JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Sara Frinhani Rocha Macedo
Sara Frinhani. Pós graduada em Processo Trabalhista. Advogada e consultora jurídica em diversas áreas.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Reestabelecimento de auxílio doença
Direito Previdenciário

Outras monografias da mesma área

CABIMENTO DE HABEAS CORPUS NAS PUNIÇÕES DISCIPLINARES MILITARES

EUTANÁSIA E O DIREITO A VIDA

DIREITO À VIDA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ABORTO E DA EUTANÁSIA

Conceito de Saúde: perspectiva histórica

A liberdade de imprensa é absoluta?

UM OLHAR FILOSÓFICO AO DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

Regime de Partilha e exploração de jazidas perante artigo 176 da Constituição, e sua inconstitucionalidade.

Casamento Civil e União Homoafetiva

A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, DA JUDICIALIZAÇÃO, E O CIDADÃO NESSE CONTEXTO.

TRIBUNAL DO JÚRI: O QUESITO GENÉRICO "O JURADO ABSOLVE O ACUSADO?" E A SUA (IN) COMPATIBILIDADE NOS CASOS DE RECONHECIMENTOS DE AUTORIA.

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Constitucional

EUTANÁSIA E O DIREITO A VIDA

Com o breve estudo o que se pretende é um esclarecimento, uma explicação, um embasamento que, embora não minucioso, sobre a Eutanásia e o Direito a vida; avaliando a adequação constitucional.

Texto enviado ao JurisWay em 03/11/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

SARA FRINHANI ROCHA MACEDO

 

 

 

 

 

PROJETO DE PESQUISA

EUTANÁSIA E O DIREITO À VIDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LINHARES-ES

2008

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................            03

2. TEMA- PROBLEMA..............................................................................................            04

2.1 REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ASSUNTO............................................        09

2.2 JUSTIFICATIVA...................................................................................................             11

2.3 FUNDAMENTOS TEÓRICOS.............................................................................            11

2.3.1 Referencial teórico..........................................................................................           11

2.3.2 Metodologia.....................................................................................................             14

2.4 OBJETIVOS.........................................................................................................             15

2.4.1 Objetivo Geral..................................................................................................            15

2.4.2 Objetivos Específicos.....................................................................................           15

2.5 CRONOGRAMA...................................................................................................            15

2.6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA COMPLEMENTAR........................................................       16

3 REFERÊNCIAS   BIBLIOGRÁFICAS......................................................................          19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

Tema bastante complexo, a eutanásia muito vem sido discutida ao longo dos tempos, dividindo opiniões ao longo do caminho. No entanto, o presente projeto de pesquisa pretende abordar tal tema não em sua plenitude, uma vez que esta nos seria uma tarefa muito árdua de se realizar. Com o breve estudo o que se pretende é um esclarecimento, uma explicação, um embasamento que, embora não minucioso, sobre a Eutanásia e o Direito a vida; avaliando a adequação constitucional.

 

Diante do exposto, cumpre-nos iniciar o presente estudo abordando a elaboração do trabalho de conclusão de curso; mostrando de maneira clara e objetiva para o leitor. De um modo geral, será identificado alguns estudiosos que se posicionaram sobre o assunto. Neste tema será mostrada a metodologia utilizada bem como o posicionamento doutrinário para fundamentar as idéias expostas, utilizadas como referencial teórico.

 

Todavia, necessário ainda ressaltar quais as justificativas que  levaram a escolha do tema, de forma clara, objetiva e rica em detalhes, indicando: a relevância social do problema a ser investigado; as contribuições que a pesquisa pode trazer, o estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema, a possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade proposta pelo tema. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. Finalmente, identificar todas as fontes consultadas da pesquisa bibliográfica realizada para o estudo do tema estudado, bem como aqueles que citados neste projeto de pesquisa.

 

 

2. TEMA – PROBLEMA

 

A Eutanásia é um assunto bastante discutido, polêmico e controvertido na sociedade e na ciência jurídica.  No mundo contemporâneo a eutanásia deve ser amplamente discutida pela corporação médica, instituto jurídico e os setores organizados da sociedade, sob todos os ângulos possíveis: cientifico, legal, filosófico, ético , moral.

 

Distante de ser um acontecimento próprio da nossa sociedade, a eutanásia apenas ganha novo espaço frente aos problemas ocasionados pelas ações provindas do conhecimento do Homem, que na euforia das descobertas fantásticas, ocorridas no século XX, desprendeu-se de alguns aspectos fundamentais para a evolução de uma sociedade mais humanizada. Surgiu, em função desses fatos, a Bioética, que busca, em suas origens, aspectos fundamentais para a prática desses novos conhecimentos, os quais se encontram em constantes atritos com regras e com princípios, assim como com religiões e com outras culturas.

 

Nota-se, hoje que a Eutanásia deixa de ser vista apenas como uma simples possibilidade de ocasionar a morte a alguém, que está sofrendo em função de determinada moléstia. Estudiosos do mundo todo a reclassificam e apresentam a esse novo cenário mundial, que, por sua vez, possui pouca ou nenhuma legislação com referência a tal tema, inclusive no Brasil.

 

Tais descobertas devem ter, pelo menos em princípio, o objetivo de melhorar a qualidade de vida, não podendo ser esses conhecimentos utilizados contra o próprio Homem, quer violentando seu corpo, quer violentando sua dignidade.

 

Na realidade, a questão que se coloca em discussão quando o assunto eutanásia é abordado, vem a ser justamente a disponibilidade da vida humana, e isto ainda continuará sendo um assunto de calorosas controvérsias pelo longo de um bom tempo. Por isso, o fundamento jurídico e ético do direito à morte digna é a dignidade da pessoa humana. O prolongamento artificial do processo de morte é alienante, retira a subjetividade da pessoa e atenta contra sua dignidade enquanto sujeito de direito.

 

A presente Constituição Federal Brasileira garante ao homem o direito de preservar sua vida com dignidade; este direito considerado um princípio fundamental para a vida em sociedade. Assim , a noção de dignidade da pessoa humana funde-se com a definição material de Constituição, já que a preocupação com o ser humano consagrou-se como uma das finalidades constitucionais, nossa Carta Magna reza em seu artigo 1º:

 

Art. 1º -  A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

[...]

III - a dignidade da pessoa humana;

 

Conseqüentemente, cada homem é fim em si mesmo. E se o texto constitucional diz que a dignidade da pessoa humana é fundamento da República Federativa do Brasil, então importa concluir que o Estado existe em função de todas as pessoas e não estas em função do Estado.

 

Na nossa legislação Brasileira temos assegurado o direito à vida, afirmação essa que é consagrada dentro do nosso ordenamento jurídico, por ser o fundamental alicerce de qualquer prerrogativa jurídica da pessoa, razão pela qual o Estado resguarda a vida humana, desde a vida intra-últero até a morte.


Se assim é, a vida humana deve ser protegida contra tudo e contra todos, pois é objeto de direito personalíssimo. O respeito a ela e aos demais bens ou direitos correlatos decorre de um dever absoluto erga ommes, por sua própria natureza ao qual ninguém é lícito desobedecer. Ainda que não houvesse tutela constitucional ao direito a vida, que, por ser decorrente de norma de direito material, é deduzida da natureza do ser humano, legitimada aquela imposição erga ommes, porque o direito natural é o fundamento do dever-se, ou melhor, do direito positivo, uma vez que se baseia num consenso, cuja expressão máxima é a Declaração Universal dos direitos homem, fruto concebido pela consciência coletiva da humanidade civilizada (DINIZ, Helena Maria, 2002, p. 21).


Não devemos ver o direito a vida isoladamente, visto que dentro da nossa Constituição encontramos diversos princípios norteadores, como o da dignidade da pessoa humana, presente no artigo 1º, III; a proibição de tratamento desumano ou degradante, disposto no artigo 5º, III; a privação de direito por motivo de crença religiosa, encontrado no artigo 5º, VIII, dentre outros.

O conceito de dignidade humana é categoria central na discussão do direito à vida e do direito à morte digna. Na concepção de Jorge Miranda dignidade é o “fato de os seres humanos (todos) serem dotados de razão e consciência representa justamente o denominador comum a todos os homens, expressando em que consiste sua igualdade” (1988, p. 42).

 

Logo a idéia de dignidade humana deve ser buscada em função de um Direito Natural, posto tratar-se de um direito comum a todos e, ligados à própria origem da humanidade, representaria um padrão geral, a servir como ponto de Arquimedes na avaliação de qualquer ordem jurídica positiva. (http://www.mundojuridico.adv.br/sis_artigos/artigos.asp?codigo=881)

 

Inconcebível não se reconhecer o pensamento de Kant como fonte geradora dos conceitos emprestados a dignidade:


Verifica-se que o elemento nuclear da noção de dignidade da pessoa humana parece continuar sendo reconduzido – e a doutrina majoritária conforta esta conclusão – primordialmente à matriz Kantiana, centrando-se, portanto, na autonomia e no direito de autodeterminação de cada pessoa. (SARLET, 2000, p. 45).

 

É correto se referir à Dignidade da Pessoa Humana como Valor ou Princípio, pois assim salienta Alves (2002, p.125):

 

[...] parece acertado concluir que a designação de “valor” ou de “princípio”, quando referida ao papel reservado à idéia de dignidade da pessoa humana inscrita no ordenamento constitucional,

quase sempre é feita em sentido unívoco, na medida em que tais expressões se prestam a indicar, quase que de maneira uniforme em todos os doutrinadores que se debruçam sobre essa temática, um sentido de normatividade e cogência, e não de meras cláusulas retóricas ou de estilo, ou manifestações de bons propósitos. Reveste-se, pois, ao contrário, verdadeira força vinculante, de caráter jurídico, apta a disciplinar as relações sociais pertinentes, como “fonte de direito subjetivo, ou seja, como supedâneo e pretensões jurídicas deduzíveis em juízo”.

Cumpre lembrar ainda, que, em nosso Código Penal, tal prática é prevista como ilícito penal, com previsões de sanções.

 

Com tudo isso, na desesperada busca do conhecimento que cerca o mundo misterioso da Vida e da Morte - as ciências - de um modo geral, envolvem-se na difícil tarefa de delinear o transcurso da Vida Humana, que diante das descobertas ocasionadas pelo Homem, proporcionam um acirrado debate sobre a manutenção artificial da vida e o direito de morrer com Dignidade, buscando-se, dessa forma, uma resolução ao impasse em torno do tema, satisfazendo as dúvidas frente à positivação de medidas concernentes a Eutanásia.

 

A presente Carta Magna consagrou, no título "Dos Direitos e Garantias Fundamentais", o direito à vida como sendo o mais fundamental dos direitos, já que é dele que derivam os demais direitos.

 

O direito à vida é o direito à própria existência do indivíduo, o direito deste manter-se vivo, dignamente. Como características de tal direito encontram-se a indisponibilidade, a inviolabilidade e irrenunciabilidade. Desta forma, o direito à vida não pode ser desrespeitado, sendo vedado, então, ao indivíduo renunciá-lo, almejando sua morte, estando tal violação sob pena de responsabilidade criminal. (http://www.webartigos.com/articles/3835/1/eutanasia/pagina1.html)

 

Entende-se, portanto, que ao indivíduo é garantido o direito à vida e não o direito sobre esta. Ao Estado cabe garantir e assegurar o direito à vida, o que nos leva, desta forma, a proibição da eutanásia, visto que esta é uma morte provocada e vai de encontro ao direito que nos é ou deveria ser assegurado pelo Estado. A prática da eutanásia não é juridicamente aceita em nosso ordenamento, considerada como homicídio privilegiado, previsto no artigo 121 § 1º, Código Penal:

 

Homicídio simples

Art 121. Matar alguem:

Pena - reclusão, de seis a vinte anos.

Caso de diminuição de pena

§ 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.

 

O valor moral, no que refere o sofrimento irremediável da vitima é a principal característica desta modalidade de homicídio. “Na legislação pátria não existe especificamente na lei sobre a matéria, mas o entendimento o homicídio eutanásio é uma prática que ocorre por motivo de relevante valor moral onde o juiz devera decidir o direito, ensejando a diminuição da pena, sem, contudo proclama a absolvição” (MARTINS, Mônica Mayorga, 2007, p. 35).

 

 

2.1 Revisão da literatura sobre o assunto

 

A eutanásia apesar de ser um assunto bastante abordado; percebe-se que existe muita divergência a respeito do tema; necessário ainda que operadores do Direito se motivam pelo tema e dediquem uma pequena parcela de seu tempo ao seu estudo. Há vários manifestações que se posicionam a cerca do tema.

 

José de Afonso (2004, p. 199) manifesta-se acerca da eutanásia e o direito a vida, lecionado que houve tentativa de “incluir na constituição o direito a uma existência digna”; para consubstanciar aspectos generosos de natureza material e moral; “serviria para fundamentar o desligamento de equipamentos médico-hospitalar, nos casos em que o paciente estivesse vivendo artificialmente”, ou seja, a pratica da eutanásia; mas trazia implícito alguns riscos, “por exemplo, autorizar a eliminação de algum portador de deficiência de tal monta que se viesse a concluir que não teria uma existência humana digna; por esses riscos, talvez tenha sido melhor não acolher o conceito”.

 

O direito à existência consiste no direito de estar vivo, de poder lutar pelo viver, de permanecer vivo; que só deve ser interrompido senão pela morte espontânea e inevitável; neste sentido Jose de Afonso fundamenta que “existir é o movimento espontâneo contrário ao estado morte; porque assegura o direito a vida mas a legislação penal pune todas as formas de interrupção violenta do processo vital” (2004, p. 198)

 

Assim no entendimento de José de Afonso a Eutanásia é uma forma praticada não espontânea de interrupção vital, sendo vedada pelo direito à vida consagrado na Constituição, que não significa que o individuo possa dispor da vida, mesmo em situação dramática; por isso, nem o consentimento lúcido do doente exclui o sentido delituoso da eutanásia no nosso Direito.

 

A vida é um bem jurídico que não importa proteger só do ponto de vista individual; tem importância para a comunidade. O desinteresse do individuo pela própria vida não exclui esta da tutela penal. O Estado continua a protegê-la como valor social e este interesse superior torna inválido o consentimento ao particular para que dela privem.

 

Maria Helena deixa claro seu posicionamento contrário à prática da eutanásia, afirmando que:

 

Em defesa do morrer com dignidade, há quem sustente a necessidade de admitir legalmente, em certos casos específicos, no nosso entender, não passa de um homicídio, em que por piedade, há deliberação de antecipar a morte de doente irreversível ou terminal, a pedido seu ou de seus familiares. [...] Sua realização seria inadmissível em razão da: inutilidade, por já haver regulamentação nos Códigos de Ética Médica; nocividade, por decorrer de intromissão do Poder Público na vida privada, e inconseqüência, pois uma vez que se pune o aborto e não se admite pena de morte como se poderia tornar lícita a eutanásia? (2002, p. 323).

 

Já conforme Morselli, a eutanásia é uma morte ocorrida por uma conseqüência de doença incurável, a fim de amenizar agonia dolorosa, em seguida Pinam Y Malvar neste mesmo sentido confirma que a eutanásia é o ato que uma pessoa dar a morte a outra pessoa enferma incurável ( MENEZES, Evandro Moniz Corrêz de, 1977, p. 39).

 

Todos os campos da sociedade envolveu-se nessa discussão, impondo uma necessidade de consideração do tema, para que equívocos não sejam cometidos e o que prevaleça seja sempre o bom senso. Embora há diversos posicionamentos acerca da pratica da eutanásia, o entendimento constitucional é a proibição; levando em consideração o Direito à vida, a existência e o Direito a Dignidade Humana.

 

 

2.2 Justificativa

 

O tema apresentado possui grande relevância no nosso ordenamento jurídico, tornando imprescindível uma ampla e merecida discussão pois trata-se de um assunto bastante controvertido na atualidade e que levanta muitos problemas éticos o qual podem afetar profundamente as relações familiares assim como a relação médico – doente. Existem importantes divergências nas quais procuraremos entendê-las  e esclarecê-las com base na doutrina, jurisprudência e nos princípios gerais do direito. É uma pesquisa de enorme valia, que mostra de forma esclarecedora a importância do contínuo estudo do tema para o aprimoramento do direito.

 

 

2.3 FUNDAMENTOS TEÓRICOS

 

2.3.1 Referencial teórico

 

Faz-se necessário, na análise do tema em questão, explanar alguns posicionamentos em que se enquadre a visão e/ou da Eutanásia e o Direito a vida e principalmente a Dignidade da Pessoa Humana. Destarte, procura-se exemplificar, sucintamente neste breve referencial teórico, o foco da polêmica de tal assunto sob a ótica de alguns doutrinadores.

 

A própria Constituição Federal garante ao homem o direito de preservar sua vida com dignidade; este direito considerado um princípio fundamental para a vida em sociedade. Necessário se abordar primeiramente o significado da expressão princípio. José de Afonso da Silva considera que:

 

A palavra princípio é equivoca. A expressão princípio tem sentidos diversos; apresenta a acepção de começo, de inicio. [...] Os princípios são ordenações que se irradiam os sistemas de normas, são núcleos de condenações nos quais confluem valores e bens constitucionais. Os princípios que começam por ser à base de normas jurídicas podem estar positivamente incorporados, transformando-se em normas-princípio e constituindo preceitos básicos da organização constitucional (p. 91 e 92, 2004).

 

Nesse mesmo sentido, posiciona-se Sarlet (2002, p. 101):

 

Ora a dignidade da pessoa humana é hoje considerada, sob vários pontos de vista, o pressuposto filosófico de qualquer regime jurídico civilizado e das sociedades democráticas em geral. Além disso, o constituinte de 1988 fez uma clara opção pela dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado brasileiro e de sua atuação, dispondo analiticamente sobre o tema ao longo do texto. Assim, do ponto de vista da lógica que rege a eficácia jurídica em geral, a modalidade que deve acompanhar as normas que cuidam da dignidade humana é a positiva ou simétrica (BARCELLOS, Ana Paula de, 2002, p. 203).

 

Ressalta-se ainda a importância da Dignidade da Pessoa Humana com os seguintes ensinamentos de Sarlet (2001, p.101), “[...] princípio da dignidade da pessoa humana assume posição de destaque, servindo como diretriz material para a identificação de direitos implícitos (tanto de cunho defensivo como prestacional) e, de modo especial, sediados em outras partes da Constituição”.

Contudo; a Dignidade da Pessoa Humana está na qualidade intrínseca de indissociável de todo ser humano, por este ser titular de direitos e deveres fundamentais, que, sendo respeitados e assegurados pelo Estado, proporcionam condições mínimas para uma vida digna em harmonia com os demais seres humanos.

 

Grandes pensadores e nomes como José de Afonso, Maria Helena acreditam que o homem não pode ter poder para dispor de sua vida. Passaram a difundir uma valoração maior à vida do ser humano. A vida é considerada por José de Afonso um objeto do direito; onde:

 

Sua riqueza significativa é de difícil apreensão porque é algo dinâmico, que se transforma sem perder sua própria identidade. É mais um processo, que se instaura com a concepção, transforma-se, progride, mantendo sua identidade, ate que muda de qualidade, deixando, então, de ser vida para ser morte. Tudo que interfere em prejuízo deste fluir espontâneo contraria a vida (p. 197, 2004).

 

Continuando este pensamento, Maria Helena Diniz afirma que:

 

A vida tem prioridade sobre todas as coisas, uma vez que a dinâmica do mundo nela se contem e sem ela nada terá sentido. Conseqüentemente, o direito à vida prevalecerá sobre qualquer outro, seja ele o de liberdade religiosa, de integridade física ou mental etc. Havendo conflito ente os dois direitos, incidirá o princípio do primado mais relevante (p. 23, 2002).

 

Traçado um quadro acerca da fundamentalidade social do princípio da dignidade humana e o Direito a vida, cumpre  mergulhar no estudo do ordenamento jurídico Brasileiro, em especial do texto constitucional; onde é ocupado a posição jurídica na ordem constitucional da dignidade humana.

 

O sistema constitucional introduzido pela Carta de 1988 sobre a dignidade é bastante complexo, tanto porque especialmente disperso ao longo de todo o texto, como também porque a Constituição, partindo do princípio mais fundamental exposto no art. 1º, III, (“A República Federativa do Brasil (...) III – a dignidade da pessoa humana”;), vai utilizar na construção desse quadro temático várias modalidades de normas jurídicas, a saber; princípios, subprincípios de variados níveis de determinação e regras.

 

A nossa Constituição no caput do artigo 5º, entre outras coisas, prevê "a inviolabilidade do direito à vida". Defende a indisponibilidade da vida humana, sendo assim, tratada como crime a eutanásia. No Brasil, tal prática é considerada homicídio privilegiado. Contudo, na prática, a situação toma posição diversa, pois acaba por não envolver apenas o aspecto legal, mas também o médico, sociológico, religioso entre outros. Visto que este nos assegura o direito à vida que se contrapõe a morte, a qual, de acordo com nosso ordenamento, não poderá ser antecipada, configurando como um ato ilícito e inconstitucional.

 

 

2.3.2 Metodologia

 

O presente trabalho visa analisar os aspectos concernentes à Eutanásia e o Direito a vida, as questões legais e sociais avaliando a adequação constitucional. Para a realização deste trabalho e atingir os objetivos, foram utilizados vários recursos metodológicos, ressaltando pesquisas bibliográficas em monografia, revistas, mencionado posicionamentos doutrinários e jurisprudências a respeito do tema e pesquisa informática na Internet.

 

 

2.4 OBJETIVOS

 

2.4.1 Objetivo Geral

 

Esta pesquisa tem por objetivo geral trazer à discussão os efeitos e a finalidade da Eutanásia e o Direito a vida, avaliando a adequação constitucional (vez que não  há previsão legal de forma aparente), pois a legislação atual não são percebidas suas possibilidades de normas válidas e possível eficácia, possibilitando-se assim, questionar-se quais as posturas a serem adotadas nesses casos.

 

 

2.4.2 Objetivos Específicos

 

Para este trabalho foram definidos como objetivos:

a) Fazer a abordagem dos fundamentos da Eutanásia e o Direito a vida;

b) Identificar e analisar conjuntamente a Constituição Federal 1988, no que diz respeito dignidade da pessoa e o Direito a vida.

c) Dar a conhecer alguns dos principais textos produzidos no domínio da “Eutanásia”.

d) aprofundar conhecimentos sobre o tema, com posicionamentos de doutrinadores e jurisprudência.

 

 

 

2.6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA COMPLEMENTAR

 

BRASIL, Constituição (1988). Constituição Federal do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

 

DINIZ, Maria Helena. O estado atual do Biodireito. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

 

MARTINS, Monica Mayorga. Aspectos jurídico-penais da eutanásia a luz da legislação brasileira. 2005. 56 f. Graduação - Direito, Linhares, 2005. Orientação de: Carlos Alberto Hackbardt.

 

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

 

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

 

SILVA, José de Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 2004, 23º edição Malheiros Editora LTDA. SP.

 

COELHO, Milton Schmitt. Eutanásia: uma análise a partir de princípios éticos e constitucionais. Publicado 11.2000.

Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2412. Acessado em 10/11/2008 as 14:30.

 

 

3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ALVES, Cléber Francisco. O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana: o enfoque da doutrina social na igreja. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

 

BARCELLOS, Ana Paula de, A Eficácia Jurídica dos Princípios Constitucionais: O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana – Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

 

BRASIL, Constituição (1988). Constituição Federal do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

 

DINIZ, Maria Helena. O estado atual do Biodireito. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

 

SILVA, José de Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23º edição Malheiros Editora LTDA. SP. 2004.

 

MARTINS, Monica Mayorga. Aspectos jurídico-penais da eutanásia a luz da legislação brasileira. 2005. 56 f. Graduação - Direito, Linhares, 2005. Orientação de: Carlos Alberto Hackbardt..

 

MENEZES, Evandro Moniz Corrêz de. Direito de matar (eutanásia). 2. ed. Rio de Janeriro: Freitas Bastos, 1977.

 

MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional, vol. II, 2, ed. Coimbra: Coimbra Editora, 1988.

 

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

 

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

VADE Mecum RT. 2ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

 

SILVA;  Angélica Munhos do Rozário e Mariane Brito Barbosa. Eutanásia - Filosofia, Ética e Moral  Publicado 23/01/2008.

Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/3835/1/eutanasia/pagina1.html.  Acessado em 03/11/2008 às 09:40.

 

TORRES, Aimbere Francisco. Direito e Valor. O Valor da Pessoa Humana. Disponível em: http://www.mundojuridico.adv.br.  Acessado 15/11/2008 às 14:25.

 

 

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Sara Frinhani Rocha Macedo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Camila (16/11/2009 às 09:57:53) IP: 200.242.28.231
Muito bom; foi um grande passo para continuo do meu trabalho academico.
2) Andreia - 2º Perido Faceli (16/11/2009 às 10:01:48) IP: 200.242.28.231
Muito bom, principalmente para estudantes de Direito como é meu caso.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados