando as causas sociais, ao meio em que o indivídio está inserido.

   O desfecho se dá em relação a absolvição do negro Arias, um fato curioso trazido a nossa reflexão é o exposto por ter sido um assassinato de um casal chinês ,visto que estes imigrantes possuiam uma certa desqualificação,atitude preconceituosa da sociedade brasileira nesta época, inveja, ganância, mostrando- os como trabalhadores marginalizados, buscando melhores condições de vida na cidade de São Paulo, em citado período de grande revolta, conflitos mundiais e contextos amplos e diversificados ( Carnaval, Copa do Mundo, Segunda Guerra Mundial, a intensa migração de chineses, italianos, japoneses, nordestinos e nortistas para SP, o crescimento populacional, a urbanização e o Governo Getulista )  em que  a obra é narrada.

   A obra traz anseios , questionamentos, indagações a respeito se esta refere- se a um romance policial ou a um livro de história do Brasil. A confissão era uma prova de valor  absoluto ou relativo? Os aspectos psicológicos afetam o condicionamento racional até que ponto? Relacionando a análise antropopsiquiátrica que envolve um conjunto de fatores, estímulos ,reações, pertubações e a personalidade do indivíduo que interligam critérios de criminalidade, como por exemplo a onicofagia" hábito de roer unhas" como sendo uma predisposição de ansiedade, insegurança e cometimento de crimes pela constante instabilidade mostrada.

      Os positivistas defendiam a tese da extinção do Juri Popular, por falta de técnica, em que advogados talentosos possuem o poder de manipular o sentimentalismo dos jurados e a  não necessidade de fixação de um limite de idade para atribuição de responsabilidade, em que observamos a destreza e minuciosidade desta digníssima obra de Boris Fausto.

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Fernanda Bueno Penha).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados