JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Antonio José Teixeira Leite
Advogado. Mestre em Direito Constitucional. MBA Direito Tributário. Especializado em Direito Público e em Direito Previdenciário. Professor de Cursos de Graduação e Pós-graduação.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Empresarial

As novas regras para o financiamento de Startups

A Portaria nº 5.894, de 13 de novembro de 2018, do Ministério da Ciência e Tecnologia introduziu novas regras para o investimento em startups.

Texto enviado ao JurisWay em 23/04/2019.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

             As startups são empresas nascentes que desenvolvem ideias originais e inovadoras no mercado. Elas desempenham papel fundamental para o nosso desenvolvimento econômico, primeiro, pelo seu elevado potencial de crescimento e de geração de novos empregos. Segundo, pela capacidade de impulsionarem outros setores da economia. Terceiro, por promoverem o progresso tecnológico nacional. 

Como as startups são empresas nascentes torna-se fundamental a implantação de medidas que facilitem o acesso ao capital necessário para o desenvolvimento de seus projetos. Com este objetivo, em 2016, a Lei Complementar nº 155 regulamentou a possibilidade do aporte de recursos por meio do investidor anjo. Em 2017, a Comissão de Valores Mobiliários regulamentou, por meio da Instrução CVM nº 588, a possibilidade de captação de capital por meio de crowdfundig de investimento.

No ano de 2016, foi publicada a Instrução CVM nº 578, regulamentando a possibilidade dos Fundos de Investimento em Participação (FIP) aplicarem diretamente em startups. Mas estes fundos estão ainda “engatinhando” e possuem capital muito pequeno. Em geral, o investidor brasileiro possui perfil conservador e não está familiarizado com a ideia de aplicar suas economias em empresas nascentes e desconhecidas. 

Tentando alterar este quadro, o Ministério da Ciência e Tecnologia, em 13 de novembro de 2018, publicou a Portaria nº 5.894, regulamentando o investimento do FIP em startups que operam no segmento de tecnologia. Segundo as novas regras, empresas beneficiadas pela Lei nº 8.248/1991 (Lei de Informática) podem aplicar parte de seu faturamento em Fundos de Investimento em Participação (FIP) destinados especificamente à capitalização de startups de base tecnológica. Consequentemente, podem receber  recursos destes fundos, startups que atuam, por exemplo, no e-commerce, na área de serviços pela internet, no desenvolvimento de aplicativos ou de programas de softwares.  

O novo modelo mostra-se eficiente. Primeiro, porque sempre está ocorrendo investimento sem que haja qualquer caráter de empréstimo. Trata-se de grande vantagem, pois a startup não estará se endividando, não terá que pagar os juros elevados cobrados em financiamentos bancários e não estará sujeita à falência por não ressarcir o FIP.

Segundo, porque a Portaria nº 5.894 fixa que o fundo adquirirá sempre participação minoritária na startup, ou seja, o FIP não terá poder decisório dentro da empresa. Evita-se, assim, que haja interferência na estratégia de negócios, na gestão e nas ideias dos empreendedores.   

Terceiro, porque os requisitos para o recebimento dos recursos do FIP podem ser atendidos facilmente pelas startups. Exige-se apenas que a empresa atue no segmento tecnológico, possua receita bruta anual de até R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais) apurado no exercício social encerrado no ano anterior ao primeiro aporte do fundo, e que, na época do investimento, no mínimo 90% dos ativos da empresa, constantes de sua demonstração contábil, estejam localizados no Brasil.

Certamente ainda estamos muito longe de termos um sistema eficiente de financiamento às startups. Mas o novo modelo introduzido pela Portaria MCT nº 5.894 representa significativo avanço em termos de aumento dos recursos disponíveis para o desenvolvimento de projetos inovadores.   

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Antonio José Teixeira Leite).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados