JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Renan Souza Freire
Acadêmico de Direito

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

A EVOLUÇÃO PENAL E O REEXAME OBRIGATÓRIO PROPOSTO NO ANTEPROJETO DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

O presente artigo tem o intuito de demonstrar quão importante é o instituto do reexame obrigatório apontado no Anteprojeto do Código de Processo Penal, instituto não consagrado no atual código.

Texto enviado ao JurisWay em 03/05/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A EVOLUÇÃO PENAL E O REEXAME OBRIGATÓRIO PROPOSTO NO ANTEPROJETO DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

 

 

Renan Souza Freire¹

 

 

RESUMO:

O presente artigo tem o intuito de demonstrar quão importante é o instituto do reexame obrigatório apontado no Anteprojeto do Código de Processo Penal, instituto não consagrado no atual código. Para tanto apontou-se um breve histórico a respeito da substituição da pena abusiva pela prisão e com isso demonstrar que o Direito Penal segue uma evolução.

 

Palavras-Chave: Direito Penal, processo, prisão preventiva, reexame.

 

 

INTRODUÇÃO

 

É indelevelmente claro que toda pessoa ou coisa é diferente, mas, é preciso que se unifique a percepção estatal para que se possa fazer o domínio.

Está enganado quem tem a percepção de que a prisão e os métodos de punir que o Direito Penal utiliza hoje sempre tiveram essa mesma efetivação, ou seja, possuíram de forma unívoca a mesma função.

Para tanto far-se-á uma análise da evolução punitiva do Estado e subsequentemente uma comparação muito pertinente entre a prisão preventiva vigente e a sua nova reformulação a partir do Anteprojeto do Código de Processo Penal.

A EVIDENTE EVOLUÇÃO PENAL

 

Um dos mais renomados pensadores em sede de Direito Penal certamente é Michela Foucault. Em seus discursos inúmeros exemplos de punições são utilizados e explicitados como elemento de dominação. Um dos exemplos clássicos é o aponta do em Vigiar e Punir.

Damiens, cidadão parisiense, cometeu um parricídio e foi condenado à pena de morte. Isso no ano de 1757. Seria simples se alguém injetasse uma dose letal e ele viesse a óbito. O acusado foi queimado, torturado, esquartejado e como se não bastasse teve seu corpo incinerado até que não restasse mais nada. Isso tudo foi feito diante de uma platéia numa praça.

A brutalidade foi substituída pela lei penal que inovou trazendo alguns critérios para caracterizar o que é e o que não pode ser considerado crime. Michel Foucault diz que ocorreu apenas uma substituição, o juiz punia, agora a lei passa a exercer esse papel.

É importante dizer que nem por isso as paixões deixaram de fazer parte dos julgamentos. Foucault escreve:

A relativa estabilidade da lei obrigou um jogo de substituições sutis e rápidas sob o nome de crimes e delitos, são sempre julgados corretamente os objetos jurídicos definidos pelo código. Porém julgam-se também as paixões, os instintos, as anomalias, as enfermidades, as inadaptações, os efeitos do meio ambiente. (FOUCAULT, 2005. p. 35)

 

Não se pode negar que a pena ficou mais branda com o avanço trazido pela lei, mas, é notável que alguns segmentos da sociedade querem que o direito retorne aos tempos medievais, propondo sempre penas desmedidas, inclusive a capital.

Foucault traz ainda que, para que a lei funcionasse era relevante que se impusesse e fizesse com que o cidadão pensasse suas vezes antes de cometer um crime. Vê-se o quanto Foucault é atual.

O princípio da anterioridade da lei penal começou a se efetivar nesse instante. Ninguém será julgado a não ser com base numa lei já positivada.

 

PRISÃO PREVENTIVA NO BRASIL

 

A prisão oferece a oportunidade de punir de maneira objetiva e sem utilizar-se de meios bruscos. Não seria mais necessário o cerimonial usado nos velhos e condenáveis suplícios.

A prisão preventiva é um instrumento utilizado para garantir a ordem pública ou para assegurar a aplicação da lei penal. Não é em qualquer circunstância em que essa medida deve e pode ser aplicada. Os requisitos condizem necessariamente quando houver prova de que o crime existiu e que o acusado possua indício suficiente de autoria.

Percebe-se que essa modalidade não está sujeita ao ânimo e às paixões do aplicador, afinal existem requisitos para que a mesma. No ordenamento Brasileiro vê-se a possibilidade de aplicação da prisão preventiva no Código de Processo Penal, em seu artigo 312:

Art. 312. A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria. (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

 

Se verifica na prática que em alguns instante este tipo de prisão é declaradamente injusta, afinal, o preso fica atrelado a esta prisão e não há um reexame dentro de um prazo razoável.

Não é que não haja determinação legal, pelo contrário, o próprio Código de Processo Penal demonstra a preocupação legislativa nessa linha no seu claro artigo 316, quando diz que o juiz pode revogar a preventiva, mas não impõem um prazo determinado:

Art. 316. O juiz poderá revogar a prisão preventiva se, no correr do processo, verificar a falta de motivo para que subsista, bem como de novo decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem. (Redação dada pela Lei nº 5.349, de 3.11.1967)

 

Mesmo havendo a possibilidade o ilustre magistrado “pode” revogar a prisão. Uma louvável inovação é proposta pelo Anteprojeto do CPP por que engloba um instituto na busca pela justiça: o reexame obrigatório.

Ele seria uma imperiosa determinação de que a prisão cautelar seja reexaminada obrigatoriamente pelo juízo competente se a mesma ultrapassar o prazo de 90 (noventa) dias.

Essa proposta atende a um dos maiores reclames referente ao processo penal tal qual é visto atualmente. A partir deste reexame o preso tem garantia de que terá o seu caso averiguado. O texto atual é pertinente, mas, se sabe que o processo na prática demora excessivamente e a carga de trabalho é gigantesca.

Roberto Delmanto Júnior tem uma contribuição interessante:

A garantia do direito de o acusado ser julgado em prazo razoável ou ser posto em liberdade (Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos de Nova Iorque, art. 9º, 3, 2 a parte; Convenção Americana sobre Direitos Humanos – Pacto de San José da Costa Rica, art. 7º, 5 2ª parte) não se admitindo dilações indevidas e a do direito de o acusado jovem ser julgado o mais rápido possível (Pacto de Nova Iorque, art 10, 2, b) expressamente acolhidas por nossa Constituição (art. 5º, §2º) demonstram a preocupação dos países civilizados em diminuir, ao máximo, o tempo de custódia cautelar. (DELMANTO JUNIOR, 2001,p. 235)

 

O Anteprojeto traz essa perspectiva em seu artigo 550:

Art. 550. Qualquer que seja o seu fundamento legal, a prisão preventiva que exceder a 90 (noventa) dias será obrigatoriamente reexaminada pelo juiz ou tribunal competente, para avaliar se persistem, ou não, os motivos determinantes da sua aplicação, podendo substituí-la, se for o caso, por outra medida cautelar.

 

Este reexame é obrigatório por que a própria letra legal determina que não havendo o reexame a aludida prisão será considerada ilegal e o preso será posto em liberdade.

 

A IMPORTÂNCIA DO PRAZO

 

Conforme já referendado anteriormente, um prazo justo dignifica o processo. Não havendo razoabilidade na demora o desprestígio é notável e as injustiças são frequentemente efetivadas.

O artigo 312 do CPP não traz explicitamente o prazo máximo da prisão preventiva, ou seja, o ordenamento fornece brecha para que os despautérios administrativos tangentes a essa modalidade prisional continuem a se perpetuar e negligenciar os direitos do preso.

A jurisprudência vem sistematicamente promovendo o entendimento de que a contagem dos prazos previstos durante a instrução processual de indiciado e réu preso se fixou em 81 dias, munindo-se desta feita, analogicamente das disposições da Lei 9034/95 em seu artigo 8º.

Se a idéia principal é prevenir que a ordem pública seja violada ou que a lei penal não venha a sofrer interferência na sua aplicação nada mais justo do que estipular o reexame obrigatório em 90 (noventa) dias.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

Esse é um avanço consideravelmente áureo, afinal, o preso não pode ser prejudicado em virtude de entraves do processo em sua prática e da morosidade do Judiciário.

Os avanços devem ser sempre reconhecidos e constantes para que o Direito se faça cada vez mais próximo ao anseio da sociedade, bem como, demonstre que a evolução jurídica acompanhe a evolução tecnológica e global.

Direito ágil é Direito Justo.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

DELMANTO JUNIOR, Roberto. As modalidades de prisão provisória e seu prazo de duração. 2ª Ed. São Paulo: Renovar, 2001.

 

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 30ª Ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2005.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, CASA CIVIL, SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS. DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941. Código de Processo Penal.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Renan Souza Freire).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados