JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Augustto Guimaraes Araujo
Advogado, trabalha com a área Cível - Empresarial, Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Pós graduando em Direito Civil e Direito Processual Civil.

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

A responsabilização do administrador por conduta culposa

A Incorporação de uma Sociedade Empresária por outra

A exclusão do sócio por justa causa (TJPR/Apelação Cível nº 004217995.2014.8.16.00)

Exceções à regra da Limitação da Responsabilidade dos Sócios, em Ltda.

A quem se aplica a lei de falência

Endosso e Aval

FORMA DE OBTENÇÃO DO CPF E ENDEREÇO DO EMITENTE DE CHEQUE SEM FUNDOS E SUSTADO

Impossibilidade do Poder Judiciário analisar a viabilidade econômica e financeira do plano de recuperação judicial, segundo o Superior Tribunal de Justiça (AgInt no AREsp 1325791 / RJ)

A proposta de alteração nas regras sobre a aplicação de sanções ao sócio que integraliza suas quotas com serviços

O novo Sócio Responde por dívidas anteriores a sua admissão?

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Empresarial

PRECLUSÃO CONSUMATIVA E CHEQUE

Temos em debate o tema preclusão consumativa que muito causa dúvida aos doutrinadores do Direito e sua aplicabilidade em relação ao prazo de apresentação do título de crédito cheque às instituições bancárias e nas ações de execução e enriquecimento.

Texto enviado ao JurisWay em 18/03/2019.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Preclusão consumativa na contagem do prazo de apresentação do cheque à instituição bancária sacada e seu efeito cascata no prazo prescricional nas ações de execução e de enriquecimento contra emitente de cheque

A despeito de preclusão consumativa e sua efetiva aplicação no prazo de apresentação do cheque à instituição financeira. Vamos a ilustração para depois delinearmos sobre o assunto.

Consta-se, porquanto, no caso em discussão, que João é beneficiário de cheque emitido por Pedro na data de 01/02/2016. Verificou-se, em seguida, que João no dia 07/02/2016 apresentou o cheque à instituição bancária sacada, na mesma praça de emissão do cheque.

Teve, contudo, que na mesma data (07/02/2016) o cheque retornou pela instituição financeira sacada sem a suficiência provisão de fundos (alínea 11 do Banco Central).

No ano de 2018, mais especificamente, na data de 17/08/2018, João ingressou com ação de enriquecimento contra Pedro (art. 61 da Lei 7.357/85).

Nesse caso, a ação cabível seria a de enriquecimento? No que pese ao prazo de apresentação, esse prazo não estaria precluso por ter Pedro apresentado o cheque em 6 dias após a emissão, neste caso, a ação de enriquecimento teria o prazo prescricional de 2 anos mais 6 meses contados, também, 6 dias do prazo de apresentação, ou seja, a ação estaria prescrita em 17 de agosto de 2018?

De antemão, vamos a explicação do que seria a preclusão consumativa e a sua efetiva aplicação ao caso.

Para o doutrinador Elpídio Donizetti (2016, p. 439) preclusão é a perda, extinção ou consumação de uma faculdade processual, bem como, para o autor, a prescrição consumativa é aquela que se origina do fato de ter praticado o ato, não importa se bem ou mal. Uma vez praticado, não será possível realiza-lo novamente.

Vejamos. No nosso caso, aplica-se a preclusão consumativa quando João apresenta o cheque à instituição bancária sacada, neste caso, João que antes teria o prazo de 30 dias, por ser idênticos o local da emissão e o pagamento, agora, depois de apresentado o título no sexto dia da emissão, possui como prazo de apresentação somente 6 dias.

Tem-se, por conseguinte, que para contagem de prazo de apresentação, João possui 6 dias, em razão da prescrição consumativa.

Nota-se, portanto, que houve para João a preclusão consumativa, uma vez que praticou um ato (apresentação do cheque no sexto dia após a emissão), que não será possível realizar novamente.

Seguindo adiante do caso. Consta-se, porquanto, que João ingressou com a ação de enriquecimento, com fulcro no art. 61 da Lei 7.357/85, contra Pedro, no dia 17/08/2018, contudo, a ação estará prescrita em razão da preclusão consumativa do prazo de apresentação.

Assim dispõe o art. 61 da Lei 7.357/85, in verbis:

Art. 61 A ação de enriquecimento contra o emitente ou outros obrigados, que se locupletaram injustamente com o não-pagamento do cheque, prescreve em 2 (dois) anos, contados do dia em que se consumar a prescrição prevista no art. 59 e seu parágrafo desta Lei.

Verifica-se, portanto, que a ação de enriquecimento prescreve em dois anos.

Tem-se, contudo, que o artigo continua que a prescrição tem que ser contada, ou melhor, computado o dia que consumar (acabar) a prescrição do art. 59 da Lei.

Vejamos o art. 59 da Lei 7.357/85, in verbis:

Art. 59 Prescrevem em 6 (seis) meses, contados da expiração do prazo de apresentação, a ação que o art. 47 desta Lei assegura ao portador. Grifo nosso

Pelo fato de ter o artigo remetido ao prazo de apresentação vamos trazer o conteúdo do prazo de apresentação do art. 33, vejamos:

Art. 33 O cheque deve ser apresentado para pagamento, a contar do dia da emissão, no prazo de 30 (trinta) dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago; e de 60 (sessenta) dias, quando emitido em outro lugar do País ou no exterior. Grifo nosso.

Por ter João apresentado o cheque no 6 dia, tem-se, portanto, que o prazo de apresentação de João é de 6 dias.

Quanto ao prazo prescricional da ação executiva do art. 59, começa-se, portanto, a ser contada, seis dias depois da emissão, ou seja, no dia 07/02/2016.

Pois bem. Conclui-se que prescreve em 07/08/2016 a ação executiva. No dia 08/08/2016, por ter consumado a ação executiva, inicia-se a contagem do prazo da ação de enriquecimento contra o emitente Pedro.

Tem-se, portanto, que no dia 09/08/2018, ou seja, dois anos e um dia da expiração do prazo do art. 59, a ação de enriquecimento estará prescrita.

 Percebe-se, portanto, que em efeito cascata, ocasionado pela preclusão consumativa do prazo de apresentação, prescreveu mais cedo a ação executiva, bem como, a ação de enriquecimento contra emitente do art. 61.

Desta feita, na data de 17/08/2018, data do protocolo da ação de enriquecimento de João contra o emitente Pedro, a ação estará prescrita, podendo o juiz declarar a prescrição e extinguir o processo sem resolução do mérito, com fulcro no art. 485, X da Lei 13.105/2015 (Código de Processo Civil).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

DONIZETTI, ELPIDIO. PRECLUSÃO. In: DONIZETTI, ELPIDIO. CURSO DIDÁTICO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 19. ed. SÃO PAULO: EDITORA ATLAS LTDA, 2016. cap. 10, p. 439-439.

BRASIL. LEI n. 7.357, de 03 de set. de 1985. Lei de Cheque. Lei de Cheque., set. 1985. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2018.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Augustto Guimaraes Araujo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados